Pela primeira vez, Brasileirão fica sem cariocas ou paulistas no “pódio”

Jogadores do Cruzeiro comemoram título. (Foto: Pedro Vilela/Reuters)

Jogadores do Cruzeiro comemoram título.
(Foto: Pedro Vilela/Reuters)

Terminado o Campeonato Brasileiro da Série A de 2013, um fato raro e curioso pôde ser visto na tabela de classificação: sete estados nas sete primeiras posições. Nada mal para um campeonato disputado por equipes de nove estados (só Pernambuco e Santa Catarina não ficaram entre os sete).

Além disso, pela primeira vez na história nenhum carioca ou paulista se posicionou entre os três primeiros colocados. O melhor carioca, o Botafogo, foi quarto, enquanto o melhor paulista, o Santos, terminou na sétima colocação.

A última vez que Rio ou São Paulo não ficaram com uma das duas primeiras colocações foi no já longínquo ano de 1988, quando o Internacional foi derrotado pelo campeão Bahia. Aliás, isso aconteceu apenas duas vezes na “era moderna” do campeonato brasileiro, iniciada em 1971. Em 1975, o mesmo Internacional foi campeão em cima do Cruzeiro.

Antes de 2013, o Cruzeiro tinha sido o último campeão de “fora do eixo”, no ano de 2003. Neste século, apenas o Atlético Paranaense tinha conseguido o feito, em 2001. Em pontos-corridos, portanto, os mineiros são os únicos campeões além de cariocas e paulistas.

Outras estatísticas

– Em 1979, oito estados diferentes ocuparam as oito primeiras colocações: Internacional (RS), Vasco (RJ), Coritiba (PR), Palmeiras (SP), Operário (MS),  Cruzeiro (MG), Goiás (GO) e Vitória (BA) foram os melhores.

– No ano de 1992, os sete primeiros foram cariocas ou paulistas: Flamengo, Botafogo, Bragantino, Vasco, São Paulo, Corinthians e Santos ocuparam as primeiras posições.

– No ano seguinte, os paulistas ficaram com cinco das seis primeiras posições: Palmeiras (1º), Corinthians (3º), São Paulo (4º), Santos (5º) e Guarani (6º). O baiano Vitória foi o segundo.

– Em 1994, os três primeiros foram paulistas: Palmeiras, Corinthians e Guarani.

– A última vez que cinco estados diferentes dividiram as cinco primeiras posições foi em 2010: Fluminense (RJ), Cruzeiro (MG), Corinthians (SP), Grêmio (RS) e Atlético (PR) foram os lideres.

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.