Carta aberta à torcida do Botafogo

  • por Leandro Lainetti
  • 7 Anos atrás

Torcedor botafoguense,

Geralmente as críticas no meio do futebol são para técnicos, juízes, jogadores, dirigentes. Torcedores? Só quando brigam, invadem o campo, protestam com violência ou se envolvem em situações semelhantes. Mas no momento, quem mais merece um puxão de orelhas são vocês. Eu sei que deve ser difícil admitir, mas se olhem no espelho, cada um de vocês.

O Campeonato Carioca já valeu mais, mas vocês ganharam com os pés nas costas. No Brasileiro o time é, sem dúvida, um dos que jogam mais bonito. Era para brigar pelo título? Sim, mas só se o elenco fosse o mesmo. Quem perdeu Vitinho, Fellype Gabriel e Andrézinho, jogadores importantes, não passa impune. Ainda assim, a campanha é ótima, sempre brigando na parte de cima da tabela, sempre no G-4. Depois de tanto tempo, uma vaga na Libertadores não é algo a se comemorar?

Mas onde estão vocês? Nos momentos bons o público era razoável, e bastou o time fraquejar um pouco para que, de razoável, fosse para ruim. Claro que algumas derrotas desanimam, como aquelas para Bahia e Ponte Preta. Mas não é o fim do mundo, ou é? O time tem Seedorf, Lodeiro, Jefferson, Rafael Marques, no mínimo é uma equipe que vale a pena ser vista. Mas vocês simplesmente abrem mão, desistem do apoio muito rápido.

Foto: Thiago Lainetti - Antes do jogo, torcida do Botafogo já demonstrava pouco apoio aos jogadores

Foto: Thiago Lainetti – Antes do jogo, torcida do Botafogo já demonstrava pouco apoio aos jogadores

Para vocês, a mão que bate não é a mesma que afaga, porque essa quase nunca está lá. Se vocês não acreditarem, quem acreditará? Na Copa do Brasil a disputa era equilibrada, clássico, primeiro jogo 1×1. Mas, novamente, onde estavam vocês? Deixaram seus jogadores, aqueles que representam as cores do seu clube, completamente à mercê da pressão rival. Não me xingue, eu sei que a goleada foi dolorosa, e sei que é difícil aguentar o amigo no dia seguinte pegando no seu pé.

Mas por que não subverter a lógica agora? Mostrem que vocês estão juntos, que são eles quem vocês vão apoiar até o fim do ano. Abracem o time, peguem no colo e coloquem na Libertadores. Não os deixem sozinhos na reta final.

Falhem juntos, ou cheguem ao sucesso juntos.

Sozinhos, eles não vão a lugar algum. Mas vocês também não.

Comentários

Jornalista trabalhando com marketing, carioca, 28 anos. Antes de mais nada, não acredito em teorias da conspiração. Até que me provem o contrário, futebol é decidido dentro das quatro linhas. Mais futebol nacional do que internacional. Não vi Zico mas vi Romário, Zidane, Ronaldinho, Ronaldo. Vejo Messi e Cristiano Ronaldo. Totti é pai.