Revelações do futebol sul-americano em 2013

  • por Gustavo Ribeiro
  • 6 Anos atrás

O futebol sul-americano é um celeiro de craques. Quando e onde menos se espera, surge um jovem talento. E em 2013, a história não foi diferente, e como nossos dirigentes ainda são inexperientes na arte de garimpar bons talentos em nossos vizinhos, resolvemos eleger 20 jogadores que se destacaram em seus campeonatos para você ficar de olho.

Lucas Olaza – lateral esquerdo

Foto: tenfield - Lucas Olaza

Foto: tenfield – Lucas Olaza

Lucas Olaza é uma das revelações do futebol uruguaio em 2013. Com apenas 19 anos, vem sendo destaque do River Plate, líder do Apertura. Revelado nas categorias de base do próprio clube, esteve também no Mundial sub-20 deste ano defendendo a seleção uruguaia. Olaza se destaca pela ofensividade e pela boa qualidade de passe e cruzamento, além de finalizar bem de fora da área. No Apertura 2013, já são 6 gols e uma assistência.

Néstor Duarte – zagueiro

Foto: Depor - Néstor Duarte

Foto: Depor – Néstor Duarte

Titular absoluto do Universitario na conquista do Campeonato Peruano, Néstor Duarte, de 23 anos, se mostra um zagueiro seguro, bom na bola área e com velocidade acima do normal para jogadores da posição. O primeiro grande momento de Duarte foi na Libertadores sub-20 de 2012, quando foi um dos principais destaques do Universitario na conquista. Duarte também já foi convocado para defender a seleção peruana nas Eliminatórias. O jovem vai estar na Copa Libertadores de 2014, onde poderemos analisá-lo melhor.

Stefan Medina – lateral direito 

Foto: futbolred - Stefan Medina

Foto: futbolred – Stefan Medina

Revelado nas canteras do Atlético Nacional, o lateral de 21 anos foi um dos destaques no ótimo ano da equipe colombiana, que conquistou os três títulos nacionais da temporada. Ótimo no apoio ao ataque, Medina deixa a desejar um pouco na defesa, tanto que o técnico Osorio arma o time com três zagueiros e o escala como ala. Medina também já jogou de volante em algumas oportunidades. Além do clube, Medina também defendeu a seleção colombiana em alguns jogos das Eliminatórias Sul-americanas.

Guillermo Celis – volante

Foto:Futbolred - Guillermo Celis

Foto:Futbolred – Guillermo Celis

Guillermo Celis tem 20 anos e em sua primeira temporada como profissional, foi um dos destaques do Atlético Junior na Liga Postobon, da Colômbia. Celis subiu para o time profissional a pedido do técnico Miguel Ángel López e aos poucos foi ganhando seu espaço. Mesmo não sendo titular, até por conta da pouca idade e experiência, deixou boa impressão quando esteve em campo. Volante de boa marcação e ótima qualidade no passe, Celis foi titular em 7 jogos no campeonato colombiano e marcou um gol.

César Fuentes – volante 

Foto: Futbolred - César Fuentes

Foto: Futbolred – César Fuentes

Com apenas 20 anos, Fuentes participou de forma decisiva no título histórico chileno do O’higgins neste ano. Um dos pilares do time, o volante se destaca pela ótima qualidade no passe e pela marcação forte. Fuentes também disputou e foi um dos destaques da seleção chilena no Mundial e no Sul-americano sub-20.

Lucas Romero – volante

Foto: yahoo Deportes - Lucas Romero

Foto: yahoo Deportes – Lucas Romero

Volante marcador, mas que se destaca pela qualidade no passe e nos lançamentos longos. No 4-4-2 que o Vélez utilizou durante a temporada, Romero joga de segundo volante com liberdade para ajudar na armação das jogadas. Titular do time na maioria dos jogos no ano, Romero já começa a atrair interesse de clubes da Europa. Lucas Romero também participou do Sul-americano sub-20, defendendo a seleção argentina.

