Ceará: Para vencer dentro e fora de campo

  • por Henrique Souza
  • 7 Anos atrás

Ressurreição. É com esse espírito que o Ceará precisa encarar a decisão da Copa do Nordeste. Maior vencedor no estado, o Ceará tem contra o Sport uma chance de elevar o futebol da sua região. Ser campeão da Copa do Nordeste significa ser o detentor do que seria o maior título da história do futebol cearense, de resultados pouco expressivos fora de suas fronteiras.

Ceará e Fortaleza, grandes rivais, já venceram o extinto Torneio Norte-Nordeste, nos longínquos anos de 1969 e 1970, respectivamente. Além dessas conquistas, o Guarany de Sobral é o responsável pelo maior título do estado na história, a Série D de 2010. Ou seja, uma conquista do Ceará será benéfica não apenas para o alvinegro, mas para todo o futebol cearense.

O Ceará chegou à final do Nordestão com justiça. Conta com o melhor ataque e o artilheiro da competição, prova do poder de fogo do Vozão. E é no setor ofensivo que a equipe precisa apostar para conquistar o título inédito. Mesmo com a forte marcação do Sport, o Ceará foi perigoso em grande parte do jogo de ida e só perdeu força após a expulsão de João Marcos.

Foto: Reprodução - O Ceará mostrou sua força durante o Nordestão.

Foto: Reprodução – O Ceará mostrou sua força durante o Nordestão.

Para alguns dos seus jogadores, o triunfo contra o Sport pode ter um gosto especial. Diego Ivo, Gabriel, Tadeu e Magno Alves já atuaram pelo rubro-negro pernambucano, e não deixaram saudades quando saíram.  O título também pode significar muito para o treinador Sérgio Soares. Com 10 anos de carreira, seus feitos como técnico ainda são modestos. Vencer o Nordestão seria a grande conquista da sua carreira, além de dar moral para o clube na disputa da Série B e a vaga na Sul-Americana, segunda maior competição internacional do continente.

Foto: Reprodução - Com a camisa do Ceará, Magno Alves voltou a brilhar.

Foto: Reprodução – Com a camisa do Ceará, Magno Alves voltou a brilhar.

Na quarta-feira, o que estará em jogo para o Ceará vai além do campo. Mais do que a possibilidade de acrescentar o título do Nordestão à sua galeria, é a chance de se consolidar como maior clube do estado, e ganhar visibilidade dentro e talvez até fora do Brasil. Os benefícios de uma conquista como essa são fundamentais para o crescimento da equipe e do futebol cearense como um todo.

Comentários

Doente por futebol desde que se conhece por gente. Formado em Educação Física e estudante de jornalismo. Apaixonado por jogos e times clássicos. Considera Zidane, Ronaldo, Romário e Messi os maiores que viu jogar.