Onze jogadores de futebol que praticaram outros esportes

  • por Henrique Souza
  • 8 Anos atrás

Maradona, Zidane, Ibrahimovic, Rooney. Todos esses foram ou são grandes jogadores, craques de futebol. Mas antes ou mesmo durante suas carreiras no gramado, também experimentaram outras modalidades esportivas, mostrando em alguns casos até mesmo talento para competir profissionalmente. A lista abaixo traz alguns dos exemplos mais conhecidos de jogadores de futebol que se aventuraram em outros modalidades esportivas.

Maradona

Foto: Reprodução - Maradona lutando em evento beneficente.

Foto: Reprodução – Maradona lutando em exibição.

El Pibe de Oro, como é conhecido, também praticou boxe e chegou até a lutar em um evento beneficente em 1996. O boxe também é utilizado por Maradona para manter a forma física, que inspira cuidados do argentino, especialmente depois dos problemas de saúde enfrentados pelo ex-jogador nos últimos anos.

Zidane

Quando era mais novo, o craque francês vivia em uma vizinhança com problemas de violência, em Marselha. Zidane praticou judô e também mostrou certo talento para a arte marcial, mas para a sorte dos fãs de futebol, o meia escolheu a bola ao invés do quimono.

Ibrahimović

Foto: Reprodução - Ibra é faixa preta de taekwondo.

Foto: Reprodução – Ibra é faixa preta de taekwondo.

O sueco é um jogador com estilo único. Poucos jogadores altos como Ibrahimović mostram tanta habilidade com a bola no pé. São comuns os gols acrobáticos marcados pelo atacante. Grande parte da agilidade do jogador é creditada aos treinos de taekwondo. Ibra é faixa preta dessa arte e não raro mostra sua facilidade em esticar e levar as pernas até grandes alturas, reflexo do intenso trabalho de chutes da luta.

Rooney

Foto: Reprodução - Rooney é fã declarado de boxe.

Foto: Reprodução – Rooney é fã declarado de boxe.

Assim como Maradona, Wayne Rooney também é adepto do boxe. Quando era adolescente, o atacante dividia o tempo entre os gramados e os ringues, até que o seu primeiro clube profissional, o Everton, avisou ao jogador que teria de escolher entre um dos dois esportes. Embora tenha escolhido o futebol, Rooney continua a praticar boxe para eliminar a raiva e relaxar.

Lizarazu

Foto: Reprodução - Lizarazu virou campeão no jiu-jitsu.

Foto: Reprodução – Lizarazu virou campeão no jiu-jitsu.

Ao contrário do que normalmente acontece, o francês Lizarazu entrou em contato com outros esportes após sua aposentadoria. O ex-jogador começou a treinar jiu-jitsu e chegou a se sagrar campeão europeu sênior em 2009. Lizarazu também é adepto do surfe e lidera uma fundação que busca a preservação dos oceanos.

Batistuta

Foto: Reprodução - Batistuta agora é jogador de polo.

Foto: Reprodução – Batistuta agora é jogador de polo.

Grande atacante argentino, Batistuta se aposentou do futebol em 2005. Alguns anos depois, o ex-jogador voltou aos gramados, mas em nova modalidade. Batistuta começou a praticar polo, atuando com o time do Boca Juniors desde 2009.

Ademir da Guia

Foto: Reprodução - Ademir da Guia com a equipe de natação do Bangu.

Foto: Reprodução – Ademir da Guia com a equipe de natação do Bangu.

Ídolo do Palmeiras e filho do grande zagueiro Domingos da Guia, Ademir deu início a sua vida esportiva dentro d’água. Aos sete anos, o ex-meia começou na natação e chegou até a disputar campeonatos estaduais nas piscinas, ganhando um título carioca em 1954. O futuro craque só se interessaria por futebol mais tarde, num clube de bairro, o Céres Futebol Clube.

Hart

Foto: Reprodução - Joe Hart já foi promessa no críquete.

Foto: Reprodução – Joe Hart já foi promessa no críquete.

Hoje goleiro do Manchester City e da Inglaterra, Joe Hart praticou esportes na grama desde cedo. Antes do futebol, o jogador foi atleta de críquete, atuando pelo time de Shrewsbury, sua cidade natal. Antigos treinadores do goleiro chegaram até a declarar que Hart poderia ter tido sucesso na modalidade.

Rogério Ceni
Lenda do São Paulo, Rogério Ceni poderia ter seguido outra trajetória no esporte. O primeiro esporte do goleiro foi o tênis, que começou a praticar aos 4 anos. Quando estava na 6ª série, e já praticava futebol, Ceni descobriu o voleibol e foi atleta da modalidade durante 3 anos na equipe da sua cidade, conquistando vários títulos regionais, chegando a ter sido convocado em 1989 para a seleção Mato-grossense para disputar os Jogos Estudantis Brasileiros.

Zenden
Integrante da seleção holandesa na Copa de 1998, Boudewijn Zenden passou por Barcelona, Chelsea, Liverpool e outros grandes clubes durante seus dias como jogador. Mas antes de fazer carreira no futebol, Zenden começou praticando judô e conseguiu chegar à faixa-preta com apenas 14 anos de idade. O holandês também foi 3 vezes campeão da sua província, em Limburg.

Shevchenko

Foto: Reprodução - Shevchenko quer uma vaga nas Olimpíadas.

Foto: Reprodução – Shevchenko quer uma vaga nas Olimpíadas.

Ídolo do Milan, Dínamo Kiev e da seleção ucraniana, o ex-atacante se aposentou no ano passado. Recentemente, Shevchenko estreou no golfe profissional pelo circuito europeu, após algumas competições como amador. O objetivo do atleta é representar seu país nas Olimpíadas do Rio, em 2016.

Comentários

Doente por futebol desde que se conhece por gente. Formado em Educação Física e estudante de jornalismo. Apaixonado por jogos e times clássicos. Considera Zidane, Ronaldo, Romário e Messi os maiores que viu jogar.