Gil Romero – volante 

Foto: Eldia - Gil Romero

Foto: Eldia – Gil Romero

Volante de marcação e com boa qualidade no passe, Gil Romero, de 20 anos, é um dos destaques do Estudiantes no Torneo Inicial. Revelado nas categorias de base do clube, Romero já está no time profissional desde a temporada passada, mas foi só nessa que conseguiu se firmar como peça importante no time treinado por Mauricio Pellegrino. Com o bom futebol apresentado, Romero teve seu contrato renovado até junho de 2017.

Ángel Romero – atacante 

Foto: radiomanduvira - Ángel Romero

Foto: radiomanduvira – Ángel Romero

Ángel Romero foi um dos destaques no título invicto do Cerro Porteño no Clausura. Revelado na base do clube, só foi utilizado com frequência nessa temporada, com a chega de Francisco Arce no comando técnico. Atacante rápido e de boa finalização, Ángel já vem sendo convocado para a seleção paraguaia. No Clausura, o atacante de 21 anos marcou 5 gols e deu 2 assistências em 20 jogos disputados.

Allione – meia 

Foto: Olé - Allione

Foto: Olé – Allione

No Vélez desde 2012, o meia Allione, de 19 anos, sempre era reserva, mais um jogador para compor elenco. Mas na última temporada, com a saída de alguns jogadores, acabou se tornando titular absoluto. Meia pela direita, Allione é o tipo de jogador que os treinadores adoram: além de mostrar qualidade no apoio ao ataque, sempre volta para recompor o meio-campo e ajudar na marcação.

Óscar Romero – meia 

Foto: D10 - Óscar Romero

Foto: D10 – Óscar Romero

Assim como seu irmão gêmeo Ángel Romero, Óscar percorreu o mesmo caminho. Revelado na base do Cerro Porteño, onde joga desde os 7 anos, só foi começar a jogar com regularidade com a chega de Arce no comando técnico. Ao contrário do irmão, Óscar atua aberto na meia esquerda. Habilidoso e de boa visão de jogo, disputou 19 jogos no Clausura, marcou 3 gols e deu 5 assistências.

Lucas Allbertengo – atacante 

Foto: Eldia - atacante Albertengo

Foto: Eldia – atacante Albertengo

O Atlético Rafaela terminou o Torneo Inicial na oitava posição, e um dos destaques da boa campanha da equipe foi o atacante Lucas Allbertengo, de 22 anos. Revelado nas categorias de base do clube, Allbertengo estava sendo deixado de lado, mas com a chega do técnico Burruchaga, tornou-se titular absoluto e terminou a competição com 5 gols e uma assistência em 18 jogos. Com as boa atuações, já despertou o interesse de alguns clubes, como o Estudiantes.

Jonathan Rodríguez – Atacante 

Foto: Tenfield - Jonathan Rodríguez

Foto: Tenfield – Jonathan Rodríguez

Atacante de 20 anos, Jonathan Rodríguez foi um dos poucos que conseguiu se salvar na fraca temporada do Peñarol. Atacante rápido, habilidoso e de ótima visão de jogo, já deixou uma ótima impressão em sua primeira temporada no time profissional. No Apertura, disputou 14 jogos, marcou 6 gols e deu 5 assistências. Seu ponto alto na temporada foi quando anotou dois tentos e deu um passe para gol na vitória contra o Nacional por 3×2.

Diego Benítez – atacante

Foto: ecuadoronline - Diego Benítez

Foto: ecuadoronline – Diego Benítez

Aos 25 anos, o atacante uruguaio, foi um dos destaques da Universidad Católica na campanha nada animadora no Campeonato Equatoriano, anotando 9 gols e dando 9 assistências. Atacante rápido e de ótima finalização, já está há duas temporadas no clube, mas só agora vem conseguindo se destacar.

Rodrigo Gómez – atacante 

Foto: Infobae - Rodrigo Gómez

Foto: Infobae – Rodrigo Gómez

Rodrigo Gómez tem 20 anos e essa foi sua primeira temporada como profissional, no Argentinos Juniors. Revelado nas categorias de base do clube, Gómez mostrou ser habilidoso, boa qualidade no passe e faro de gol. No Torneo Inicial, foram três gols e duas assistências em 18 jogos. Na próxima temporada, com o time mais regular para auxiliá-lo, pode se destacar e evoluir ainda mais.

