Liverpool X City: “Final antecipada” da EPL

CAPA LIVERPOOL X CITY FINAL EPL 13-14

A reta decisiva da Premier League 2013/2014 promete agitar para valer o mundo do futebol europeu a partir deste final de semana. O destaque da 34ª rodada do Campeonato Inglês é o clássico quente entre Liverpool e Manchester City, que jogarão neste domingo, no estádio Anfield Road, em Liverpool. O duelo é de extrema importância para a vida dos dois clubes no campeonato, já que ambos vêm lutando rodada a rodada pelo título.

Pelo lado do Liverpool, atual líder do torneio com 74 pontos, uma vitória contra os Citizens significará colocar mais um dedo na taça da Premier League, além de aumentar para sete pontos a vantagem para o próprio Manchester City no topo da tabela. Já em caso de derrota, a equipe do treinador Brendan Rodgers poderá perder a liderança do campeonato para o Chelsea, que terá um jogo teoricamente fácil diante do Swansea no mesmo dia.

Com relação aos Citizens, um triunfo em Anfield Road ainda não seria suficiente para sequer igualar em número de pontos com o Liverpool. Mas em caso de revés do Chelsea – hoje vice-líder – para o Swansea, uma vitória diante dos Reds levaria os comandados do técnico Manuel Pellegrini à vice-liderança da competição e apenas um ponto os separaria do primeiro colocado. Se sair derrotado de Liverpool, entretanto, o sonho do título para o Manchester City se transformará em pó.


Os quatro primeiros colocados da Premier League

TABELA

Fonte: premierleague.com | Partidas, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró, Gols Contra, Saldo, Pontos



COMO O LIVERPOOL VEM PARA A ‘DECISÃO’ DIANTE DOS CITIZENS

LIVERPOOL

O momento que a equipe do Liverpool vive na Premier League é fantástico, seja pelo lado técnico, tático ou emocional. Há a sensação de que os torcedores dos Reds vivem um sonho, muito por conta da surpresa que é ver o clube liderar a competição até esta fase decisiva do torneio e se aproximar cada vez mais de seu 19º título do Campeonato Inglês. A última vez que a equipe de Liverpool sagrou-se campeã da primeira divisão na Inglaterra foi na longínqua temporada 1989/1990.

O clube de Anfield Road vem para o clássico diante do Manchester City completamente embalado e empolgado. A vitória por 2×1 sobre o West Ham no último fim de semana significou o nono triunfo consecutivo da equipe na competição. O Liverpool ainda não saiu derrotado em nenhuma partida no ano de 2014 na Premier League. O último revés ocorreu no dia 29 de dezembro de 2013, quando os Reds foram batidos pelo Chelsea por 2×1, em duelo válido pela 19ª rodada. De lá para cá, são 14 jogos de invencibilidade.

Em entrevista à Sky Sports no último fim de semana, o treinador Brendan Rodgers comentou sobre o embate entre Liverpool e Manchester City:

“Será um ótimo jogo. Teremos uma atmosfera magnífica em Anfield. Os torcedores realmente nos impulsionaram hoje (diante do West Ham, no último domingo) e queremos ver se conseguiremos dez (vitórias) seguidas”, disse.

O técnico norte-irlandês também enalteceu a qualidade dos adversários, que assim como os Reds estão na briga pelo título do Campeonato Inglês:

“Temos que respeitá-los (Manchester City) porque eles têm alguns dos melhores jogadores do mundo. Eles gastaram dinheiro e o que eles têm feito nos últimos dois anos é fantástico. Eles virão para Anfield em busca do resultado”.

Mas apesar de a partida deste fim de semana ser decisiva e ter clima de final, Rodgers afirmou que não haverá pressão com relação aos jogadores jovens que disputarão o clássico.

“Só depende de nós mesmos e a confiança que temos para jogar. Com relação aos jovens, eles irão abraçar o jogo e desfrutá-lo. Não há pressão. É só ir e jogar”.

– Alguns números dos principais jogadores do Liverpool

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

– Luis Suárez (atacante) – 28 partidas na Premier League. O uruguaio é artilheiro isolado da competição com 29 gols, além de liderar também a tabela de assistências com 11 passes para gols até aqui. Segundo números do ESPN FC, Suárez já disparou ao todo 159 chutes ao gol durante toda a campanha dos Reds na Liga Inglesa.

STURRIDGE

Foto: Reprodução

Daniel Sturridge (atacante) – 25 partidas na Premier League. É o segundo maior artilheiro da Liga na temporada com 20 gols. Faz com Suárez uma dupla de ataque espetacular, uma vez que, dos 90 gols marcados pelo Liverpool no torneio, 49 foram assinalados somente pela dupla. Sturridge soma também sete assistências ao longo da campanha 2013/2014.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

– Steven Gerrard (meio-campo) – 29 partidas na Premier League. Capitão e maestro da equipe, anotou os dois gols da vitória por 2×1 sobre o West Ham domingo passado. Possui 13 gols ao todo na Premier League e é o quarto maior passador do campeonato com nove assistências.


