Cinco equipes duelam por duas vagas. Quem sobe para a Série A de 2014?

  • por Osmar Júnior
  • 8 Anos atrás

Após o final da 36ª rodada da Série B, tivemos a confirmação oficial do título do Palmeiras, além do inédito acesso da Chapecoense para uma edição da Série A disputada em pontos corridos. Mas ainda restam duas vagas, e cinco equipes sonham estar na elite do futebol brasileiro no próximo ano. Sport, Icasa, Ceará, Figueirense e América/MG duelarão para ascender de divisão, local onde apenas o Icasa jamais esteve, gerando extrema expectativa na população de Juazeiro do Norte.

Classificação após 36 rodadas  (Crédito: http://www.tabeladobrasileirao.net/2013/serie-b/classificacao/)

Classificação após 36 rodadas
(Crédito: http://www.tabeladobrasileirao.net/2013/serie-b/classificacao/)



Confira abaixo a situação de cada equipe e o que cada uma delas precisa fazer para estar na Série A ano que vem:

SPORT

Foto: Leia Já | Marcos Aurélio, um dos destaques do Sport nesta temporada

Foto: Leia Já | Marcos Aurélio, um dos destaques do Sport nesta temporada

O Sport (59 pontos, 19V, 2E, 15D) pega o Boa Esporte em Varginha/MG e o Paysandu, na última rodada, na Ilha do Retiro. Para se classificar sem depender dos demais resultados, o time pernambucano precisa de duas vitórias. Se somar apenas quatro pontos, a equipe não sobe para a Série A caso Icasa e Ceará vençam suas duas partidas. Caso o rubro-negro vença um jogo e perca o outro, fica sem sua vaga se Icasa e Ceará fizerem ao menos quatro pontos cada.

ICASA

Foto: Band SC | Equipe do Icasa comemora um gol diante da Chapecoense

Foto: Band SC | Equipe do Icasa comemora um gol diante da Chapecoense

O Icasa (59 pontos, 18V, 5E, 13D) pega duas equipes já sem pretensões no campeonato: a Chapecoense, em Juazeiro do Norte, e o Paraná Clube, em Curitiba. A equipe do interior cearense está na mesma situação do Sport, pois, neste momento, depende apenas de suas forças para confirmar o histórico acesso. Se somar seis pontos, o Icasa estará garantido entre os maiores do país em 2014. Caso some apenas quatro pontos, subirá desde que o Ceará não vença suas duas partidas ou o Sport faça no máximo três pontos.

CEARÁ

Foto: Verdinha | Magno Alves reencontrou o caminho das redes no Vozão

Foto: Verdinha | Magno Alves reencontrou o caminho das redes no Vozão

O Ceará (59 pontos, 16V, 11E, 9D) também pega dois adversários que se encontram na zona de conforto da competição. O primeiro deles é o Palmeiras, já campeão do torneio, em Campo Grande/MS, com mando dos paulistas. A equipe fecha o campeonato diante do Joinville, no Castelão. Caso vença seus dois jogos, chegará a 65 pontos, precisando que Sport ou Icasa tenham pelo menos um empate em um de seus jogos restantes. Se somar quatro pontos, o Vozão termina com 63 pontos e só conquistará o acesso para a Série A se Sport ou Icasa perderem pelo menos uma partida.

FIGUEIRENSE

Foto: Petra Mafalda/Mafalda Press / Futura Press

Foto: Petra Mafalda/Mafalda Press / Futura Press | Figueira ainda tem chances de voltar à elite

O Figueirense (56 pontos, 17V, 5E, 14D) enfrenta o já rebaixado ASA no Orlando Scarpelli, além de visitar o Bragantino, que ainda luta contra o rebaixamento, fora de casa. Caso alcance duas vitórias, chega aos 62 pontos e 19 vitórias. Para garantir o acesso neste cenário, o ‘Figueira’ necessita que dois dos três times acima (Sport, Icasa ou Ceará) tenham alguns tropeços. Pelo menos duas destas equipes precisam somar no máximo dois pontos para que os catarinenses subam.

AMÉRICA/MG

Foto: Site ABC | América/MG corre por fora, mas ainda tem chances de conquistar o acesso

Foto: Site ABC | América/MG corre por fora, mas ainda tem chances de conquistar o acesso

O América-MG (56 pontos, 14V, 14E, 8D) vai visitar o Joinville em Santa Catarina e receber o ABC na Arena Independência. Como a equipe mineira é o postulante ao acesso com menos vitórias (14), é o time que necessita de uma maior combinação de resultados para conseguir o acesso. Para que isto aconteça, precisa necessariamente de duas vitórias e torcer para que três das quatro equipes à sua frente não vençam mais nenhum de seus compromissos.

Quem você acha que vai acompanhar Palmeiras e Chapecoense na Série A 2014?

Comentários

Nascido e residente em Araxá/MG. Apaixonado por esportes em geral, dedica boa parte de seu tempo acompanhando futebol. Tem um carinho todo especial por histórias de equipes alternativas e times de divisões inferiores. Nas horas vagas, relaxa praticando mountain bike.