Ivan Rakitic: o croata bom de bola

  • por Raniery Medeiros
  • 7 Anos atrás

 OLHO NELE RAKITIC2

(Matéria atualizada em 03/04/2014)

Alguns bons jogadores costumam não ter seu valor reconhecido por não atuarem em grandes clubes, com os holofotes apontados para eles, e, acima de tudo, por não estarem sempre na mídia. Pode-se dizer que esse é o caso do croata Ivan Rakitić, jogador do Sevilla. Atleta de uma seleção que prima pela habilidade dos seus jogadores ao longo do tempo, da escola Iugoslava, o capitão do Sevilla costuma “desfilar” em campo, com muita categoria e regularidade.

Natural de Möhlin (Suíça), viu seus pais abandonarem a Croácia no começo da guerra em seu país. Essa mudança nunca atrapalhou o sonho de ser jogador de futebol. Começou a jogar nas divisões de base do Möhlin-Riburg e, alguns anos depois, foi tentar a sorte no Basel, grande clube da Suíça. Desde cedo, já impressionava o modo como pegava na bola, sua visão de jogo e a facilidade para fazer gols. Sempre obstinado e jogando em direção à meta, foi destaque ao fazer o gol do ano da temporada 2006/2007. O Basel já não mais poderia esconder sua joia dos grandes clubes europeus. Em Junho de 2007, por 5 milhões de Euros, transferiu-se para o Schalke 04.

[youtube id=”GlTh7lhV2w4″ width=”620″ height=”360″]

Já nos Azuis Reais, o meia direcionou sua carreira de forma sublime. Passou a treinar com afinco e aprimorou o fundamento do passe, das assistências. Em pouco tempo, já esbanjava sua categoria em Gelsenkirchen, deixando seus companheiros na cara do gol. O jovem atleta passou por alguns problemas de lesões, mas nada que pudesse impedir sua ascensão. Seu bom desempenho dentro de campo chamou a atenção do Sevilla, que o contratou em Janeiro de 2011, por 2,5 milhões de Euros.

[youtube id=”lTMD3uX96-E” width=”620″ height=”360″]

Nem bem chegou ao Sevilla e já impressionou a torcida com o bom futebol praticado, atípico de um estreante em La Liga. Pelo time da Andaluzia, além de dar muitas assistências, Ivan notabiliza-se pelos vários gols que costuma marcar, mesmo não atuando em uma função que o favoreça a isso. O Doentes por Futebol, não de hoje, já está de olho neste ótimo jogador. Veja a postagem de Outubro de 2013, quando elaboramos a seleção alternativa do campeonato, com a presença de Ivan Rakitić. 

Os números da atual temporada são excelentes. Com 13 gols e 19 assistências (sendo destes 11 gols e 13 assistências em La Liga), já despertou o interesse de Barcelona e Atlético de Madrid. Segundo alguns jornais espanhóis, o jogador teria informado aos diretores do Sevilla que não pretende permanecer no clube para a próxima temporada. Se isso realmente vier a acontecer, será de grande valia para grandes times que precisam de um articulador que marque gols e seja reconhecido pela incrível capacidade de dar assistências. Aparentemente o Real Madrid também entrou na briga pelo jogador, segundo o jornal Cadena Cope.

[youtube id=”Bp3N5laiI3w” width=”620″ height=”360″]

.

Croácia

RAKITIC SELEÇÃO ARTE

Mesmo com a dupla cidadania e tendo atuado pelas equipes sub-17 e sub-19 da Suíça, optou por defender as cores da Croácia, em 2007, quando Slaven Bilić o convocou. Disputou a Eurocopa de 2008 e 2012. Classificada para o Mundial do Brasil, a Croácia terá em Rakitić sua esperança de repetir o feito de 1998. Ao lado de jogadores como Srna, Modrić e Mandžukić, almeja uma boa participação na Copa do Mundo.

Olho nele, Felipão!

Que o Brasil é o favorito para o duelo contra os croatas, nós sabemos. No entanto, é bom que Felipão esteja observando a qualidade técnica do atleta supracitado. Este cuidado evitaria maiores problemas para a seleção brasileira. Olha o que ele aprontou contra o Real Madrid:


Rakitic amazing assist to Bacca – Sevilla 2-1… por brando74

Olho nele! Esse croata é bom de bola!

Comentários