No último final de semana, um dos últimos invictos da temporada europeia sofreu sua primeira derrota. Desfalcado do machucado Messi, o Barcelona caiu diante do Athletic de Bilbao pela 15ª rodada do Campeonato Espanhol e viu a invencibilidade de 14 jogos ir por água abaixo. Na quarta-feira foi a vez do poderoso Paris Saint-Germain ser surpreendido pelo modesto Evian e perder uma invencibilidade de 15 jogos na Ligue 1. Diante destes fracassos, resolvemos listar os clubes ainda imbatíveis nos 55 campeonatos nacionais da Europa.
Bayern de Munique – (12 vitórias e 2 empates)
Líder com 38 pontos, quatro à frente do vice-líder Bayer Leverkusen, O Bayern de Pep Guardiola segue invicto na Alemanha. São doze vitórias e apenas dois empates (Freiburg e Leverkusen) nas primeiras quatorze rodadas da Bundesliga. Mais três rodadas sem perder e o atual campeão europeu fechará o 1º turno imbatível. Alguém duvida?
Olympiakos – (12 vitórias e 1 empate)
Na Grécia, o Olympiakos segue de braçada rumo à conquista de seu tetracampeonato nacional com uma campanha de respeito. Até aqui, em treze rodadas, são doze vitórias e apenas um empate (0x0 com o Panaitolikos, na quinta rodada). Mais que a invencibilidade, impressiona o ataque com 41 gols marcados, média de 3,15 por jogo, e a defesa que sofreu apenas 4 gols (média de 0,31 por partida). Com uma campanha como essa, fica difícil não apostar no quarto título seguido do clube grego ao fim da temporada.
Sparta Praga – (13 vitórias e 3 empates)
Vamos buscar mais um invicto na Europa na República Tcheca. O Sparta Praga lidera o campeonato nacional com 42 pontos, obtidos nas treze vitórias e três empates (Viktoria Plzen, Slovan Liberec e Sigma Olomouc) que renderam um turno de invencibilidade na campanha até aqui. Com o melhor ataque e melhor defesa da competição e estando cinco pontos à frente do Viktoria Plzen, o Sparta Praga briga pelo título que não vem desde 2009-2010.
Celtic – (10 vitórias e 3 empates)
Na Escócia, o Celtic segue rumo ao tricampeonato. Sem a companhia do grande rival Rangers, hoje na 3ª divisão escocesa, o time verde e branco lidera a Premier League nacional com dez vitórias e três empates, somando 33 pontos contra 28 do segundo colocado, Inverness CT.
Steaua Bucareste – (9 vitórias e 4 empates)
Por fim, fecharemos com duas equipes que seguem invictas na temporada, porém não lideram seus campeonatos. É o caso do Steaua Bucareste, da Romênia, que ocupa a segunda colocação no campeonato com uma invencibilidade de 13 partidas: com nove vitórias e quatro empates. Importante ressaltar que o líder do campeonato, o Astra Giurgiu, lidera com 35 pontos, quatro a mais que o Steaua, só que com dois jogos a mais realizados: 15 contra 13.
Roma – (10 vitórias e 4 empates)
Fechando a conta dos sete imbatíveis na Europa, temos a Roma. Depois de quebrar o recorde no Calcio, enfileirando 10 vitórias consecutivas, o time da capital italiana empatou seus últimos quatro jogos, acarretando a perda da liderança do campeonato para a bicampeã Juventus, que, coincidentemente, conquistou o título de forma invicta na temporada 2011-2012. Será que a Roma pode repetir o feito da Velha Senhora?