Eintracht Braunschweig, o primeiro clube a utilizar patrocínio na camisa

  • por Osmar Júnior
  • 7 Anos atrás

Texto original de: Jogada Ensaiada (Autoria de: Jonatas Pacheco)

Foto: Reprodução | Primeiro clube a utilizar patrocínio em sua camisa, Eintracht Braunschweig ousou para ‘driblar’ Federação Alemã

Foto: Reprodução | Primeiro clube a utilizar patrocínio, Eintracht Braunschweig ousou para ‘driblar’ Federação Alemã

Poucas pessoas no mundo conhecem o Eintracht Braunschweig, clube que disputa a primeira divisão do Campeonato Alemão na atual temporada, e sua grande importância na história do futebol mundial. Em 1963, o time se juntou a outras 15 equipes alemãs e fundou a Bundesliga (antes da criação do torneio, o Campeonato Alemão, criado em 1903, tinha sua estrutura regionalizada). O único título da Bundesliga do Braunschweig foi em 1967 e a equipe estava longe da elite do futebol da Alemanha há 28 anos. Mas é o ano de 1973 que interessa a esse artigo.

Foto: DPA | Paul Breitner, ex-craque alemão, em sua passagem pelo Braunschweig, em 1977

Foto: DPA | Paul Breitner, ex-craque alemão, em sua passagem pelo Braunschweig, em 1977

Até então, nenhum clube alemão podia estampar qualquer patrocínio em sua camisa, por proibição da Federação Alemã. O Eintracht Braunschweig, em uma jogada de marketing sensacional, colocou a logomarca da cervejaria Jägermeister em seu uniforme, que não contava com o escudo do clube, fazendo da imagem do patrocinador a única presente. O patrocínio rendia 10 mil marcos anuais e durou até 1988. Tal atitude foi pioneira no mercado de marketing esportivo e diversos clubes passaram a estampar as logomarcas de seus patrocinadores em suas camisas. O Liverpool (ING) foi o primeiro a seguir a tendência.

Hoje em dia, os patrocínios de camisa são as grandes receitas dos clubes mundiais. E isso se deve a esse simpático clube alemão que, apesar do pouco destaque, revolucionou o marketing esportivo mundial.

Comentários

Nascido e residente em Araxá/MG. Apaixonado por esportes em geral, dedica boa parte de seu tempo acompanhando futebol. Tem um carinho todo especial por histórias de equipes alternativas e times de divisões inferiores. Nas horas vagas, relaxa praticando mountain bike.