City X Barça: Confronto pela Champions

  • por Doentes por Futebol
  • 7 Anos atrás

IMAGEM DESTACADA

Horário da partida e canais transmissores: http://www.doentesporfutebol.com.br/guiadejogos/

É isso mesmo, Doentes. Logo nas oitavas de final duas das equipes favoritas ao título já se enfrentam. Manchester City X Barcelona promete ser um jogão, por isso, fizemos este especial falando sobre o momento atual das equipes, seus destaques individuais, pontos fortes e fracos. Fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre City e Barça:

.

SEM AGÜERO, MANCHESTER CITY PEGA BARÇA NO PRIMEIRO MATA-MATA DA CHAMPIONS LEAGUE

IMAGEM TOPO CITY

.

Por Bruno Barbosa


A fase oitavas de final da Uefa Champions League 2013/2014 não poderia iniciar mais desafiadora para o Manchester City. No próximo dia 18, o clube inglês enfrentará o Barcelona de Messi no Estádio Etihad, em Manchester, pela partida de ida do mata-mata. O grande problema para os Citizens será a ausência do principal artilheiro da equipe na temporada, o atacante argentino Sérgio Agüero. 

Apontado por alguns especialistas como o melhor clube dentro do território inglês, o City terá sua força testada de forma mais intensa diante dos espanhóis, e o desfecho das duas partidas decisivas irá indicar, mesmo que superficialmente, em qual estágio a equipe do técnico Manuel Pellegrini se encontra em relação aos gigantes da Europa. Será um ótimo teste de nível.

A equipe vem de dois jogos sem vencer na Premier League – revés por 1×0 para o Chelsea e empate em 0x0 contra o Norwich -, algo fora do padrão nesta temporada. Por isso, cresce ainda mais a expectativa sobre como os Citizens chegarão para a partida contra o Barça, como se comportarão psicologicamente se tomarem um gol primeiro e, sobretudo, se conseguirão manter o ritmo forte no momento mais aguardado pelos torcedores do clube na temporada.

O Doentes por Futebol gravará matéria exclusiva direto do estádio Etihad no dia 17 e a publicará na manhã do dia do jogão.

[youtube id=”34qTBr7K6So” width=”620″ height=”360″]

O duelo da volta entre Manchester City e Barcelona acontecerá no dia 12 de março, em Barcelona.


– Momento atual da equipe na Premier League:

Hoje, entre todos os 20 clubes da Premier League, ninguém transmite mais medo aos oponentes do que o Manchester City. E ninguém vence praticando um futebol tão convincente. Os Citizens eram líderes da competição até duas rodadas atrás, mas perderam a ponta – e a invencibilidade de 12 jogos e oito vitórias seguidas – após a derrota por 1×0 para o Chelsea. Depois, ainda empatou em 0x0 com o modesto Norwich City. Em número de gols marcados, entretanto, o City ainda está à frente dos demais com sobra: foram 68 bolas na rede em 25 jogos.

APROVEITAMENTO CITY EM CASA

Em casa, o City tem sido arrasador.
Fonte de dados: premierleague.com


Ao longo da Premier League 2013/2014, o Manchester City vem se mostrando também uma equipe que adora golear. Da coleção, destacam-se os 4×0 sobre o Newcastle, 7×0 diante do Norwich City, 6×0 e 5×1 para cima do Tottenham e 6×3 no Arsenal.

A boa fase vivida pelo time foi reconhecida também por um dos treinadores que menos se dispõe a elogiar adversários: José Mourinho, treinador do Chelsea. Segundo o português, no momento não há condições de comparar o Manchester City com qualquer outro clube da Inglaterra.

“Eles são a equipe que foi feita para ganhar. Esmaga todos os adversários”, disse Mourinho, antes de enfrentar os Citizens pela Premier League, no último dia três.


– Momento atual da equipe na Uefa Champions League:

Se o destino não foi muito gentil com o Manchester City por fazê-lo encarar o Barcelona logo nas oitavas de final da maior competição de clubes da Europa, na fase de grupos o cenário também não foi dos mais tranquilos. No grupo D, os Citizens tiveram que trocar figurinhas com o poderoso Bayern de Munique, atual campeão Alemão, da Copa da Alemanha, Europeu e Mundial.

No primeiro jogo entre os dois, na Inglaterra, vitória alemã por 3×1. No returno, desta vez na casa dos bávaros, troco dos ingleses e triunfo por 3×2 de virada. No final das seis rodadas, entretanto, a primeira posição do grupo ficou com o Bayern, que, apesar de ter somado os mesmos 15 pontos dos Citizens, acumulou melhor saldo de gols no confronto direto.


