Definidos os quadrangulares na Colômbia

  • por Gustavo Ribeiro
  • 7 Anos atrás
Foto: comutricolor - Liag Postobon

Foto: comutricolor – Liag Postobon

No último fim de semana, tivemos a definição dos quadrangulares do Campeonato Colombiano, onde os oito primeiros colocados no final da disputa por pontos corridos são divididos em dois grupos com quatro times cada. Como Atlético Nacional e Millonarios foram respectivamente primeiro e segundo colocado, serão os cabeças de chave de seus grupos. Os finalistas serão os dois primeiros de cada grupo, e se enfrentarão em jogos de ida e volta para definir o campeão. 

Grupo A:                                               Grupo B

Atlético Nacional                               Millonarios
Junior                                                     Deportivo Cali  
Santa Fé                                                 Once Caldas
Itagüi                                                      Deportivo Pastos      

 
Grupo A, o grupo da morte: 

O Atlético Nacional, atual campeão da Liga Postobon I, é o melhor time colombiano nas últimas temporadas. Na primeira fase teve o melhor ataque da competição, com 29 gols marcados em 18 jogos

O Santa Fé, que manteve a base que fez uma ótima campanha na Copa Libertadores, sendo eliminado apenas nas semifinais, foi o sexto colocado na primeira fase tendo como destaque o forte sistema defensivo, que foi o segundo melhor entre os oito primeiros colocados, com 17 gols sofridos.

O Itagüi fez uma boa campanha na Copa Sul-americana e leva essa motivação para os quadrangulares. Mas se quiser ir mais além do que uma simples campanha, terá que ser mais regular, ao contrário da primeira fase, onde ganhou 8 jogos, perdeu 7 e empatou 3. 

O Junior, terceiro colocado na tabela geral, ficou atrás apenas de Nacional e Millonarios, precisa melhorar sua defesa que sofreu 24 gols e foi a pior entre os classificados. Mas em compensação, o ataque é um dos melhores da competição ao lado do Atlético Nacional, ambos com 29 gols. 

Grupo B, o grupo do equilíbrio 

O Millonarios vem fazendo de tudo para não deixar o seu rival Nacional monopolizar os campeonatos. Individualmente, podemos destacar Dayro Moreno, o artilheiro dessa primeira fase da Liga Postobon, com 14 gols 

O Deportivo Cali tem um dos times mais sólidos do campeonato, teve a segundo melhor defesa e um dos melhores ataques da primeira fase. Los Verdiblancos vão tentar quebrar um tabu: só uma equipe que terminou em quarto lugar na primeira fase foi campeão, o América em 2008. 

O Once Caldas teve um início de campeonato muito fraco, mas nas últimas rodadas conseguiu uma ótima arrancada, vencendo os três últimos jogos. Os Brancos também tentam quebrar um tabu, já que desde que o campeonato tem esse formato, nenhum clube que se classificou em quinto lugar foi campeão. 

O Deportivo Pasto chega com moral para os quadrangulares depois de um ótima campanha na Copa Sul-americana, sua primeira participação em uma competição internacional, sendo eliminado apenas nas quartas de finais. Mas se quiser chegar mais longe no cenário nacional, tem que melhorar o sistema defensivo, que sofreu 20 gols nos 18 jogos da primeira fase.

Comentários

Projeto de jornalista, mineiro, 20 anos. Viu que não tinha muito futuro dentro das quatro linhas e resolveu trabalhar dando seus pitacos acompanhando tudo relacionado ao futebol, principalmente quando a pelota rola nas canchas dos nossos vizinhos sul-americanos. Admirador do "Toco y me voy" argentino, também escreve no Sudaca FC e tem Riquelme e Alex como maiores ídolos.