E a bola segue rolando pelos lados do Oiapoque

  • por Matheus Mota
  • 7 Anos atrás

Depois da primeira quinzena de abril, a maior parte dos estaduais tiveram seu fim, e agora as atenções se voltam para o Campeonato Brasileiro e a pendenga envolvendo a polêmica do rebaixamento da Portuguesa no ano passado. Contudo, um torneio em especial ainda está na metade, o Amapaense 2014.

Em relação ao certame, o Amapazão conta com seis times participantes (o atual campeão Santos, São Paulo, Macapá, Santana, São José e Ypiranga), que jogariam entre si em turno único. Os quatro melhores se classificariam para as semifinais, disputadas em jogo único, com mando de campo para a equipe com melhor campanha durante a competição. A final, também disputada em apenas um jogo, invariavelmente ocorrerá no Zerão, que possui este apelido por ser cortado pela Linha do Equador, de forma que os times ficam alternando entre o Hemisfério Sul e o Norte durante a partida.

Sobre o baixo número de clubes participantes, isto é resultado das dificuldades financeiras do futebol amapaense. A maior parte das equipes não conseguem se sustentar e dependem de repasses da FAF (Federação Amapaense de Futebol) e do Estado. Devido a uma falha no processo de prestação de contas do convênio responsável pelo repasse de verba para o campeonato de 2013, o dinheiro destinado aos clubes para este ano não pôde ser disponibilizado. Sem ele, São José e Ypiranga desistiram de permanecer no campeonato, o que o esvaziou ainda mais, pois antes mesmo de seu início, Independente, Cristal, Mazagão e Oratório optaram pela não-participação. Outra ausência sentida é a do Trem, mas esta por um motivo mais sério: denúncias quanto a um esquema de manipulação de resultados ocorrido no campeonato do ano passado envolvendo o Santos e dirigentes da FAF, que são endossadas pela diretoria do Rubro Negro de Macapá e estão sendo apuradas pelo Ministério Público.

Quanto à competição em si, com a desistência de São José e Ypiranga e a impossibilidade de alterações no regulamento, os quatro clubes restantes jogarão as semifinais. Santos e Macapá, empatados com 4 pontos, jogam no próximo dia 22 para definir seus adversários, pois Santana (3 pontos) e São Paulo (1 ponto) já disputaram todas as suas partidas. As semis estão marcadas para os dias 06/05 e 10/05, e a finalíssima ocorrerá no dia 17/05. O futebol amapaense não é o mais rico do país, tampouco o mais acompanhado, e talvez, justamente por isso, deve ser melhor observado, pois é um cenário claro de uma outra realidade presente no futebol brasileiro.

Comentários

Paulista e torcedor do Santo André. Historiador, acompanha o futebol como um todo, mas sobretudo o lado mais alternativo da coisa.