– Destaques individuais:


Sérgio Agüero

DADOS AGUERO

O argentino é o craque da equipe na temporada. Tem uma excelente média de gols e ainda contribui servindo os companheiros.
Fonte de dados: transfermarkt.co.uk

Yaya Touré

Mais uma ótima temporada do polivalente volante.

Mais uma ótima temporada do polivalente volante.
Fonte de dados: transfermarkt.co.uk


 Jesús Navas

DADOS NAVAS

Fonte de dados: transfermarkt.co.uk


– Pontos fortes

O técnico chileno Manuel Pellegrini tem um exército de jogadores ofensivos de causar inveja a qualquer esquadrão do mundo, e essa liberdade de poder trocar peças de ataque sem perder o poder de fogo é um ponto forte dos Citizens.

Além disso, o ótimo sistema de frente, composto por Agüero (28 gols em 27 jogos na temporada), Edin Dzeko (17 em 29) e Negredo (23 em 33), é turbinado a todo momento pelo habilidosíssimo Jesús Navas, atuando pela ponta direita, além, claro, pela incontestável qualidade ofensiva do meio-campo Yaya Touré. Isso sem citar o estrago que pode fazer David Silva, responsável por 12 assistências para gols na temporada. Não à toa, o City é o dono disparado do melhor ataque da Premier League e equipe favorita ao título.



– Pontos fracos

O sistema defensivo do Manchester City está longe de ser horroroso – apesar de, até o momento, ser o segundo clube mais vazado entre os cinco primeiros do Campeonato Inglês. Porém, até pela imensa dificuldade em enxergar algum ponto fraco do meio para frente, se há algo negativo é a ligeira dificuldade em escapar de fortes marcações adversárias, como aconteceu na derrota para o Chelsea.

Levar gols em casa é muito perigo nesta fase eliminatória da Champions League. E o City costuma ser vazado todo jogo, isso pode custar a vaga num eventual desempate, pois um dos critérios é o de gols marcados fora de casa.

Levar gols em casa é perigoso nesta fase eliminatória da Champions League. E o City costuma ser vazado quase todo jogo, isso pode custar a vaga num eventual desempate, pois um dos critérios é o de gols marcados fora de casa.
Fonte de dados: premierleague.com


Além disso, será preciso lidar com o desfalque de Sérgio Agüero.

.

COM O RETORNO DE NEYMAR, BARÇA ENFRENTA ADVERSÁRIO INDIGESTO FORA DE CASA:

TOPO BARÇA

.

Por Victor Mendes Xavier

.

– Momento da equipe na Liga Espanhola:


Ao vencer o Sevilla por 4×1 na Andaluzia, o Barcelona recuperou a liderança uma semana após perdê-la. Mas como há muito tempo não se vê na Espanha, o equilíbrio é a tônica da atual edição do campeonato espanhol. Com 57 pontos, Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid estão empatados no topo da liderança, com o azulgrenás ficando no topo da tabela graças aos critérios de desempate. Nos confrontos diretos contra os rivais, o Barça não decepcionou: derrotou o Real Madrid por 2×1 no Camp Nou e empatou por 0x0 no Vicente Calderón.

O Barça é o visitante mais indigesto do campeonato espanhol, juntamente com o Real Madrid, apenas perdeu um jogo fora de casa.

O Barça é o visitante mais indigesto do campeonato espanhol, juntamente com o Real Madrid, apenas perdeu um jogo fora de casa. Fonte de dados: transfermarkt.co.uk


No entanto, após um primeiro turno de ouro, a equipe comandada por Gerardo Martino não conseguiu manter a regularidade e começou o segundo turno sob dúvidas no aspecto técnico. Em quatro jogos, o time venceu dois jogos, empatou um e perdeu o outro. Em campo, o Barcelona parece outro em relação à equipe que parecia estar contornando os erros passados. Os problemas defensivos reapareceram com maior gravidade e o jogo vertical que Martino havia recuperado sumiu.

