O melhor de Cristiano Ronaldo em 2013

  • por Victor Mendes Xavier
  • 6 Anos atrás

E a Bola de Ouro voltou à casa de Cristiano Ronaldo. Após quatro anos de Lionel Messi, o português do Real Madrid quebra a hegemonia do argentino de maneira merecida, sem deixar margem para dúvidas. Se coletivamente não foi o melhor ano de CR7, individualmente não há o que reclamar: foram 69 gols em 59 jogos, muito deles decisivos, a passagem para a Copa e a artilharia da Liga dos Campeões da UEFA 2012/2013.

Abaixo, as cinco melhores partidas do melhor jogador do mundo no ano de 2013. A lista é subjetiva, com critérios variados. Concordam? Discordam? Deem suas opiniões.

5 – Cristiano Ronaldo x Sevilla, Liga Espanhola 12/13
A quatro dias do primeiro confronto contra o United, decidido por Cristiano Ronaldo, o português não teve pena de uma de suas maiores vítimas desde que chegou à Espanha. Com um hat-trick (um de muitos no ano), ele brilhou na vitória merengue por 4×1. Não bastasse os gols marcados, Ronaldo ainda foi o autor da jogada do primeiro tento, anotado por Karim Benzema.

[youtube id=”2Qoi2IiBuEM” width=”620″ height=”360″]

4 – Cristiano Ronaldo x Barcelona, Copa do Rei 12/13

Cristiano Ronaldo brilhou também no maior clássico espanhol. Em visita ao Camp Nou pelo jogo da volta da semifinal da Copa do Rei, o português foi o principal responsável pela ida dos blancos à final. Com dois gols, sentenciou a classificatória, calou mais uma vez o estádio azul-grená e decretou uma pequena crise no rival. Na final contra o Atlético de Madrid, Ronaldo voltaria a encontrar o caminho das redes, mas o Real sucumbiu ao adversário madrilenho e ficou sem a taça.

[youtube id=”hIWLDCR0sSc” width=”620″ height=”360″]

3 – Cristiano Ronaldo x Juventus, Liga dos Campeões da UEFA 13/14
O confronto contra o atual bicampeão italiano foi complicado. No Santiago Bernabéu, a vitória do Real Madrid por 2×1 teve, mais uma vez, Cristiano Ronaldo como protagonista. Os dois gols às vésperas do primeiro confronto contra o Barcelona na nova temporada tranquilizou o ambiente merengue, ainda que o Barça tenha vencido o superclássico por 2×1, quatro dias depois. Em campo, Ronaldo teve frieza para deixar Buffon para trás no primeiro gol e encheu o pé para vencer o goleiro na cobrança de pênalti. Ele voltaria a vencer Buffon duas semanas depois, no reencontro entre Juventus e Real Madrid que terminou empatado por 2×2.

[youtube id=”tV2UxpxkDE4″ width=”620″ height=”360″]

2 – Cristiano Ronaldo x Irlanda do Norte, Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014
O adversário não foi o mais forte que Cristiano Ronaldo enfrentou. No entanto, exigiu o melhor do selecionado português e por pouco não complicou as pretensões lusitanas de vir ao Brasil na Copa do Mundo, ao terminar o primeiro tempo na frente do marcador. Mas só Portugal tem Cristiano Ronaldo. Em 15 minutos, o que era um pesadelo transformou-se numa bênção. Com um fantástico hat-trick, ele virou a partida para 4×2, passou Eusébio como o segundo maior artilheiro de Portugal de todos os tempos e colocou sua seleção nos playoffs.

[youtube id=”ykIRV1LcPgY” width=”620″ height=”360″]

1 – Cristiano Ronaldo x Suécia, playoffs das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014
A mais fantástica atuação de Cristiano Ronaldo em 2013 (e uma das maiores de sua carreira) aconteceu na Friends Arena, em Solna, Suécia. No jogo decisivo entre Suécia e Portugal, Ronaldo mostrou por que merecia a Bola de Ouro. Após um primeiro tempo apagado, ele resolveu acordar nos minutos finais e mostrar todo o seu arsenal. O hat-trick (mais um, veja só) decretou a classificação portuguesa à Copa do Mundo no Brasil e a vitória individual do camisa sete contra Ibrahimovic, que, é válido mencionar, marcou os dois gols suecos. Após o confronto, já não havia mais dúvidas de que, naquele momento, o melhor jogador de futebol do mundo era Cristiano Ronaldo.

[youtube id=”hNKFNg-5JiE” width=”620″ height=”360″]

Comentários

Jornalista, carioca e apaixonado pela Liga Espanhola desde a época em que Rivaldo, Zidane, Figo e Raúl foram seus professores. Colaborou para o programa [email protected] da Rádio Globo São Paulo falando sobre o futebol do país das touradas. Repórter da Super Rádio Tupi.