Série B: Rodada 36

  • por Daniel Barud
  • 7 Anos atrás

Mais de 17 mil palmeirenses foram ao Pacaembu nesta tarde (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Nesta sexta e sábado, dias 15 e 16, foi finalizada a 36ª Rodada da Série B, que teve dez jogos disputado e movimentou a tabela, tanto na parte de cima, quanto na de baixo.

Nessa rodada, na parte de cima da tabela de classificação, o Palmeiras sagrou-se campeão.A Chapecoense assegurou a vaga para a Série A do ano que vem matematicamente, enquanto na parte de baixo, o ASA e o São Caetano foram rebaixados, ambos também matematicamente, para a Série C.

Na sexta, três jogos abriram a 36ª Rodada: o Guaratinguetá enfrentou o Ceará, o ABC recebeu o ASA, e o Icasa enfrentou o Paysandu. Já no sábado, outros sete jogos fecharam a rodada. A Chapecoense recebeu o Bragantino, o Palmeiras enfrentou o Boa Esporte, o América-MG duelou contra o Atlético-GO, o Avaí jogou contra o América-RN, o Sport recebeu o Paraná, o Oeste duelou contra o Figueirense, enquanto o São Caetano enfrentou o Joinville.

Guaratinguetá x Ceará

No estádio Municipal Professor Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá, o time da casa, 15º colocado, recebeu o Ceará, 5º colocado, com objetivos distintos. O Tricolor do Vale buscava a vitória para afastar-se da zona de rebaixamento, enquanto o Vozão precisava da vitória para continuar na luta para entrar no G-4. Com gol de Rogerinho, o Vozão venceu por 1 a 0 e somou mais três pontos, chegando a 59 e colando no Sport e Icasa na briga pelo G-4.

ABC x ASA

No estádio Frasqueirão, em Natal, o ABC, 16º colocado, enfrentou o ASA, 19º, buscando a vitória para escapar do descenso. Para o ABC, a vitória era necessária para não ter chances de entrar na zona, enquanto para o ASA, só a vitória interessava para a sobrevivência da Série B. Com gols de Giovanni Augusto com 1 minuto do primeiro tempo, Rodrigo Silva (pênalti), Alvinho e Somália, o ABC goleou o ASA por 4 a 1. Elionar Bombinha descontou para o ASA. Com a derrota, o time alagoano foi matematicamente rebaixado para a Série C.

Icasa x Paysandu

Em Juazeiro do Norte, no estádio Romeirão, o Icasa, 4º colocado, recebeu o Paysandu, 17º colocado. Para o Verdão do Cariri, a soma de mais três pontos na tabela de classificação deixava, por mais uma rodada, o time juazeirense entre os quatro primeiros, enquanto para o Papão da Curuzu, a vitória sobre o Icasa serviria para tirar o time paraense da zona da degola, onde se encontra desde a 28ª Rodada. Com gols de Leandro (cabeça) e Elanardo, o Verdão do Cariri venceu mais uma e se manteve no G-4. Yago Pikachu descontou para o Papão da Curuzu, que se manteve na zona por mais uma rodada.

Chapecoense x Bragantino

Em Chapecó, na Arena Condá, a Chapecoense, vice-colocado da Segundona, enfrentou o Bragantino, 13º colocado. A Chapecoense precisava apenas de um empate para matematicamente estar na Série A do ano que vem, enquanto o Bragantino, a 3 pontos do Z-4, buscava a vitória para se afastar da zona perigosa. Com gol do artilheiro Bruno Rangel e Lincom, ambos de cabeça, o resultado foi um empate, 1 a 1. Festa na Arena Condá, festa em Chapecó.

Chape comemora gol de Rangel: empate garantiu acesso (Foto: Aguante Comunicação/Chapecoense)

Palmeiras x Boa Esporte

No Pacaembu, o Palmeiras, líder absoluto da Série B, duelou diante do Boa Esporte, 11º colocado. O Verdão buscava o título com um simples empate, enquanto o Boa Esporte, só cumpre tabela, já que não tem mais chances matemáticas para buscar uma vaga entre os quatro, nem para ser rebaixado. Com gols de Felipe Menezes, Leandro e Juninho, o Verdão atropelou o Boa e venceu mais uma conquistando o título da Segundona.

