Campeonato Equatoriano sofre alterações

  • por Gustavo Ribeiro
  • 7 Anos atrás
Foto: Reprodução - Federação equatoriana de futebol

Foto: Reprodução – Federação equatoriana de futebol

Nesta terça-feira, 17, a Federação Equatoriana de Futebol anunciou o sistema de disputa do Campeonato Equatoriano de 2014. A mudança se dá por causa da Copa do Mundo, que fará o campeonato ser paralisado por um mês.

Ao contrário das últimas temporadas, quando o campeão do primeiro turno enfrentava o campeão do segundo turno em uma final para definir o campeão, em 2014, o campeão será a equipe que somar mais pontos durante todo o ano. Outra a mudança é o sistema de classificação para as competição internacionais. Os três primeiros colocados se classificam para a Libertadores, enquanto o campeão, o quarto, o quinto e o sexto colocado se classificarão para a Copa Sul-americana.

Caso os dois primeiros colocados terminem o campeonato com a mesma pontuação, haverá uma partida extra para definir o campeão.

Mesmo com algumas mudanças, o campeonato continuará com 12 clubes e suas 44 RODADAS. O campeonato continuará com suas duas fases. Na primeira, que começa no dia 26 janeiro e vai até 11 de maio, os clubes se enfrentam em jogos de ida e volta. O mesmo acontece na segunda fase, que vai de 10 de agosto até 7 de dezembro.

É inacreditável um campeonato com 12 clubes ter 44 rodadas. Esse número absurdo de jogos só faz a competição perder em atratividade e nível técnico, já que o nível de desgaste dos jogadores é enorme e os clubes não tem condições financeiras de montar um elenco numeroso e de qualidade. As temporadas anteriores, que também contavam com 44 rodadas, tinham, em geral, a final entre os dois campeões de turnos como diferença para a próxima, (na última edição ela não ocorreu, pois o Emelec ganhou os dois turnos tornando-se campeão direto), o que ao menos garantia emoção no final do torneio. 

A Primeira B, Segunda Divisão do Campeonato Equatoriano, continua com o sistema com duas fases, cada uma com 22 rodadas. Os dois primeiros colocados na tabela acumulada sobem para a Primeira Divisão, enquanto os dois últimos descem para a Terceira.

Comentários

Projeto de jornalista, mineiro, 20 anos. Viu que não tinha muito futuro dentro das quatro linhas e resolveu trabalhar dando seus pitacos acompanhando tudo relacionado ao futebol, principalmente quando a pelota rola nas canchas dos nossos vizinhos sul-americanos. Admirador do "Toco y me voy" argentino, também escreve no Sudaca FC e tem Riquelme e Alex como maiores ídolos.