Yaya Touré: o futebolista africano de 2013

  • por Rogério Bibiano
  • 7 Anos atrás

Yaya-Toure_Jogador_Africano_2013

Nesta segunda-feira (2), o meio-campista marfinense Yaya Touré foi eleito o Futebolista Africano do Ano de 2013, tradicional prêmio concedido pelo grupo BBC desde 2000 ao melhor jogador do continente.


Indicado pelo quinto ano consecutivo ao prêmio, o marfinense ficou à frente do gabonês Pierre-Emerick Aubameyang (que atualmente está no Borussia Dortmund, mas atuou até metade do ano no Saint-Ettienne), dos nigerianos Victor Moses (atualmente no Liverpool, mas que jogou até a metade do ano no Chelsea), John Obi Mikel (chelsea) e do burkinabé Jonathan Pitroipa (Stade Rennes).

A premiação é uma das mais importantes honrarias individuais do futebol africano e conta com a apreciação de 44 jornalistas especialistas em futebol e tem entre os critérios de votação: habilidade, capacidade técnica, trabalho em equipe, consistência e regularidade e fair-play. A BBC também abre a oportunidade para uma votação popular através do site, cujo resultado desta edição ainda será divulgado pela organização.

Yaya Touré, desta forma, iguala o feito de Didier Drogba, vencedor em 2009, tornando-se o segundo marfinense a vencer. O jogador do Manchester City vem liderando um movimento contra o racismo, cobrando ações de forma mais enérgica por parte da Fifa e das demais confederações de futebol, em especial a Uefa. Em outubro, em jogo válido pela Uefa Champions League, Yaya Touré foi vítima de ofensas raciais por parte dos torcedores russos do CSKA Moscow.

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.