Raio X da Champions League

  • por João Rabay
  • 8 Anos atrás

Neste meio de semana acontecem as partidas da 4ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, os primeiros jogos “de volta” da competição. Com metade da primeira fase já passada, a 4ª semana de UCL conta com duelos fundamentais para a classificação para o mata-mata.

Enquanto algumas equipes podem já garantir vaga nas oitavas de final, como o Real Madrid e o Paris Saint-Germain, grandes times como a Juventus podem se complicar bastante em caso de derrota. Confira um pequeno raio-X de cada grupo e das partidas que movimentarão o futebol europeu, lembrando que os jogos do grupo A a D acontecem na terça, e os dos grupos E a H na quarta.

Confira no Guia de Jogos os horários e as transmissões das partidas. Postaremos opções de links no Facebook para quem quiser ver outros jogos.

Grupo A

grupo A

O Manchester United, apesar do começo de temporada com altos e baixos, cumpriu com suas obrigações até aqui: venceu o Bayer e a Sociedad em casa e empatou com o bom Shakhtar na Ucrânia.

Após a esperada derrota para o United em Manchester, o Bayer garantiu 3 pontos sobre os espanhóis da Real Sociedad em casa e goleou o Shakhtar, grande adversário na busca pela segunda vaga do grupo, também na Alemanha. Os 4×0 da última rodada podem fazer a diferença no final.

O Shakhtar, após um bom começo, batendo a Sociedad fora e arrancando um ponto do Manchester em casa, tropeçou feio na Alemanha. Ainda assim, tem uma tabela mais simples que os alemães, já que o confronto direto acontecerá na Ucrânia. O Shakhtar faz dois jogos em casa, e o Bayer dois fora.

A Real Sociedad, que prometia embolar a briga pela segunda vaga, é o saco de pancadas do grupo. Mesmo a classificação para a Europa League, através da terceira colocação no grupo, é praticamente impossível.

Jogos da 4ª rodada:

Shakhtar Donetsk x Bayer Leverkusen

Partida importantíssima para a briga pela segunda vaga. O Shakhtar, mesmo em caso de vitória, ainda correrá riscos de ficar fora da UCL. Já o Leverkusen praticamente garante a classificação se vencer na Ucrânia. O empate também favorece os alemães, que manteriam os 2 pontos de vantagem a dois jogos do fim. Duelo quase que de vida ou morte para os donos da casa.

Real Sociedad x Manchester United

Uma vitória fora de casa não garante matematicamente a classificação do Manchester, mas é quase isso. A Real Sociedad, por outro lado, precisa vencer para pelo menos sonhar com a 3ª posição e o direito de disputar a UEFA Europa League.

Grupo B

grupo B

O Real Madrid está praticamente classificado, e a Juventus vai ter que suar para passar de fase. Empatar com o Copenhagen na primeira rodada pode ter sido fatal para a Velha Senhora, que também não conseguiu vencer o Galatasaray em casa.

Os turcos, por sua vez, têm a faca e o queijo nas mãos: caso cumpram com a obrigação e vençam o fraco Copenhagen na Dinamarca e o Real Madrid vença ou empate com a Juve, os turcos entrarão em campo na última rodada contra os italianos, em casa, com grande vantagem na briga pela segunda vaga.

Jogos da 4ª rodada:

Juventus x Real Madrid

O time da casa precisa vencer para não ver a classificação de longe. Assumindo que o Galatasaray vença e chegue a 7 pontos, a Juve, hoje com 2, pode ficar a 5 pontos do adversário se perder para o Real Madrid. Sem ter quase nada a ver com isso, os espanhóis vão à Itália com vontade de ganhar para garantir a classificação.

Copenhagen x Galatasaray

Os dinamarqueses podem até sonhar com uma improvável 3ª colocação, já que estão a apenas um ponto da Juventus, mas tudo indica que os turcos vão vencer e continuar em busca da vaga nas oitavas. É difícil imaginar que o Gala caia no erro da Juventus e entre em campo achando que a vitória está garantida. Jogando sério do começo ao fim, a diferença técnica deve prevalecer.