COUTINHO 2014
– Philippe Coutinho (meio-campo) – 28 partidas na Premier League. Um dos pilares da surpreendente equipe montada por Brendan Rodgers, o meio-campo brasileiro balançou as redes quatro vezes e contribuiu com seis assistências ao logo do Campeonato Inglês. O ponto forte de Coutinho não está nos números, mas sim no papel que desenvolve em campo. É um dos mais acionados pelos companheiros e tem o respeito da torcida e da comissão técnica.



COMO O MANCHESTER CITY CHEGA PARA A ‘FINAL’ EM LIVERPOOL

CITY

A equipe comandada pelo técnico Manuel Pellegrini já viveu dias melhores nesta temporada. Houve uma época, lá no fim de janeiro, que era complicado encontrar razões para não mencionar o Manchester City como o grande favorito ao título da Premier League. Naquele período, o time se acostumou a ganhar partidas com grande diferença de gols. E, além de golear sem dó – inclusive alguns grandes da Inglaterra -, a equipe convencia ao extremo. O sistema ofensivo se mostrava “felomenal”, como diria a lenda José Wilker.

CITY LOW CONFIDENCE

Foto: Reprodução

A queda para o Barcelona logo nas oitavas de final da UEFA Champions League, porém, parece ter cessado drasticamente a confiança dos Citizens. O time até continua goleando alguns adversários, como nos 4×1 diante do não tão competitivo Southampton e nos 5×0 sobre o quase rebaixado Fulham, mas não pode mais ser considerado o grande favorito da Premier League. Esta posição agora, somando o “momento” de City e Liverpool com o fato de os Reds jogarem em casa, é do Liverpool.

O ponto positivo para o Manchester City nestas últimas cinco rodadas decisivas é a volta do atacante argentino Sérgio Agüero à equipe. O jogador, que perdeu os últimos cinco compromissos do time por conta de uma contusão no tendão, continua sendo o principal artilheiro do Manchester City na temporada com 26 gols – 15 marcados na Premier League.

“É um bom momento para o Sérgio voltar. Eu vejo agora o porquê de as pessoas dizerem que isso (volta de Agüero) é similar ao retorno de Tévez, embora seja uma situação diferente”, comentou o zagueiro Pablo Zabaleta, relembrando quando Tévez, então no City, voltou de contusão na reta final da Premier League 2011/2012 para ajudar o clube a conquistar o título tão esperado. “Como com o Carlos (Tévez), é ótimo para qualquer time ter seus melhores jogadores de volta, principalmente nesta parte da temporada. Esta é a boa notícia para nós”, acrescentou Zabaleta.

Assim como o técnico do Liverpool Brendan Rodgers elogiou a equipe de Manchester, o zagueiro Zabaleta também procurou destacar uma grande qualidade dos Reds na temporada: a eficiência para marcar gols:

“O Liverpool marca muitos gols. Sabemos que eles têm ótimos jogadores na frente com o Suárez, Sterling, Sturridge… Eles estão em um ótimo, ótimo momento”, disse. “Sabemos que o Anfield (Road) é sempre um complicado local para ir e conseguir pontos. A atmosfera lá é fantástica. Será um ótimo jogo”, finalizou o defensor argentino.

– Alguns números dos principais* jogadores do Manchester City

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

– Sergio Agüero (atacante) – 17 partidas na Premier League. A frequência de jogos disputados por Agüero durante toda a campanha no Campeonato Inglês foi prejudicada por conta das constantes lesões que o atacante sofreu ao longo da temporada 2013/2014. Mas, mesmo assim, o astro argentino soma na competição 15 gols e cinco assistências. Computando todos os torneios, ele já marcou 26 vezes, tornando-se assim o principal artilheiro do time.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

– Yaya Touré (meio-campo) – 30 partidas na Premier League. O meio-campista marfinense vem fazendo uma temporada espetacular e realiza com muita categoria várias funções no meio de campo, seja defendendo ou atacando. Os números do astro mais parecem de um atacante de ofício: Touré já marcou 18 gols só na Premier League – artilheiro da equipe na competição – e auxiliou com cinco assistências. Balançou as redes 22 vezes contando todas as competições.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

– David Silva (meio-campo) – 22 partidas na Premier League. É o jogador do Manchester City que mais deu assistências no Campeonato Inglês: nove. Marcou apenas sete gols em toda a temporada, mas vem se mostrando extremamente importante para a equipe no que diz respeito a fazer a bola chegar rápido e com qualidade aos atacantes. Conseguiu dar assistências em três dos seis jogos que disputou na UEFA Champions League 2013/2014.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

– Edin Dzeko (atacante) – 24 partidas na Premier League. Com 11 gols marcados, é o terceiro melhor goleador dos Citizens no Campeonato Inglês. O fato de ser um centroavante de ofício explica o número quase inexistente de assistências: apenas uma na Premier League. O negócio dele é buscar os gols! Ficou a sensação de que poderia ter feito melhor na Champions League, quando, em sete jogos, balançou as redes apenas duas vezes.

Obs.: * É notório que o elenco do Manchester City é recheado de ótimos jogadores. Portanto, atletas como Jesús Navas, Samir Nasri, Fernandinho, Álvaro Negredo e alguns outros, poderiam estar perfeitamente entre os quatro jogadores citados acima.

Comentários

Jornalista esportivo. Blogueiro na Gazeta Esportiva.com e colunista no Doentes por Futebol e Sportskeeda.com. E-mail: [email protected]