Frank de Boer alcança 100ª vitória com o Ajax

Frank de Boer se tornou o terceiro técnico que mais venceu no comando do Ajax, atrás de Rinus Michels e Louis van Gaal

Foto: AFC Ajax – Frank de Boer se tornou o terceiro técnico que mais venceu no comando do Ajax, atrás de Rinus Michels e Louis van Gaal

O triunfo por 1 a 0 contra o AZ Alkmaar, nesta quinta-feira (27), foi de grande importância para o Ajax, que garantiu vaga na final da competição, porém, teve um gosto mais do que especial para o treinador Frank de Boer. Esta simples vitória pelo placar mínimo foi a 100ª do treinador no comando técnico dos Amsterdammers, fazendo dele o terceiro mais vitorioso da história do clube, atrás apenas da lenda Rinus Michels (228 vitórias) e do atual técnico da seleção holandesa, Louis van Gaal (190).

Muito querido pela torcida, de Boer, de 43 anos, assumiu a equipe principal do Ajax também com a confiança da diretoria. Afinal, foi neste clube que ele se tornou ídolo incontestável e também uma referência do futebol holandês para o mundo como jogador.

Sua primeira partida no comando dos Godenzonen foi uma tarefa complicada. Em 8 de dezembro de 2010, um dia depois de assumir a equipe de Amsterdam, foi até a Itália enfrentar o Milan, pela Champions League, dentro do San Siro.

Àquela altura, o Ajax já estava eliminado da competição continental e havia garantido a vaga para a Europa League, sendo o jogo contra o Milan o último pela fase de grupos. Mas, naquela época, vencer os rossoneri (com Thiago Silva, Pirlo, Robinho em boa fase e Seedorf em campo) dentro de seus domínios era um grande desafio. Mas o que parecia uma derrota certa acabou sendo uma vitória heroica para os holandeses. Com gols de Demy de Zeeuw e Alderweireld, o Ajax conseguiu bater os italianos por 2×0. O jogo não valia muita coisa em termos de competição, mas que foi uma ótima estreia para Frank de Boer, foi.

Desde aquela partida contra o Milan, foram mais 99 vitórias, sendo 75 pela Eredivisie, uma pela Johan Cruijff Schaal, 14 pela KNVB Beker, cinco pela Champions League e quatro pela Europa League. De Boer conquistou quatro títulos, sendo três da Eredivisie e um da Johan Cruijff Schall.

Foto: Ajax AFC - Homenagem do facebook do Ajax para Frank de Boer

Foto: AFC Ajax – Homenagem do facebook do Ajax para Frank de Boer

As maiores vitórias de Frank de Boer no comando do Ajax foram justamente pela Eredivisie, competição da qual é tricampeão – conquistou todas desde que assumiu e a atual está encaminhada. Suas vítimas foram Heracles Almelo, em 2012, e Go Ahead Eagles, em 2013. Ambas as equipes foram massacradas pelo placar de 6×0. O período que Frank de Boer mais venceu pelo Ajax foi de 19/02/2012 até 28/07/2012. Foram, neste meio tempo, 20 vitórias em 20 jogos disputados – contando 14 pela Eredivisie e seis amistosos. Ou seja, cinco meses apenas vencendo.

Mas ainda falta algo no currículo deste jovem técnico na Holanda. Como vimos, Frank de Boer nunca conquistou uma KNVB Beker. Junto com o triunfo de número 100, veio a classificação para a final desta competição. Será um bom sinal para o comandante do Ajax? Saberemos a resposta contra o Zwolle em 20 de abril, dia da grande final da competição nacional.

Texto também publicado na VAVEL Brasil.

Comentários

Estudante de Jornalismo. Foi editor de futebol alemão e holandês na VAVEL Brasil e cofundador da VAVEL Portugal. É blogueiro do Bayern no ESPN FC (projeto da ESPN Brasil) e completamente Doente por Futebol.