Grupo C

grupo C

O Paris Saint-Germain tem brincado no grupo. 3 vitórias, 12 gols marcados e apenas 1 sofrido e atuações de gala, especialmente de Ibrahimovic, praticamente já garantiam a classificação dos franceses.

Olympiakos e Benfica brigam cabeça a cabeça pela segunda vaga, Os portugueses não aproveitaram o mando de campo na última rodada e o confronto direto ficou no 1×1. A partida desta terça pode ser decisiva, apesar de o Benfica ter a vantagem de pegar o PSG em casa e na última rodada, quando os franceses provavelmente pouparão jogadores.

O Anderlecht tem tudo para encerrar sua participação na UCL com 6 derrotas em 6 jogos.

Jogos da 4ª rodada:

PSG x Anderlecht

Não dá para esperar nada diferente de mais uma goleada e outro show de Ibrahimovic. Se fora de casa o PSG enfiou 5×0, quantos fará no Parque do Príncipe?

Olympiakos x Benfica

Jogo importantíssimo para a briga pela segunda posição. Em caso de vitória para qualquer lado, a classificação estará muito bem encaminhada. Mais um empate deixaria tudo aberto, com o Benfica tendo leve vantagem por pegar o PSG em casa.

Grupo D

grupo D

O Bayern vem fazendo o esperado e vencendo todos os jogos, enquanto o City, apesar da derrota em casa para os alemães, está bem colocado graças à vitória na Rússia sobre o CSKA.

O time de Moscou precisa de um pequeno milagre para tirar a diferença de pontos tendo que enfrentar o Manchester fora de casa. Caso se cumpra a lógica, os dois vencerão o Viktoria Plzen e dificilmente tirarão pontos do Bayern, portanto, o confronto desta terça deve definir a classificação.

Jogos da 4ª rodada:

Manchester City x CSKA Moscou

Depois de ganhar fora de casa, de virada, o City tem grande vantagem sobre os russos. Uma vitória no City of Manchester praticamente garante a classificação dos ingleses. Para o CSKA, só a vitória interessa.

Viktoria Plzen x Bayern

Depois de vencer os tchecos na Alemanha por 5×0, o Bayern vai à República Tcheca em busca de uma vitória que garantiria matematicamente a classificação às oitavas de final. Tudo indica mais uma vitória do time de Pep Guardiola.

Grupo E

grupo E

A história do grupo parecia previsível, com Chelsea em primeiro e Schalke em segundo, mas a surpreendente vitória do Basel em Londres logo na primeira rodada deixou a situação mais aberta.

Apesar disso, os resultados seguintes seguiram a lógica e Chelsea e Schalke lideram a chave. O Basel ainda sonha com a classificação, mas não pode perder pontos contra o Steua novamente para chegar à última rodada com chances no confronto direto contra o Schalke na Alemanha. É difícil ver Chelsea ou Schalke de fora das oitavas, mas o Basel já mostrou capacidade de surpreender.

Jogos da 4ª rodada:

Basel x Steua

Se tivesse vencido os romenos na 3ª rodada, o Basel estaria empatado com os dois líderes do grupo. O empate decepcionou, e um novo tropeço praticamente acaba com as chances dos bons suíços. O saldo de gols pode ser decisivo no final, portanto o Basel precisa vencer e bem.

Chelsea x Schalke 04

A situação do Chelsea era duvidosa até ir à Alemanha e enfiar 3 x 0 no adversário desta quarta. Ainda assim, tendo o bom Basel fora de casa na 5ª rodada, o time de José Mourinho precisa vencer para garantir um pouco de tranquilidade nas rodadas finais.

Para o Schalke, que faz temporada abaixo do esperado, é importante pontuar para não ser ultrapassado pelo Basel. É bom lembrar que os alemães pegam o Steua fora de casa, e o jogo em casa contra os suíços na última rodada pode acontecer em situação desconfortável para a equipe de Gelsenkirchen.

Grupo F

grupo F

Foi quase unânime no momento do sorteio: este seria o ‘grupo da morte’ da UCL. E a previsão estava correta: são 3 grandes times, bem colocados em seus campeonatos nacionais (o Arsenal lidera a Premier League, enquanto Napoli e Dortmund são os segundos no Calcio e na Bundesliga, respectivamente), e apenas dois seguirão vivos na Champions.

