Série B: Rodada 38

  • por Daniel Barud
  • 7 Anos atrás

Éverton Santos comemora o gol do acesso do Figueira (Foto: Luis Moura / Agência Estado)

Acabou. A Série B do ano de 2013 foi finalizada sexta e sábado, dias 29 e 30, com 10 jogos. Foram definidos o último clube rebaixado e a última vaga de acesso à Série A do ano que vem.

Na sexta, três jogos abriram a rodada, com times apenas cumprindo tabela: ASA x São Caetano, América-MG x ABC e Avaí x Boa Esporte. Já no sábado, mais sete jogos às 16:20h, com cinco deles envolvendo as disputas contra o rebaixamento ou da última vaga de acesso: Chapecoense x Palmeiras, Ceará x Joinville, América-RN x Oeste, Paraná x Icasa, Atlético-GO x Guaratinguetá, Bragantino x Figueirense e Sport x Paysandu.

ASA x São Caetano

Em Arapiraca, no estádio Municipal, os já rebaixados ASA e São Caetano se enfrentaram. O time da casa venceu por 1×0 com gol de Lúcio Maranhão, mas permaneceu na lanterna da competição – enquanto o Azulão ficou em penúltimo.

América-MG x ABC

No Independência, em Belo Horizonte, o América-MG recebeu o ABC, ambos também sem pretensão no campeonato. E para finalizar suas participações na Série B desse ano, o placar do não saiu do 0x0.

Avaí x Boa Esporte

Em Florianópolis, na Ressacada, o Avaí e o Boa Esporte terminaram suas campanhas na Segundona de 2013. Com gol de Pablo, o Leão venceu por 1×0.

Chapecoense x Palmeiras

Na Arena Condá, em Chapecó, se enfrentaram Chapecoense e Palmeiras, clubes vice-campeão e campeão da Série B desse ano, respectivamente. E com gol de pênalti do artilheiro Bruno Rangel, a Chapecoense venceu mais uma e terminou a belíssima campanha da Série B desse ano com placar favorável de 1×0.

Jogadores do Verdão do Oeste comemoram o gol de Bruno Rangel (Foto: Aguante Comunicação/Chapecoense)

Ceará x Joinville

No Castelão, o Ceará, com chances de chegar ao G-4, recebeu o Joinville, que apenas cumpria tabela. Porém, os visitantes foram para cima, fizeram 3×0 e eliminaram as chances do Vozão de subir para a Série A – com gols de Marcelo Costa (2) e Francis.

América-RN x Oeste
Cumprindo suspensão com perda de mando imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (por conta das brigas no duelo contra o Ceará), o América-RN jogou com o Oeste no Estádio dos Aflitos pela última rodada. Com gols de Adriano Pardal e Jamerson para o Mecão, e de Arnaldo e Marcos Paraná para o Oeste, o jogo terminou empatado em 2×2.

Paraná x Icasa

No estádio Durival de Britto e Silva, o Paraná enfrentou o Icasa, que ainda tinha chances matemáticas de entrar no G-4. Porém, com gols de Julio Cesar e Rubinho, o Paraná venceu o Verdão do Cariri por 2×0, anulando as chances de acesso do clube cearense.

Atlético-GO x Guaratinguetá

No Serra Dourada, o duelo dos desesperados. O Atlético-GO, 17º colocado, enfrentou o 16º colocado, Guaratinguetá, ambos tentando se salvar da zona da degola. Pior para os paulistas, que perderam por 2×0, com gols de Juninho e Ricardo Jesus (ambos já depois dos 40 minutos do segundo tempo). O Guaratinguetá, assim, está rebaixado para a Série C.

Torcida do Dragão lotou o Serra Dourada para ajudar a fugir do rebaixamento (Foto: O Popular)

Bragantino x Figueirense

Em Bragança Paulista, o Bragantino, sem pretensões, recebeu o Figueirense, que dependia apenas de seu resultado para subir para a Série A. Com um empate por 1×1, o Figueira terminou a Série B desse ano com 60 pontos. Beneficiado pelas derrotas do Ceará e do Icasa, o clube catarinense ficou com a quarta colocação, garantindo-se na disputa da séria A do próximo ano.

Sport x Paysandu

Na Ilha do Retiro, o Sport recebeu o Paysandu. Para escaparem do rebaixamento os paraenses precisavam de uma vitória de pelo menos seis gols de diferença, além de dependerem de um empate entre Atlético-GO e Guará. Porém, o Papão apenas empatou em 0x0 com o terceiro colocado da Série B desse ano e está de volta à Série C, competição que disputou ano passado.

SÉRIE C:

Neste domingo, dia 1º, Santa Cruz e Sampaio Corrêa se enfrentaram no estádio do Arruda, em Recife (PE), pelo segundo jogo da final da Terceirona. No jogo de ida, no Castelão (MA), o placar ficou no 0x0. A vitória para qualquer um dos lados na segunda partida, por qualquer placar, seria suficiente para definir o campeão. O empate com gols daria o título ao time maranhense e novo empate por 0x0 levaria a decisão para os pênaltis. Com gols de Dedé e Caça Rato, a Cobra Cobral venceu o Tubarão por 2×1 e sagrou-se campeã da Série C desse ano. Cleitinho descontou para os maranhenses. Além de Santa Cruz e Sampaio Corrêa, Vila Nova-GO e Luverdense-MT também subiram para a Série B do ano que vem.

Caça-Rato comemora segundo gol na conquista diante do Sampaio Corrêa (Foto: Aldo Carneiro / PE Press)
Comentários

Apaixonado por esportes em geral, Daniel Barud expõe seu ponto de vista sobre o mundo do futebol. Natural de Volta Redonda, interior do Rio de Janeiro, Daniel pretende se formar em jornalismo e ser comentarista esportivo.