Rodrigo Depetris – atacante 

Foto: Reprodução - Rodrigo Depetris

Foto: Reprodução – Rodrigo Depetris

Rodrigo Depetris é mais um jovem atacante do Atlético Rafaela a se destacar na temporada. Revelado nas categorias de base do clube, só agora, aos 23 anos, conseguiu se destacar. Habilidoso, bom finalizador e de boa visão de jogo, Depetris anotou três gols e deu seis assistências em 17 jogos no Torneo Inicial.

Jonathan Ramis – atacante 

Foto: clubgodoycruz - Jonathan Ramis

Foto: clubgodoycruz – Jonathan Ramis

Na campanha do Godoy Cruz para se livrar do rebaixamento, o uruguaio Jonathan Ramis, de 24 anos, foi uma importante peça. Atacante de movimentação e bastante participativo na criação, Rami deixou uma boa impressão em sua primeira temporada no clube. Ele também já teve passagens pelo Peñarol e pelo futebol chinês, mas sem muito sucesso.

Rubén Farfán – atacante

Foto: Emol - Rubén Farfán

Foto: Emol – Rubén Farfán

Atacante rápido e habilidoso, Farfán já deixou uma ótima impressão em sua primeira temporada na Universidad de Chile. Contratado no meio do ano junto ao Unión La Calera, o atacante de 22 anos, chegou para apenas compor o elenco, mas logo conseguiu vaga no time titular. No 4-3-3, Farfán atua aberto pelo lado direito, onde tem facilidade para chegar à linha de fundo e mostra boa qualidade nos cruzamentos.

Ángel Correa – Meia/atacante 

Foto: Olé - Corre, a revelação do Torneo Inicial

Foto: Olé – Corre, a revelação do Torneo Inicial

A grande revelação do último campeonato Argentino e um dos destaques do San Lorenzo na conquista do título. Habilidoso, driblador, veloz e ótimo finalizador, Correa desperta interesse de grandes clubes europeus, como Atlético de Madrid e Milan. Sua estreia pelo clube foi contra o Newell’s Old Boys, em março, pela sétima rodada do Torneo Final. Nesta temporada, foram 21 jogos, 4 gols e 3 assistências, contando jogos do Torneo Inicial e da Copa Sul-americana.

Juan Delgado – atacante

Foto: Ferplei - Juan Delgado

Foto: Ferplei – Juan Delgado

Atacante de 20 anos, Juan Delgado foi um dos destaques no difícil ano Colo Colo. Revelado nas categorias de base do clube, Delgado estreou no time profissional em 2011, mas logo depois foi integrado ao time B. Mas nessa temporada, com a má fase dos outros atacante, retornou ao elenco principal e deixou uma ótima impressão, principalmente no clássico contra a Universidad de Chile, em que anotou um gol.

Ramiro Cáseres – atacante

Foto: Infobae - Ramiro Cáseres

Foto: Infobae – Ramiro Cáseres

Ramiro Cáseres é mais um dos frutos das canteras do Vélez. Atacante de 19 anos, se destaca pela mobilidade por todo o campo ofensivo e pela qualidade na finalização, além de ser rápido e ter um bom drible. Seu grande momento foi quando marcou os três gols da vitória do Vélez sobre o Rosario Central por 3×2. Na atual temporada foram 18 jogos, 5 gols e uma assistência.

Comentários

Projeto de jornalista, mineiro, 20 anos. Viu que não tinha muito futuro dentro das quatro linhas e resolveu trabalhar dando seus pitacos acompanhando tudo relacionado ao futebol, principalmente quando a pelota rola nas canchas dos nossos vizinhos sul-americanos. Admirador do "Toco y me voy" argentino, também escreve no Sudaca FC e tem Riquelme e Alex como maiores ídolos.