Leandro faz homenagem na comemoração do segundo gol (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

América-MG x Atlético-GO

Em Belo Horizonte, no estádio Independência, o América-MG, 9º colocado, recebeu o Atlético-GO, 17º colocado. O Coelho buscava uma vitória para encostar-se aos líderes, enquanto o Dragão precisava vencer para fugir da zona de rebaixamento. Com gols de Marcão, Elsinho e Alessandro, o Coelho ganhou mais uma e continua na disputa por uma vaga no G-4. Já o Dragão continua na zona desconfortável, em 18º lugar.

Avaí x América-RN

Em Florianópolis, no estádio da Ressacada, o Avaí, 8º colocado, enfrentou o América-RN, 14º colocado, em busca de uma vaga no G-4, enquanto o Mecão bucava afastar-se de vez da zona de rebaixamento. Com gol de Max, o Mecão venceu o Leão e se afastou de vez da zona perigosa. O Avaí não tem mais chances matemáticas para chegar entre os quatro primeiros.

Sport x Paraná

Na Ilha do Retiro, o Sport, até então 3º colocado, recebeu o Paraná, 10º colocado, em um jogo muito importante para ambos. Os objetivos de ambos eram iguais: somar mais três pontos na luta por uma vaga no topo da tabela de classificação. Com gols de Camilo e Neto Baiano, o Leão da Ilha venceu mais uma e segue firme no topo da tabela, em terceiro, na busca por uma vaga na Série A do ano que vem, enquanto para o Paraná, resta cumprir tabela, pois não tem mais chances de entrar no G-4, nem mais para ser rebaixado, ficando em décimo colocado.

Oeste x Figueirense

Em Itápolis, no estádio dos Amaros, o time da casa, o Oeste, 12º colocado, enfrentou o Figuerense, sexto colocado. Para os paulistas, era somar pontos para fugir do rebaixamento, enquanto para o Figueira, ainda havia chance para uma possível vaga no G-4. Com gols de Marquinhos Paraná (2); Maylson e Pablo, Figueira e Rubão empataram em 2 a 2, deixando o Oeste sem chances de rebaixamento e tirando grandes chances do Figueira de chegar entre os quatro primeiros.

São Caetano x Joinville

Em São Caetano do Sul, no estádio Anacleto Campanella, o time da casa, o São Caetano, lanterna da Segundona, recebeu o Joinville, 7º colocado. Para os paulistas, nada mudaria na classificação, pois já estavam rebaixados matematicamente, enquanto para os catarinenses restava uma vitória para continuar na luta para chegar entre os quatro primeiros colocados. Com gols de Anselmo e Giancarlo(2), sendo um de pênalti, o Azulão venceu mas foi rebaixado matematicamente, enquanto o Joinville está sem chances de chegar entre os quatro primeiros colocados.

SÉRIE C:

Neste domingo, dia 17, foi disputado o segundo jogo da semifinal da Terceirona, entre as equipes do Santa Cruz e do Luverdense-MT, no estádio do Arruda, em Recife. No jogo de ida, em Lucas do Rio Verde-MT, o time da casa, perdeu para a Cobra Coral por 2 a 0. Com isso, o Santa Cruz poderia perder até por 1 a 0, que estaria na grande final da Série C, para duelar contra o Sampaio Corrêa que já passou pelo Vila Nova-GO. Sempre é bom lembrar que, Santa Cruz-PE, Luverdense-MT, Sampaio Corrêa-MA e Vila Nova-GO, já estão classificados para a Série B do ano que vem, por estarem entre os quatro melhores time da Terceirona. Com gols de Renatinho e André Dias(pênalti), o Santa venceu e se classificou para a final. Samuel de cabeça marcou para os matogrossenses.

O Doentes por Futebol parabeniza o Palmeiras pelo título da Segundona e a Chapecoense por estar na Série A do ano que vem, entre os melhores times de futebol brasileiro.

Tudo sobre as Séries B e C você encontra aqui, no Doentes Por Futebol, a casa das divisões inferiores do futebol brasileiro!

Comentários

Apaixonado por esportes em geral, Daniel Barud expõe seu ponto de vista sobre o mundo do futebol. Natural de Volta Redonda, interior do Rio de Janeiro, Daniel pretende se formar em jornalismo e ser comentarista esportivo.