Campeonatos nacionais Sul-americanos em reta final

  • por Gustavo Ribeiro
  • 5 Anos atrás
Foto: Reprodução - Campeonatos Sul-americanos

Foto: Reprodução – Campeonatos Sul-americanos

Enquanto os campeonatos nacionais europeus estão no começo, na América do Sul a maioria já está no final. Alguns já definidos, como é o caso no Paraguai e no Equador (além do nosso Brasileirão), e outros pegando fogo em suas últimas rodadas, como no Chile, Uruguai, Argentina e Colômbia. Vamos mostrar como estão esses campeonatos e quais times brigam pelo título ou por vagas na Libertadores do ano que vem. 

ARGENTINA 

A conclusão da última rodada deveria ter ocorrido no fim de semana, mas a AFA decidiu adiar os jogos dos times que brigam pelo título, já que o Lanús, um desses times, tem a final de Copa Sul-americana nessa quarta-feira. Assim, os jogos restantes da última rodada serão realizados no dia 15, quando o vice-líder, Lanús, enfrenta o quarto colocado, Newell’s – enquanto o líder San Lorenzo recebe o terceiro colocado Vélez. O San Lorenzo tem 32 pontos, enquanto as outras três equipes na disputa têm 30 pontos cada.

Vélez (supercampeão argentino), Newell’s (campeão do Torneo Final), Arsenal (campeão da Copa Argentina) e Lanús (melhor argentino na Copa Sul-americana) já estão garantidos na Copa Libertadores do próximo ano. A última vaga será do Campeão do Torneo Inicial se for o San Lorenzo, já que os outros times que brigam pelo título já estão garantidos. Se Newell’s, Vélez ou Lanús conquistarem o título, a última vaga vai para o River Plate, pela pontuação durante todo o ano. 

BOLÍVIA 

Na Bolívia, faltando duas rodadas para o fim do Apertura, o Bolívar lidera com 40 pontos, um a mais que o vice-líder The Strongest. O Campeão do Apertura garante vaga na próxima Libertadores. Porém, em caso de título do Bolívar, a vaga ficaria com o vice-campeão, já que o Bolívar é o atual campeão do Clausura e já tem vaga assegurada na competição continental. Outro clube que já está assegurado na competição mais importante do continente é o Oriente Petrolero, vice-campeão do Clausura. 

CHILE 

No Chile, o Apertura terminou empatado. Universidad Católica e O’higgins terminaram ambos com 39 pontos e, com isso, haverá um jogo de desempate para definir o campeão. A partida será realizada hoje no estádio Nacional de Santiago. O Campeão garante vaga na Libertadores. Outro clube já garantido na competição continental é a Unión Española, campeão do Torneo Transición no primeiro semestre.

Para definir o outro classificado para a Copa Libertadores, será disputada uma Liguilla, onde o segundo colocado enfrenta o quinto e o terceiro enfrenta o quarto. Hoje, os classificados para a Liguilla são Unión Española, Universidad de Chile e Palestino. O outro clube sairá do perdedor do jogo desempate entre Católica e O’higgins. 

COLÔMBIA 

Depois de fase todos contra todos e dos quadrangulares, a Liga Postobon II já tem seus finalistas definidos: são Atlético Nacional e Deportivo Cali. O primeiro foi líder do Grupo A e pode conquistar seu terceiro título na temporada, enquanto o segundo foi líder do Grupo B e tentará acabar com o domínio dos Verdolagas. 

O Atlético Nacional já está garantido na Copa Libertadores do próximo ano como campeão da Liga Postobon I e, por isso, o Deportivo Cali também se garantiu na competição continental. O terceiro colombiano na Libertadores será o Santa Fe – que terá que disputar a primeira fase, a chamada Pré-Libertadores.

EQUADOR 

O Campeonato Equatoriano já terminou e já temos tudo definido. O Campeão Emelec já esta garantido na próxima Copa Libertadores junto com Independiente del Valle e Deportivo Quito. 

PARAGUAI 

No Paraguai, o Clausura já terminou e já temos tudo definido. O Campeão Cerro Porteño já está garantido na Libertadores de 2014, junto com o Nacional, campeão do Apertura, e Guaraní, melhor pontuação na tabela anual. 

PERU 

Neste final de semana, tivemos o primeiro jogo da final do Campeonato Peruano entre Real Garcilaso e Universitario, que terminou com vitória da Máquina Celeste por 3×2 sobre o Universitario. O jogo de volta será no próximo dia 15, no estádio Monumental. Ambos já estão garantidos na próxima Copa Libertadores junto com o Sporting Cristal – que, além dos dois campeões, foi o time de melhor desempenho na temporada. 

URUGUAI 

Faltando uma rodada para o fim do Apertura, temos três times brigando pelo título. O River Plate lidera com 30 pontos, empatado com o vice-líder Nacional. Logo atrás, na terceira posição, vem o Danubio, a surpresa da competição, com 29 pontos. O Nacional joga em casa contra o Fénix, enquanto o River Plate sai para enfrentar o Defensor Sporting. O Danubio, que não depende só de si para conquistar o título, sai para enfrentar o Sud América. 

Para a Libertadores de 2014 já temos todos os classificados. O atual campeão Peñarol e o vice Defensor Sporting já estão garantidos na fase de grupos, enquanto o Nacional, pela pontuação no ano, terá que disputar a Pré-Libertadores. 

VENEZUELA 

Faltando apenas uma rodada para o fim do Apertura, o Mineros de Guayana lidera com 35 pontos, dois a mais que Zamora e Deportivo Anzoátegui, segundo e terceiro colocados, respectivamente. O quarto colocado Caracas, com 32 pontos, também tem chances de ser campeão. 

Para a Libertadores, já estão definidos os três classificados. Zamora e Deportivo Anzoátegui, campeão e vice da temporada 2012/2013, além do Caracas, que jogará a Pré-Libertadores por ter a melhor campanha entre os demais clubes.

Comentários

Projeto de jornalista, mineiro, 20 anos. Viu que não tinha muito futuro dentro das quatro linhas e resolveu trabalhar dando seus pitacos acompanhando tudo relacionado ao futebol, principalmente quando a pelota rola nas canchas dos nossos vizinhos sul-americanos. Admirador do "Toco y me voy" argentino, também escreve no Sudaca FC e tem Riquelme e Alex como maiores ídolos.