Richairo Zivkovic: uma das maiores promessas da Europa

OLHO NELE

O Ajax anunciou em 18/03/2014, por meio de seu site oficial, a contratação de Richairo Zivkovic, atacante de apenas 17 anos. Poucas pessoas conhecem o futebol do garoto e, consequentemente, não sabem que este jovem rapaz é uma das maiores promessas do futebol europeu e, quem sabe, mundial.

Dentre vários jogadores de pouca idade, incluindo aqueles que recebem muito mais holofotes em suas respectivas ligas nacionais, como Adnan Januzaj (Manchester United) e Max Meyer (Schalke 04), Zivkovic, pouco destacado, é o que mais marcou gols, oito no total. Januzaj marcou três (19 anos) e Meyer, cinco (18 anos).

Se o fator “força” das ligas na qual os outros atletas citados atuam servir como argumento para anular o feito desta jovem promessa, podemos também considerar o tempo jogado por cada um deles. Enquanto Zivkovic jogou apenas 990 minutos em 25 jogos, quase sempre tendo começado no banco de reservas, Januzaj atuou pelo seu time por 1353 minutos, quase o dobro do holandês, e Meyer, 1430 minutos, também bem mais que a promessa do Groningen.

Fonte de dados: transfermarkt.co.uk Apesar de ser menos badalado, Zivkovic não deve nada em questão de números às promessas do United e Schalke.

Fonte de dados: transfermarkt.co.uk
Apesar de ser menos badalado, Zivkovic não deve nada em questão de números às promessas do United e Schalke.

Falando em Groningen, outro aspecto que evidencia a estrela da nova aquisição do Ajax é justamente o clube pelo qual atua. O Groningen, modesto clube de 43 anos que em toda sua história conquistou apenas um título da segunda divisão da Holanda, é o palco onde Zivkovic tem conseguido se destacar, enquanto Januzaj e Meyer brilham em grandes clubes da Europa, Manchester United e Schalke 04.

Outro jogador que fez o mesmo caminho do Groningen para o Ajax e que só evoluiu após sua transferência é Luis Suárez. Só para termo de comparação, sem levar em conta os estilos dos jogadores, Suárez, em sua única temporada pelo Groningen, teve média de gol inferior a de Zivkovic, contando os minutos jogados:

SUÁREZ GRONINGEN

Foto: Reprodução – Fonte de dados: transfermarkt.co.uk
Zivkovic, apesar de ser mais jovem, tem marcas melhores que a de Suárez com 20 anos, isso levando em conta gols marcados em relação ao tempo disputado de partida

Deixando as comparações com outros jogadores de lado, outros motivos que tornam Zivkovic digno de receber atenção redobrada é a sua visão de jogo. Tendo apenas 17 anos, ele consegue ser oportunista e, mesmo atuando pouco, deixa seus gols e constrói jogadas para seus companheiros com base em sua rapidez e perspicácia. Estas qualidades já despertaram o interesse de outro grande clube europeu, o Liverpool, que não levou as negociações adiante.

Este gol contra o Utrecht, o segundo do Groningen na vitória por 2×0, evidencia que Zivkovic, quando não tem a bola nos pés, tem um ótimo posicionamento. No término da jogada, ele estava dentro da área, esperando o passe ou uma possível sobra do goleiro adversário, o que foi exatamente o ocorrido. Preciso, não fez cerimônia e chutou para o canto direito do goleiro, mesmo com um defensor do Utrecht o atrapalhando.

[youtube id=”TD0KUzxjIeI” width=”620″ height=”360″]

Com oito gols na temporada e já vendido para o Ajax, Zivkovic deverá ser mais explorado pelo Groningen e, consequentemente, fechar seu ciclo no clube (que já dura seis anos) com chave de ouro.

A partir de 1º de julho de 2014, um novo desafio na carreira da jovem promessa irá começar, que é o de jogar e se destacar no maior clube da Holanda. Com Frank de Boer como mentor e atuando no melhor elenco do país, Zivkovic conseguirá agregar facilmente mais experiência para a sua carreira, o que deverá fazer com que mais portas no mercado internacional sejam abertas.

Foto: reprodução Zivkovic ao lado de lendas como o treinador Frank de Boer e Van der Sar. Será que o jovem entrará no hall de ícones do gigante Ajax?

Foto: Reprodução –  Zivkovic ao lado de lendas como o treinador Frank de Boer e van der Sar; será que o jovem entrará no hall de ícones do gigante Ajax?

Mas é justamente aí que fica a questão: será que o Ajax conseguirá segurá-lo e transformar o jogador em ídolo do seu clube ou venderá sua jovem estrela ao término de seu contrato para balancear o caixa? Torceremos pela primeira opção, afinal, já passou da hora da Holanda voltar à elite do futebol europeu e mundial e o primeiro passo para isto é segurar seus jovens jogadores, revelados em sua magnífica escola que sempre se renova.

Comentários

Estudante de Jornalismo. Foi editor de futebol alemão e holandês na VAVEL Brasil e cofundador da VAVEL Portugal. É blogueiro do Bayern no ESPN FC (projeto da ESPN Brasil) e completamente Doente por Futebol.