Série C e Série D: momentos de decisão

  • por Daniel Barud
  • 7 Anos atrás

1394124_4927752972147_2049330627_n

Neste final de semana, tivemos a 18ª rodada da Série C, com 10 jogos, nos Grupos A e B. Com isso, a primeira fase da competição terminou, definindo os oito classificados para a próxima fase e os cinco rebaixados para a Série D do ano que vem.

SÁBADO:

No sábado, 12, foi finalizada a fase de classificação do Grupo B. Vila Nova-GO e Betim-MG se juntaram a Macaé e Caxias-RS, que já haviam conseguido a classificação, enquanto o Crac-GO e o Barueri-SP foram rebaixados para a Série D do ano que vem.
Cinco jogos movimentaram a 18ª e última rodada do Grupo B da Série C: o Betim-MG enfrentou o Mogi Mirim, o Guarani enfrentou o Crac-GO, o Barueri pegou o Madureira, o Macaé duelou com o Vila Nova e o Duque de Caxias jogou contra o Caxias.

Betim x Mogi Mirim

Na cidade de Nova Serrada, na Arena do Calçado, o Betim e o Mogi Mirim se enfrentaram em um confronto direto em busca de uma vaga para a próxima fase da Série C. Com gols de Adalberto e Wescley, o Betim-MG fez 2 a 1 no Mogi Mirim e se classificou. Rossi descontou para o time de Mogi. Com o resultado, o Mogi Mirim foi eliminado, pois ficou em quinto lugar, um ponto atrás do Betim.

Guarani x Crac

Em Campinas, no estádio Brinco de Ouro, o time da casa, o Guarani, enfrentou o Crac-GO. O Guarani apenas cumpria tabela, já que não tinha mais chances de se classificar, nem de ser rebaixado. O jogo valia muito para o Crac: a sobrevivência na Série C. O resultado foi péssimo ao time goiano: com gols de Laionel e Nino Guerreiro, o jogo terminou em 1 a 1, resultado que rebaixou o time goiano para a Série D do ano que vem.

Barueri x Madureira

Em Barueri, na Arena Barueri, o time da casa enfrentou o Madureira, em um confronto direto contra o rebaixamento. Com gols de Mauricio Leal e Rafael Araujo, o Barueri venceu, mas foi rebaixado pela combinação de resultados. Já o Madureira ficou em 8º com 19 pontos e permanece na Série C para o ano que vem.

Macaé x Vila Nova

No estádio Moacyrzão, em Macaé, o líder do Grupo B e já classificado time da casa recebeu o Vila Nova, que buscava a vitória e a classificação para a próxima fase. O Macaé entrou em campo com o time reserva e viu acabar sua série invicta de 10 jogos. Romerito, aos 41′ do 2º tempo, de cabeça, marcou o gol da vitória e da classificação do time goiano.

Duque de Caxias x Caxias

Em Duque de Caxias, no estádio do Marrentão, o time do Duque venceu e se salvou. Os cariocas estavam com grandes chances de rebaixamento, mas, com a vitória sobre o Caxias, já classificado, e com a combinação favorável, se livrou do rebaixamento para a Série D. O gol de Dudu, aos 20′ do segundo tempo, de cabeça, salvou os donos da casa.

DOMINGO:

Já no domingo, 13, foi fechada a fase de classificação do Grupo A, que definiu os classificados do grupo e os rebaixados com outros 5 jogos. O Fortaleza-CE enfrentou o Sampaio Corrêa-MA, o CRB-AL enfrentou o Baraúnas-RN, o Luverdense-MT pegou o Águia de Marabá-PA, o Treze-PB duelou contra o Santa Cruz-PE e o Brasiliense-DF enfrentou o Cuiabá-MT.

Fortaleza x Sampaio Corrêa

Em Fortaleza, no estádio Castelão, o time da casa enfrentou o Sampaio Corrêa, em um confronto direto pela vaga na próxima fase da Série C. Os gols de Waldison, Guaru, Arlindo Maracanã e Paulo Sérgio deixaram empatada a partida em 2 a 2, fazendo com que o Sampaio Corrêa se classificasse para a próxima fase. O Fortaleza terminou uma posição abaixo do Sampaio, em 4º.

CRB x Baraúnas

Em Maceió, no estádio Rei Pelé, se enfrentaram CRB e Baraúnas. Um jogo só para cumprir tabela, pois o Baraúnas já estava rebaixado e o CRB não conseguiria se classificar nem tinha chances de rebaixamento. Denilson(2), Léo, Fabinho Cambalhota e Thiago Alagoano marcaram no jogo que terminou 3 a 2 para o time alagoano. Com o final da fase de classificação, o Baraúnas ficou em último, e o CRB em 6º lugar.

Luverdense x Águia de Marabá

Em Lucas do Rio Verde, o time da casa, o Luverdense, enfrentou o Águia de Marabá, no estádio Passo Das Emas e ganhou. Com gols de Misael, Rafael Tavares e Samuel, o Luverdense venceu por 3 a 0 e se classificou em 2º lugar, enquanto o Águia termincou como 7º colocado e se manteve na Série C do ano que vem.

Treze x Santa Cruz

Em Campina Grande, no estádio Presidente Vargas, o Treze recebeu o Santa Cruz em busca de uma vaga na fase de classificação da Série C. O Santa já estava classificado e só cumpria tabela, enquanto o Treze precisava da vitória e de uma combinação de resultados para se classificar. E conseguiu. Com um gol salvador de Giancarlo aos 45 do segundo tempo, o time paraibano conseguiu a vitória e se classificou em 3º, enquanto o Santa terminou na liderança do Grupo A.

Brasiliense x Cuiabá

Na Boca do Jacaré, em Taguatinga, o Brasiliense recebeu o Cuiabá no duelo dos desesperados. Ambos brigavam contra a zona de rebaixamento. O Cuiabá levou a melhor: venceu de virada e se livrou do rebaixamento, com gols de Grafite e Hermínio para o time de Cuiabá. Éderson marcou para o time do Brasiliense, que, com a combinação de resultados, foi rebaixado, terminando como 9º colocado.

SÉRIE D:

Neste sábado, 12, no estádio Alviazul, em Lajeado, a cerca de 120 km de Porto Alegre, se enfrentaram Juventude e Tupi-MG, no primeiro jogo da semifinal da Série D. O time gaúcho perdeu dois mandos de campo por causa de rojões arremessados na partida contra o Londrina e por isso não recebeu os mineiros no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Com gols de Zulu (logo aos 32 segundos), Dê, Rogerinho e Ermel, o Juventude venceu o Tupi por 4 a 0 e tem uma bela vantagem para o jogo de volta, fora de casa, no estádio Municipal, na cidade de Juiz de Fora.

Lembrando que os quatro times classificados a semifinais (Botafogo-PB, Salgueiro-PE, Juventude-RS e Tupi-MG) já estão classificados para a Série C do ano que vem. Este jogo é atrasado, pelo ocorrido no jogo entre o Tupi e o Aparecidense, pelas oitavas de final. O Botafogo já está na final, pois eliminou o Salgueiro na outra semifinal, aguardando o vencedor deste duelo. O jogo de volta está marcado para o próximo sábado, 19/10.

Comentários

Apaixonado por esportes em geral, Daniel Barud expõe seu ponto de vista sobre o mundo do futebol. Natural de Volta Redonda, interior do Rio de Janeiro, Daniel pretende se formar em jornalismo e ser comentarista esportivo.