A Premier League 2013-14 vai entrando em sua reta decisiva e estamos para ver um final de campeonato emocionante. O Chelsea lidera com 69 pontos em 31 jogos, um a mais que o vice-líder, o Liverpool, com os mesmos 31 jogos. Atrás dos dois, com 66, está o Manchester City, com um porém: o time treinado pelo chileno Manuel Pellegrini possui dois jogos a menos e pode ultrapassar os dois primeiros colocados.
O Chelsea é o mais sólido dos três: não empolga muito, mas é eficiente. Característica marcante de seu treinador, o português José Mourinho. Porém, dos concorrentes ao título é o único que tem uma competição europeia para conciliar. No início de abril, o Chelsea faz as quartas de finais da Champions contra o rico Paris Saint-Germain. Difícil será conciliar as duas competições em caso de avanço dos Blues na Europa.
O City foi o que o Liverpool de hoje: o time mais atraente de se ver jogar na Inglaterra. Mas os Citizens tiveram uma queda do futebol apresentado da virada do ano pra cá. Um bom sinal é que a eliminação para o Barcelona nas oitavas de final da Champions League foi bem digerida. De lá pra cá, o City venceu todos os seus jogos, inclusive o maior rival no Old Trafford. E dos três, é o mais imprevisível do momento. Líder por pontos perdidos,
O Liverpool, porém, é o time mais agradável de se ver na EPL hoje em dia. Sobretudo, em 2014, onde o time de Brendan Rodgers beira a perfeição: são dez vitórias e dois empates no ano. Invicto, ofensivo, com a melhor dupla de ataque da Inglaterra (Suarez e Sturridge, juntos, somam 48 gols) e por ter um Steven Gerrard absolutamente fantástico, relembrando o Gerrard de anos passados. Decisivo em pênaltis, assistências e com a tradicional liderança dentro de campo. O porém, fica na defesa, muitas vezes exposta demais.
A tabela:
Chelsea: pior ataque e melhor defesa.
Liverpool: melhor ataque e pior defesa.
City: o meio dos dois.
Jogos restantes:
Chelsea – Crystal Palace (F), Stoke (C), Swansea (F), Sunderland (C), Liverpool (F), Norwich (C), Cardiff (F)
Liverpool – Tottenham (C), West Ham (F), City (C), Norwich (F), Chelsea (C), Crystal Palace (F), Newcastle (C)
City – Arsenal (F), Southampton (C), Liverpool (F), Sunderland (C), West Brom (C), Crystal Palace (F), Everton (F), Aston Villa (C), West Ham (C)
Os confrontos diretos:
13/04/2014 – Liverpool vs. Manchester City
26/04/2014 – Liverpool vs. Chelsea
* As datas podem ter transformações de acordo com o andamento do Chelsea na Champions League e da TV.
Qual a sua aposta?