Série B: Rodada 37

  • por Daniel Barud
  • 7 Anos atrás

Foi finalizada neste fim de semana, dias 22 e 23, a 37ª rodada da Série B, que teve dez jogos movimentando a tabela de classificação. Muita coisa foi definida.

Na parte de cima da tabela, o Sport se juntou a Palmeiras e Chapecoense no grupo dos que estarão na Série A 2014. Na parte de baixo, o Paysandu perdeu e está praticamente na Série C do ano que vem, junto com ASA e São Caetano.

Dois jogos abriram a rodada na sexta: o Figueirense enfrentou o ASA, enquanto o Joinville recebeu o América-MG. No sábado, oito jogos:

Icasa x Chapecoense
Oeste x Atlético-GO
Boa Esporte x Sport
ABC x Avaí
Palmeiras x Ceará
Guaratinguetá x Paraná
Paysandu x Bragantino
São Caetano x América-RN

Figueirense x ASA

Em Florianópolis, no estádio Orlando Scarpelli, o Figueirense, até então sexto colocado, enfrentou o ASA, lanterna da Segundona e já rebaixado matematicamente. Com gols de Pablo e Éverton Santos (de cabeça), os donos da casa venceram por 2×0 e seguem na briga por uma vaga no G-4.

Joinville x América-MG

Na Arena Joinville, o Joinville, oitavo colocado, recebeu o América-MG, sétimo. O time mineiro ainda tinha chances de chegar ao G-4, diferentemente dos catarinenses. Mas não conseguiu o triunfo. Com gols de Fernando Viana, de cabeça, e Vitor Hugo, contra, o JEC venceu de virada o Coelho por 2 a 1. O América-MG descontou com César Lucena (cabeça).

Icasa x Chapecoense

Em Juazeiro do Norte, no estádio Romeirão, o Icasa, quarto colocado, recebeu a Chapecoense, vice-líder, em busca de uma vitória para manter o sonho do acesso à Série A. Aos catarinenses, já com a vaga na elite do futebol brasileiro garantida, restava cumprir tabela. Com gols de Bruno Rangel e de Paulinho Dias, a Chape venceu por 2 a 1, deixando o Verdão do Cariri com poucas chances de entrar no G-4 na última rodada. Chapinha descontou para o Icasa.

Oeste x Atlético-GO

Em Itápolis, no estádio dos Amaros, o Oeste duelou contra o desesperado Atlético-GO. Os paulistas estavam somente cumprindo tabela, já que não corria riscos de ser rebaixado, nem entrar no G-4. Melhor para o Dragão, que, mesmo saindo perdendo com um gol contra, virou, venceu por 4 a 2 e pulou para a 17ª colocação.

Boa Esporte x Sport

Em Varginha, no sul de Minas, no estádio do Melão, o Boa Esporte, até então 11º colocado, enfrentou o Sport, terceiro. O Leão, diferentemente dos donos da casa, poderia subir para a Série A do próximo ano. E foi o que aconteceu. Em uma tarde inspirada de Marcos Aurélio, que marcou dois gols, o Leão da Ilha venceu por 3 a 2 e, com a ajuda de outros resultados, selou o acesso. Neto Baiano também deixou o seu; Éder Lima e Luiz Paulo marcaram para o time mineiro.

ABC x Avaí

No Frasqueirão, em Natal, o ABC, 15º colocado, recebeu o Avaí, em nono na tabela. Para os catarinenses, restava cumprir tabela. Já para o ABC, uma vitória afastaria de vez a zona de rebaixamento do clube. Com gol de Erick Flores, o time da casa venceu por 1×0 e pulou para 14°.

Palmeiras x Ceará

Em Campo Grande, no estádio Pedro Pedrossian, o Palmeiras, já campeão, recebeu o Ceará, quinto colocado. Era a entrega da taça para os paulistas. Para os cearenses, uma vitória deixaria grandes as chances para entrar no G-4 e subir para a Primeira Divisão. O Vozão até abriu o placar, com Magno Alves, mas sofreu a virada e perdeu por 4 a 1, com gols de Eguren, Charles, Alan Kardec (pênalti) e Leandro. A última rodada decidirá se o Ceará continua ou não na Segundona no ano que vem.

Palmeirenses comemoram o gol de empate do Verdão, marcado por Eguren (Foto: Fernando da Mata)

Guaratinguetá x Paraná

Em Guaratinguetá, o Guará, 16º colocado, recebeu o Paraná, décimo, em um jogo com objetivos distintos. Para os paranaenses, restava cumprir tabela. Para os paulistas, a vitória era essencial para fugir do Z-4. Com gols de Luisinho (3) e Moacir, o Paraná venceu por 4 a 3. Juninho e Alex Afonso (2) marcaram para os mandantes.

Paysandu x Bragantino

No estádio Mangueirão, o desesperado Paysandu, décimo oitavo colocado, recebeu o Bragantino, que não tinha mais pretensões. O Papão precisava urgentemente da vitória. Melhor para os paulistas, que, com gol de Lincom, venceu por 1×0 e deixou o Paysandu virtualmente na Série C do ano que vem. Os paraenses precisam vencer o Sport por seis gols de diferença fora de casa e torcer por um empate entre Altético-GO e Guarantinguetá na Segundona do ano que vem. Quase impossível.

São Caetano x América-RN

Em São Caetano do Sul, no estádio Anacleto Campanella, o São Caetano, vice-lanterna e já rebaixado, recebeu o América-RN. Giancarlo e Pedro Carmona marcaram para o Azulão; Adriano Pardal e Wanderon descontaram para o Mecão.

Última rodada:

Todas as partidas serão realizadas às 16h20 do próximo sábado, dia 30. Confira os jogos:

ASA x São Caetano
América-MG x ABC
Avaí x Boa Esporte
Chapecoense x Palmeiras
Ceará x Joinville
América-RN x Oeste
Paraná x Icasa
Atlético-GO x Guaratinguetá
Bragantino x Figueirense
Sport x Paysandu

SÉRIE C:

Neste domingo, dia 24, em São Luiz-MA, no estádio Castelão, o Sampaio Corrêa recebeu o Santa Cruz para a disputa da primeira partida da final do Brasileirão Série C. Com o Castelão lotado, o jogo foi morno, sem alterações no placar: 0 a 0. A decisão do título da Terceirona ficará para o jogo de volta, no Arruda, no domingo, às 17h (horário de Brasília). Para o Tubarão, restará a vitória ou empate com gols para ficar com o titulo. Um empate por 0x0 leva a decisão para os pênaltis.

O placar do Castelão não mudou durante o jogo (Foto: Clarissa Carramilo/G1)

Comentários

Apaixonado por esportes em geral, Daniel Barud expõe seu ponto de vista sobre o mundo do futebol. Natural de Volta Redonda, interior do Rio de Janeiro, Daniel pretende se formar em jornalismo e ser comentarista esportivo.