Histórias e Curiosidades das Copas

A partir de hoje, inaugurando o especial Doentes por Copa, o DPF traz uma série apresentando curiosidades e histórias interessantes que influenciaram diretamente as Copas.

Nessa série, intitulada “Histórias e Curiosidades das Copas“, não falaremos necessariamente dos melhores jogadores ou dos melhores jogos, nem do Maracanazo ou da tragédia do Sarriá. Essas histórias, importantíssimas, são relembradas a cada ano, mas não serão recordadas aqui.

Gostaríamos de relembrar histórias menos conhecidas, como a influência da Guerra das Malvinas na Copa de 1982, ou de como a tragédia de Superga modificou o panorama da seleção italiana para a Copa de 1950. Temos espaço também para histórias conhecidas, mas sempre trazendo detalhes pouco divulgados. Por exemplo, além da questão das bolas argentina e uruguaia, todo o clima que antecedeu a final da Copa de 1930 merece ser relembrado: pistolas apreendidas, as exigências do juiz para voltar para casa e o medo que tomou conta de jogadores argentinos cercados pela máfia italiana.

Serão 60 capítulos, de forma cronológica, contando, cada um, uma história especial de alguma Copa, ou de Copas que só existiram no imaginário popular, como a de 1942, na Patagônia. A cada semana, três novos encontros, até o pontapé inicial da Copa de 2014, em 12 de junho.

Boa parte das curiosidades apresentadas aqui foi retirada dos livros que o autor Sergio Rocha lançará em formato digital a partir do final de janeiro, na livraria eletrônica Amazon, intitulado “As maiores curiosidades das Copas do Mundo”.

O projeto conta com um livro, apresentando histórias, curiosidades e estatísticas das Copas do Mundo. que será lançado no final de março e terá o link divulgado aqui. A proposta comercial do livro também será diferente, com as mesmas versões podendo ser adquiridas na loja virtual ou gratuitamente.

O primeiro capítulo da série conta a história de um rei, maluco por futebol, que foi peça fundamental para a realização da primeira Copa do Mundo. Confira todos os detalhes da série nos links abaixo:

Capítulo 01: A seleção do Rei

Capítulo 02: A homenagem boliviana

Capítulo 03: O primeiro gol

Capítulo 04: Os técnicos que apitavam

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.