A boa notícia para a torcida visando os confrontos contra o City é o confirmado retorno de Neymar. Ele volta a campo nesta quarta-feira contra a Real Sociedad, no jogo da volta da semifinal da Copa do Rei, após uma torção no tornozelo. Com certeza, o brasileiro é a arma de Martino para melhorar o jogo catalão. Messi continua longe da forma ideal, mas o poder de decisão está intacto: contra o Sevilla, o argentino marcou dois belos gols e deu uma assistência para Alexis Sánchez marcar, ajudando os blaugranas a virarem uma sempre complicada partida contra o Sevilla no Pizjuán.

Se o Barcelona não é o mesmo da versão que encantou e dominou o mundo há alguns anos, a equipe continua tendo armas únicas para derrotar o Manchester City e avançar de fase na Liga dos Campeões.

.

– Momento da equipe na Uefa Champions League:

O Barcelona não teve muitas dificuldades para garantir sua vaga às oitavas de finais. Na fase de grupos, a equipe venceu quatro jogos, empatou um e perdeu outro – para o Ajax, na Holanda. Nos confrontos contra o Milan, segundo colocado do grupo, à parte dos 30 minutos iniciais do confronto em Milão, o time de Gerardo Martino não passou por muitos apuros. 

A vitória por 3×1 no Camp Nou, com ótima atuação de Neymar e dois gols de Messi, praticamente garantiu o primeiro lugar aos azulgrenás. Com seis gols, Messi terminou como o artilheiro do time. E detalhe: ele disputou apenas três partidas. Messi e Liga dos Campeões é uma união quase perfeita.

MESSI NA UCL

Mesmo em má fase, Messi continua letal quando entra em campo pela Uefa Champions League.ss

.

.– Destaques individuais:

.

Lionel Messi

DADOS MESSI

Números ótimos para qualquer mortal, porém, Messi é “vítima” de seu próprio sucesso. O jogador tem estado muito abaixo de seu habitual, mas mesmo assim ainda é o grande craque do Barcelona.
Fonte de dados: transfermarkt.co.uk

Neymar

Em sua primeira temporada pelo Barcelona, Neymar tem se mostrado um exímio garçom para seus companheiros. Na Champions League ninguém mais do time deu mais passes para gol do que ele. No Campeonato Espanhol, só Fábregas deu mais passes para gol pelo Barcelona.

Em sua primeira temporada pelo Barcelona, Neymar tem se mostrado um exímio garçom para seus companheiros. Na Champions League ninguém mais do time deu mais passes para gol do que ele. No Campeonato Espanhol, só Fábregas deu mais passes para gol pelo Barça.


Cesc Fàbregas

No Barcelona de Tata Martino, Fábregas é peça-chave. O espanhol tem jogado um ótimo futebol e é disparado o maior assistente do time na temporada.

No Barcelona de Tata Martino, Fábregas é peça-chave. O espanhol tem jogado um ótimo futebol e é disparado o maior assistente do time na temporada.

– Pontos fortes:

O ataque continua sendo o ponto forte. Ainda que Messi esteja distante da forma ideal, os ponteiros têm dado conta do recado. Na ausência do camisa 10, os torcedores culés presenciaram as melhores versões de Pedro e Sánchez na temporada. Além disso, Neymar, antes da lesão, vinha comandando as ações ofensivas blaugranas. 

O meio-campo, regido por Xavi e Iniesta, já não é mais tão dominante como outrora. Ainda que a manutenção da posse de bola seja feita com qualidade, a dupla, individualmente, faz temporada regular. No setor, os destaques são Fàbregas, que pode atuar de falso nove, e Sergio Busquets, sobressaliente na proteção a um sistema defensivo cada vez mais vulnerável.


– Pontos fracos:

Defensivamente, o Barcelona é uma bagunça desde a reta final da era Guardiola. Com Gerardo Martino, vive seu momento mais tenso na atual temporada. As falhas individuais têm sido cometidas em demasia, colocando em xeque o jogo catalão. Além disso, é evidente que Alba e Daniel Alves, dois laterais com características ofensivas, deixam o sistema desequilibrado.

PONTOS FRACOS DO BARÇA


A recomposição é lenta, o que deixa o time exposto a contra-ataques, cada vez maiores dos adversários. Contra uma equipe veloz e intensa como o Manchester City, é quase uma utopia esperar que a meta de Valdés não seja batida, especialmente na Inglaterra. A derrota por no 3×2 no Camp Nou para o Valencia, que custou a liderança da Liga Espanhola, é a síntese do sistema defensivo em questão.

Depois de todos estes dados apresentados, quem você acha que sairá sorridente após o apito final do City of Manchester Stadium? Barcelona ou City? Deixe sua opinião nos comentários.

Comentários