Os três times venceram o Olympique de Marseille e ganharam uma e perderam outra partida entre si. Apesar do tríplice empate, o Arsenal está em desvantagem, pois perdeu em casa (para o Borussia), enquanto os outros dois perderam fora (o BVB para o Napoli e o Napoli para o Arsenal).

Jogos da 4ª rodada:

Borussia Dortmund x Arsenal

Talvez o melhor jogo de toda a rodada, com caráter decisivo e expectativa de ótimo futebol jogado. São duas equipes ofensivas, de estilos vistosos, que fizeram uma partida um pouco abaixo do esperado em Londres, mas que podem e devem elevar o nível nesta semana.

A situação do grupo não permite dizer que o vencedor estará com a classificação encaminhada, nem que um possível perdedor estará praticamente fora da competição. Mesmo assim é um dos jogos mais importantes da fase de grupos da UCL.

Napoli x Olympique de Marseille

Num grupo tão equilibrado, vencer o lanterna é fundamental. Os italianos precisam confirmar o favoritismo, pois dificilmente um dos outros dois adversários vai perder pontos para a equipe francesa, virtualmente eliminada antes mesmo da 4ª rodada.

Grupo G

grupo G

Enquanto o Porto decepciona, o Atlético de Madrid supera as expectativas e tem a classificação muito bem encaminhada. A situação dos portugueses parecia mais simples após o Zenit empatar em casa contra o Áustria Viena, mas a derrota no Estádio do Dragão frente o próprio Zenit complicou tudo novamente.

Jogos da 4ª rodada:

Atlético de Madrid x Áustria Viena

Com 100% de aproveitamento, o Atlético tem tudo para garantir a classificação: enfrenta o lanterna do grupo em casa duas semanas após ganhar, na Áustria, por 3 x 0. Forte favoritismo dos espanhóis, que fazem começo de temporada quase impecável.

Zenit x Porto

Partida importantíssima para a briga pela segunda vaga. O Zenit “quebrou” o mando de campo português na última rodada, e uma vitória em casa praticamente garante a classificação dos russos, que abririam 4 pontos de vantagem e precisariam apenas de uma vitória em casa sobre o Atlético ou fora sobre o Aústria Viena para confirmar a vaga matematicamente.

O Porto precisa vencer. Um empate manteria a diferença em um ponto, e obrigaria os portugueses a vencerem o Atlético ou a secar o Zenit sobre o fraco Viena. Jogo de vida ou morte para os visitantes.

Grupo H

grupo H

Tudo mais ou menos nos conformes: o Barça tendo dificuldades apenas contra o Milan, e o mando de campo fazendo a diferença nos confrontos entre os 3 outros times do grupo. O Ajax empatou com o Milan em casa, o Milan ganhou do Celtic na Itália e o Celtic venceu o Ajax na Escócia.

Em outros tempos o Milan seria apontado como grande favorito à segunda vaga, mas essa não é a realidade atual. O grupo é equilibrado e mesmo o lanterna Ajax mantém suas chances. É curioso notar que a camisa do Milan pesa contra o Barcelona, mas não tanto contra os outros adversários.

Jogos da 4ª rodada:

Barcelona x Milan

O natural é a vitória do Barça, que praticamente confirmaria a classificação blaugrana, mas depois da bela partida do Milan na última rodada é bom dar crédito para os italianos. De qualquer forma, mesmo com uma derrota o Milan continua favorito à conquistar a segunda vaga do grupo.

Ajax x Celtic

O Ajax precisa confirmar o mando de campo para seguir sonhando com a classificação. Depois desta partida, os holandeses enfrentam Barcelona, em casa, e Milan, fora, enquanto o Celtic pega o Milan em casa e o Barcelona, já na última rodada, fora. A tendência é que tudo permaneça embolado após os jogos de quarta-feira.

Comentários

Jornalista. Doente por futebol bem jogado e inimigo de jogadores que desistem da bola para cavar falta e de atacantes "úteis porque marcam os laterais".