Eliminatórias: Islândia x Croácia

  • por Osmar Júnior
  • 7 Anos atrás

Islândia x Croácia: valendo o sonho da Copa do Mundo!

Por Rogério Bibiano

Apontada como saco de pancadas, a Islândia é sem dúvida a seleção que mais evoluiu no cenário futebolístico europeu. Os frutos desta evolução serão colocados à prova nesta sexta-feira, 15, no Laugardalsvöllur, na capital Reykavik, contra a Croácia, às 17h45 (horário de Brasília). É o jogo ida da repescagem.

islândia

Islândia

Buscando fazer história e disputar sua primeira Copa do Mundo, a Islândia, do treinador sueco Lars Lagerback, ficou em segundo lugar no grupo E, sete pontos atrás da classificada Suíça e à frente de Eslovênia e Noruega. Lagerback tem experiência em 3 Copas do Mundo com a Suécia e conhece bem os atalhos para a classificação.


A esperança do experiente treinador sueco reside no fato de contar com todo o seu elenco à disposição. Nomes como Aron Gunnarsson (Cardiff City), Kolbeinn Sigborsson (Ajax Amsterdan) e Gylfi Sigurdsson (Tottenham) são apenas alguns dos que compõem esta atual geração islandesa, certamente a mais talentosa da história. Com Lagerback à frente, a confiança redobrou. É um ponto que os próprios jogadores do elenco ressaltam. Cabe verificar como a Islândia lidará com a ansiedade ante essa inédita situação em sua história.

Provável escalação: Halldorsson; Saevarsson, Arnason, R.Sigurdsson e Skulason; Bjarnason, Gunnarsson, Sigurdsson e Gudmundsson; Gudjohnsen e Sightorsson.

croácia2

Croácia

A Croácia chega para o primeiro jogo da repescagem em clima de tensão, especialmente pela campanha irregular nas eliminatórias e nas últimas partidas da equipe. Após um ótimo início nas eliminatórias, foi perdendo fôlego na reta final da competição e acabou em segundo lugar no Grupo A, a nove pontos da Bélgica. O mês de outubro era considerado vital nas pretensões croatas. As derrotas para Bélgica (em casa) e Escócia (fora de casa) foram determinantes para deflagrar a crise.

O ápice de tal transe veio com a demissão do treinador Igor Stimac, que oferta seu lugar ao ex-jogador da seleção, Niko Kovac, que já declarou que a sua equipe não tenha um padrão de jogo menos coletivo e mais individualista. Segundo o treinador, são características que têm prejudicado a seleção. Kovac contará com o lateral-esquerdo Ivan Strinic, lesionado, sendo essa a única ausência confirmada do seu elenco.

Provável escalação: Pletikosa; Srna, Lovren, Simunic e Pranjic; Modric, Kovacic, Eduardo e Rakitic; Ilicevic e Mandzukic.

Comentários

Nascido e residente em Araxá/MG. Apaixonado por esportes em geral, dedica boa parte de seu tempo acompanhando futebol. Tem um carinho todo especial por histórias de equipes alternativas e times de divisões inferiores. Nas horas vagas, relaxa praticando mountain bike.