Campeonatos nacionais chegam ao momento de decisão

  • por Gustavo Ribeiro
  • 7 Anos atrás

Futbol Sudamericano

Enquanto as grandes ligas europeias estão apenas no começo na América do Sul os campeonatos nacionais já chegam à sua reta final. E ao contrário do Campeonato Brasileiro, onde o Cruzeiro nadou de braçadas, a maioria é marcada pelo equilíbrio na briga pelo título.

ARGENTINA

Na Argentina, restando apenas duas rodadas para o fim do Torneo Inicial, apenas seis pontos separam o líder San Lorenzo e o nono colocado, Atlético Rafaela. Mas falando dos times da parte de cima da tabela, a briga deve ficar mesmo entre San Lorenzo, 31 pontos, Newell’s, 30 pontos e Lanús e Arsenal de Sarandí, com 29 pontos. Logo abaixo aparecem Boca Juniors e Vélez Sarsfield, com 27 pontos.

O destaque vai para o Lanús, que recebe o Boca Juniors na próxima rodada e na última, vai até Rosario enfrentar o Newell’s. Todos os times que brigam pelo título terão um jogo em casa e um fora, o que aumenta ainda mais o equilíbrio.

CHILE

No Chile, faltando apenas duas rodadas para o fim do Apertura, Universidad Católica e O’higgins protagonizam a briga pelo título. Ambos com 33 pontos, conseguiram abrir oito de vantagem para a terceira colocada, a Universidad de Chile. Nas duas últimas rodas, tanto a Católica quanto o O’higgins farão um jogo em casa e um jogo fora. Os Celestes enfrentam a atual campeã Unión Española e o Rangers, enquanto Los Cruzados pegam o Colo Colo e o Unión La Calera.

Outra briga que promete ser interessante é pela última vaga na Libertadores. Os times que terminarem entre o segundo e o quinto lugar, se enfrentarão. O segundo enfrenta o quinto e o terceiro enfrenta o quarto. Os vencedores dessa final se pegam numa final, em jogos de ida e volta. Quem levar a melhor garantirá participação na Copa Libertadores da América de 2014.

URUGUAI

No Clausura uruguaio, faltando apenas três rodadas para o fim da competição, Danubio e River Plate, com 26 pontos, e Nacional, com 24, são os que se destacam na briga pelo título. O que pode fazer a diferença na fase final de um campeonato tão equilibrado é o fator casa. Enquanto Danubio e River jogarão apenas uma vez como mandantes, o Nacional terá dois jogos em casa.

EQUADOR

Faltando três rodadas para o fim , se nada de anormal acontecer, o Emelec deverá conquistar o título, que já pode vir hoje. Caso vença a LDU de Loja e o Independiente del Valle e a Universidad Católica não vençam seus jogos, Los Eléctricos comemorarão seu 11ª título equatoriano.

BOLÍVIA

No Campeonato Boliviano, faltam apenas cinco rodadas para conhecermos o campeão. Atualmente, Bolívar e San José dividem a liderança com 31 pontos, logo atrás, em terceiro lugar, aparece o The Strongest com 30 pontos. O campeão se classificará para a Libertadores de 2014, enquanto o segundo e terceiro colocado disputarão a Copa Sul-americana.

Comentários

Projeto de jornalista, mineiro, 20 anos. Viu que não tinha muito futuro dentro das quatro linhas e resolveu trabalhar dando seus pitacos acompanhando tudo relacionado ao futebol, principalmente quando a pelota rola nas canchas dos nossos vizinhos sul-americanos. Admirador do "Toco y me voy" argentino, também escreve no Sudaca FC e tem Riquelme e Alex como maiores ídolos.