Fundado em 28 de junho de 1945, o Monterrey surgiu a partir de uma congregação de futebolistas amadores da cidade de Nuevo León – com o objetivo de fundar um clube para representar a cidade no futebol profissional do México.
Como chegou ao Mundial
Como campeão da temporada 2012/2013 da Liga dos Campeões da Concacaf, o Monterrey fará sua terceira participação consecutiva no Mundial Interclubes. Em dez jogos, a equipe mexicana venceu oito e empatou dois, marcando 26 gols e sofrendo apenas cinco.
A campanha de “Los Rayados” Monterrey na Liga dos Campeões da Concacaf:
Monterrey 5 x 0 Chorrillo (PAN)
Municipal (GUA) 0 x 1 Monterrey
Monterrey 3 x 0 Municipal (GUA)
Chorrillo (PAN) 0 x 6 Monterrey
Xelajú (GUA) 1 x 3 Monterrey
Monterrey 1 x 1 Xelajú (GUA)
Los Angeles Galaxy (USA) 1 x 2 Monterrey
Monterrey 1 x 0 Los Angeles Galaxy (USA)
Santos Laguna (MEX) 0 x 0 Monterrey
Monterrey 4 x 2 Santos Laguna (MEX)
O atual momento do Monterrey
Sem atuar em jogos oficiais desde 09/11, o Monterrey vive um momento instável. A equipe ficou na 11ª colocação e não conseguiu classificação entre os oito primeiros colocados para as fases decisivas da Liga MX.
A má campanha no Campeonato Mexicano resultou na saída de Victor Vucetich no final de agosto, após quatro anos no comando do clube, com a conquista de muitos títulos. Desclassificado da Liga MX, seu sucessor, José Guadalupe Cruz, tem o Mundial Interclubes como seu grande desafio.
A provável formação tática
A equipe deve atuar num 4-4-2 no seu jogo de estreia, não fugindo muito das suas principais características – marcação forte e ataque pelas laterais. A formação deve variar para um 3-5-2 conforme a situação de jogo e a força do adversário.
O principal jogador é o chileno Humberto Suazo. O faro de gol faz do chileno o nome mais importante da equipe. O argentino Cesar Delgado é outro jogador experiente que também se destaca como goleador.
Opinião Doentes por Futebol
Apesar de viver um momento instável, a equipe mexicana é a favorita contra os donos da casa em sua estreia. O problema está na ausência de jogos no último mês, quebrando o ritmo de competição da equipe.
Caso passe pelo Raja Casablanca, a equipe irá enfrentar o Atlético-MG, que é o favorito para chegar à final do Mundial Interclubes 2013.