Os possíveis substitutos de Falcao na Copa do Mundo

  • por Gustavo Ribeiro
  • 6 Anos atrás
Foto: Elpaís - Falcão é o grande destaque da Colômbia

Foto: Elpaís – Falcão é o grande destaque da Colômbia

De volta a Copa do Mundo depois de 16 anos, a Colômbia já tem um grande problema para resolver antes mesmo de entrar em campo: quem vai substituir Falcao García? O atacante sofreu grave lesão no joelho esquerdo, rompendo o ligamento anterior cruzado durante a partida do Monaco, pela Copa da França. A lesão afastará o atacante dos gramados por pelo menos seis meses – período que inclui a disputa da Copa do Mundo.

Sem seu principal jogador, elegemos algumas opções que o técnico José Pékerman tem para substituir Falcao García:

Carlos Bacca

Foto: Futbolred - Carlos Bacca comemorando um de seus gols

Foto: Futbolred – Carlos Bacca comemorando um de seus gols

O atacante de 27 anos chegou em 2013 ao Sevilla – clube no qual é um dos principais jogadores no Campeonato Espanhol. Mas não é de agora que o jogador, nascido em Puerto Colombia, vem se destacando. Em 2009, depois de seu bom desempenho no Barranquilla, chegou ao Atlético Junior – onde logo mostrou seu faro de gol. No total, foram 64 gols em 118 jogos, conquistando o título do Apertura 2010. Em 2012 se transferiu para o Brugge, da Bélgica. Já na sua chegada à Europa fez 30 gols em 53 jogos e foi eleito o melhor jogador do Campeonato Belga 2012/13. Bacca foi convocado pela primeira vez para a seleção em 2013, depois que começou a fazer sucesso no Sevilla. Centroavante e goleador, Carlos Bacca é uma ótima alternativa para o técnico José Pékerman.

Jackson Martínez

Foto: showdebola - Jackson Martínez

Foto: showdebola – Jackson Martínez

Jackson Martínez é a opção mais natural para substituir Falcao García, já que na própria seleção é o seu reserva imediato. Rodríguez sempre deixou sua marca por onde passou. Tudo começou no Independiente Medellín, destacando-se na conquista do Finalización, em 2009. Com 63 gols em 148 jogos, logo chamou a atenção de times estrangeiros. Em 2010 se transferiu para o Jaguares de Chipas, no México – mantendo as atuações com seu faro de gol apurado. Mas 2012 foi o ano de alavancar a carreira. Com a saída do próprio Falcão García do Porto em 2013, Jackson Martínez foi contrato para ser o substituto de seu compatriota. E até agora vem correspondendo às expectativas. Atualmente é o artilheiro do Campeonato Português com 13 gols em 16 jogos. Desde que chegou ao clube fez 50 gols em 70 jogos.

Adrián Ramos

Foto: futbolred - Adrián Ramos

Foto: futbolred – Adrián Ramos

Em comparação com os demais atacantes citados acima, Adrián Ramos é o que está mais atrás na disputa por uma vaga de titular na seleão. Porém, aos 28 anos, é um dos destaques do Hertha Berlín. Na artilharia da Bundesliga está empatado com Lewandowiski, do Borussia Dortmund – são 11 gols em 17 jogos. Ramos chegou ao clube alemão em 2009, contratado junto ao América de Cali. Mas a atual temporada é, de longe, a sua melhor na Alemanha. Centroavante, Ramos costuma sair da área para tabelar com seus companheiros – o que pode pesar a seu favor na escolha do técnico Pékerman.

Teo Gutiérrez

Foto: rivermillonarios - Teo Gutiérrez

Foto: rivermillonarios – Teo Gutiérrez

Com 28 anos, Gutiérrez chegou ao River Plate na última temporada como a grande contratação. Porém atualmente não vive um bom momento em seu clube e não vive, tecnicamente, a melhor fase de sua carreira. Mesmo assim Teo é titular na seleção colombiana e forma a dupla de ataque titular com Falcão. Com a lesão de seu companheiro, Gutiérrez pode fazer a função de centroavante – assim como já fez em vários momentos de sua carreira.

Dayro Moreno

Foto: elespectador - Dayro Moreno

Foto: elespectador – Dayro Moreno

Convocado para alguns jogos das Eliminatórias, Dayro Moreno aparece como uma boa opção para suprir a ausência de Falcão. Moreno vem de uma ótima temporada com o Millonarios, onde foi artilheiro da Liga Postobon II com 16 gols em 24 jogos. Atacante de referência, Dayro Moreno também coleciona passagens por vários clubes, como Once Caldas, Tijuana, Atlético Paranaense e Steaua Bucareste. Moreno quase sempre é convocado para a seleção, mas pouco entra em campo. Foram apenas três jogos nas Eliminatórias – e em nenhum deles foi escalado de início.

Fredy Montero

Foto: visaodemercado - Fredy Montero

Foto: visaodemercado – Fredy Montero

Atacante de 26 anos, Fredy Montero vem sendo um dos grandes destaques do Sporting na atual temporada. No Campeonato Português, está empatado na artilharia com seu compatriota Jackson Martínez com 13 gols em 16 jogos. Na seleção, pouco é lembrado por José Pékerman, mas com a lesão de Falcão García, aumentam as chances de disputar a Copa no Brasil. Centroavante de referência, que se destaca por sua força física e bom posicionamento, Montero disputou apenas um jogo nas Eliminatórias.

Comentários

Projeto de jornalista, mineiro, 20 anos. Viu que não tinha muito futuro dentro das quatro linhas e resolveu trabalhar dando seus pitacos acompanhando tudo relacionado ao futebol, principalmente quando a pelota rola nas canchas dos nossos vizinhos sul-americanos. Admirador do "Toco y me voy" argentino, também escreve no Sudaca FC e tem Riquelme e Alex como maiores ídolos.