Egito x Gana: as “Estrelas Negras” quase na Copa!

  • por Rogério Bibiano
  • 4 Anos atrás

EGITO X GHANA_FAN PAGE

A rodada dos playoffs da África tem continuidade nesta terça-feira (19). A partir das 14h (horário de Brasília), no 30 June Stadium, no Cairo, o Egito recebe a seleção de Gana. Conheceremos o quarto classificado do continente para a Copa do Mundo de 2014.

No jogo de ida, em Kumasi (GHA), a seleção ganesa goleou de forma surpreendente por 6×1 (veja os gols abaixo). Sendo assim, o Egito precisa vencer por 5×0 para poder obter a classificação para sua terceira Copa do Mundo. Uma missão que, a princípio, é quase impossível, ainda mais levando-se em consideração a força de Gana.
[youtube id=”dMCEGMm0bo0″ width=”620″ height=”360″]
EGITO

Após a goleada sofrida no primeiro jogo, o discurso no Egito é de crença total em uma épica virada. Para isso, conta principalmente com a presença do fanático torcedor, um aliado importante para o jogo. A Federação Egípcia de Futebol clamou as autoridades do país para que as mesmas oferecessem garantias de segurança a seus torcedores. O pedido foi prontamente atendido.

Mohamed Abou-Treika deve  repetir o duelo com Andre Ayew. Ídolo egípcio é a principal esperança da equipe - foto: AFP

Mohamed Abou-Treika deve repetir o duelo com Andre Ayew. Ídolo egípcio é a principal esperança da equipe – foto: AFP

O treinador norte-americano Bob Bradley aposta no atual bicampeão continental de clubes, o Al-Ahly, como base da seleção para o duelo decisivo. São 11 convocados do clube mais vitorioso da África. Bradley deixou de fora Ahmed Elohamady, do Hull City (ENG), e Abdallah El-Said, do Al-Ahly (EGY). O restante dos convocados estava presente no primeiro jogo do playoff.

Os egípcios convocados:

Goleiros: Sherif Ekrami (Al-Ahly/EGY), Ahmed El-Shennawy (Masry/EGY) e Mohamed Sobhi (Ismaily/EGY)

Defensores: Wael Gomaa, Mohamed Naguib, Rami Rabia, Ahmed Fathi, Ahmed Shedid, Sayed Moawad, Sherif Abdel-Fadil (todos do Al-Ahly/EGY), Hazem Emam e Mohamed Abdel-Shafi (Zamalek/EGY)

Meiocampistas: Mohamed Abou-Treika, Hossam Ashour, Walid Soliman (todos do Al-Ahly/EGY), Hossam Ghaly (Lierse/BEL), Ibrahim Salah (Al-Orouba/SAU), Hosni Abd-Rabou (Ismaily/EGY), Mohamed El-Neny (FC Basel/SWI) e Mahmoud Abdel-Moneim “Kahraba” (Luzern/SWI).

Atacantes: Ahmed Eid Abdel-Malek, Mahmoud Abdel-Razek “Shikabala”, (Zamalek/EGY), Amr Zaki (Al-Siliya/KUW), Mohamed Nagy “Gedo” (Hull City/ENG) e Mohamed Salah (FC Basel/SWI).

GANA

Nem o mais otimista ganês imaginaria que em um playoff decisivo para a Copa do Mundo, contra uma das mais tradicionais seleções da África, Gana estaria tão tranquila. Considerada uma das seleções mais fortes da África, a seleção ganesa está muito próxima de participar da sua terceira Copa do Mundo consecutiva.

Após massacrar o Egito no primeiro jogo, Gana tem uma enorme vantagem para o segundo jogo do playoff - foto: AFP

Após massacrar o Egito no primeiro jogo, Gana tem uma enorme vantagem para o segundo jogo do playoff – foto: AFP

O treinador Kwesi Appiah não possui nenhum desfalque para o duelo no Cairo. Retornam ao grupo de convocados o versátil defensor Harrison Afful, do Espérance (TUN), ausente do jogo de ida por suspensão, e o atacante Kevin-Prince Boateng, do Schalke 04 (GER), que foi cortado do primeiro jogo, lesionado. Além disso, Appiah convocou novamente o jovem talento Dominic Adiyiah, atualmente no Arsenal Kiev (UKR), e deixou claro que essa é uma oportunidade de ouro concedida ao jovem atacante ganês. Outra surpresa é a convocação inédita do goleiro Daniel Agyei, do Free State Stars (SAR). O veterano Richard Kingson, por opção técnica, é a ausência da lista.

Os ganeses convocados

Goleiros: Fatau Dauda (Orlando Pirates/SAR), Adam Kwarasey (Stromgodset/NOR), Daniel Agyei (Free State Stars/SAR)

Defensores: Harrison Afful (Esperance/TUN), Samuel Inkoom (Dnipro/UKR), Daniel Opare (Standard Liege/BEL), David Addy (Vitoria Guimaraes/POR), Jerry Akaminko (Eskisehirspor/TUR), Rashid Sumaila (Mamelodi Sundowns/SAR), Mohammed Awal (Maritzburg United/SAR), Edwin Gyimah (SuperSport United/SAR)

Meiocampistas: Michael Essien (Chelsea/ENG), Sulley Muntari (AC Milan/ITA), Kwadwo Asamoah (Juventus/ITA), Emmanuel Agyemang Badu (Udinese/ITA), Albert Adomah (Middlesbrough/ENG), Mubarak Wakaso (Rubin Kazan/RUS), Christian Atsu (Vitesse Arnhem/NED), Andre Ayew (Marseille/FRA)

Atacantes: Asamoah Gyan (Al Ain/UAE), Abdul Majeed Waris (Spartak Moscow/RUS), Kevin-Prince Boateng (Schalke/GER) Jordan Ayew (Marseille/FRA), Dominic Adiyiah (Arsenal Kiev/UKR)

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.