O sucessor de Valdés?

  • por Raniery Medeiros
  • 7 Anos atrás
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Após Victor Valdés anunciar que não mais permaneceria no Barcelona para a temporada 2014/2015, encerrando seu ciclo no clube blaugrana, vários nomes foram sondados como prováveis sucessores do atual camisa um “Culé”. Muitos atletas foram especulados no Barça, mas nenhum teve seu nome entoado com tanta força como Marc-André Ter Stegen.

O jovem de apenas 21 anos de idade, que possui uma carreira dedicada ao Borussia Mönchengladbach (clube que defende desde as categorias de base), é a bola da vez pelos lados de Barcelona. Alto, bom no mano a mano e explosivo para defender bolas rasteiras, Stegen já adquiriu confiança de jogador experiente mesmo com a pouca idade.

Seu sucesso veio cedo, ganhando a medalha Fritz Walter. “A Medalha Fritz Walter é uma série de prêmios anuais estabelecidos pela Federação Alemã de Futebol para jovens jogadores de futebol da Alemanha. Concedido pela primeira vez em 2005, é nomeado em homenagem a Fritz Walter, capitão da campeã Alemanha Ocidental na Copa do Mundo FIFA de 1954.” Stegen ganhou o ouro em 2011, superando a disputa contra Matthias Zimmermann e Kevin Volland.

Muitos sites e jornais dão como certa a contratação do alemão para ser o sucessor de Valdés. Tal informação ganhou ainda mais veracidade quando o Gladbach anunciou que o contrato do jogador não seria renovado. “Ele não aceitou nossa oferta para renovar seu contrato e respeitamos sua decisão. Precisamos correr atrás de um novo goleiro para a próxima temporada, enquanto contaremos com Marc para o restante da temporada atual”, afirmou Max Eberl, diretor de esportes do Mönchengladbach.

Sua estreia ocorreu em 2011, na vitória do Gladbach contra o Colônia por 5×1, em partida válida pela 29ª rodada da Bundesliga. Querido pela torcida, até por ser natural da cidade, o arqueiro foi saudar seus fanáticos torcedores após a partida.

Com ótimo posicionamento e aperfeiçoando suas saídas do gol, Marc chega a lembrar o ex-goleiro e campeão mundial pela Alemanha, Bodo Illgner (guardadas as devidas proporções). Sempre fazendo partidas regulares e operando verdadeiros milagres, vem comprovando a boa fase juntamente com o clube e, ao olharmos para a tabela, a 3ª colocação não é nenhum exagero mediante os bons jogos que este jovem e promissor atleta vem fazendo.

Sua frieza chamou a atenção dos treinadores das categorias de base da seleção alemã. Atuou de maneira espetacular em todas as divisões – e em 2012 já havia chegado ao time principal. No entanto, sua estreia não foi nada agradável. Derrota para a Suíça por 5×3 e algumas críticas em função de ter falhado em dois dos gols sofridos .

Porém, se o acordo entre Stegen e Barcelona for realmente confirmado, não há dúvidas de que seria uma ótima aquisição para os catalães. Por sua idade, haverá condições de participar do projeto a longo prazo do qual Zubizarreta tanto fala. O goleiro ganharia notoriedade e força na disputa por uma vaguinha na seleção alemã. Hoje, seu objetivo é estar entre os 23 convocados para o mundial. Com uma transferência para o Barça é possível que o jogador consiga lutar pela titularidade de sua seleção.

Foto: Mundo Deportivo

Foto: Mundo Deportivo

Vejam algumas defesas de Marc-André Ter Stegen:

[youtube id=”disneLzJjkg” width=”620″ height=”360″]

[youtube id=”8HuPU3nJwFo” width=”620″ height=”360″]

[youtube id=”atY_5sT-6hw” width=”620″ height=”360″]

Comentários