Olho nele: Florentin Pogba

Foto: Reprodução - Florentin Pogba busca espaço no Saint-Étienne

Foto: Reprodução – Florentin Pogba busca espaço no Saint-Étienne

Paul Pogba não é mais uma promessa do futebol francês, já é realidade. Um dos principais atletas da Juventus e titular absoluto da seleção francesa que virá ao Brasil para a Copa do Mundo, o volante é peça cobiçada por diversos clubes do Velho Continente, fazendo com que a Velha Senhora o segure com garras e dentes.

Mas em um ambiente muito menos badalado, outro atleta que carrega o nome “Pogba” na camisa vai começando a dar os primeiros passos consistentes na carreira. Trata-se de Florentin Pogba, zagueiro de 23 anos e que é um dos irmãos mais velhos de Paul. Mathias Pogba é gêmeo de Florentin e joga no Crewe Alexandria, da Inglaterra.

Começo

Foto: BeIN Sports - Pogba obteve destaque no Sedan, na segunda divisão francesa

Foto: BeIN Sports – Pogba obteve destaque no Sedan, na segunda divisão francesa

Cria do Sedan (após experiência na base do Celta de Vigo, na Espanha), Florentin Pogba começou a se estabelecer no clube da segunda divisão francesa já aos 20 anos. Após dois jogos esquentando o banco de reservas na temporada 2009/2010, foi lançado por Landry Chauvin ao profissional, logo como titular, na partida frente o Boulogne, no dia 5 de fevereiro de 2011. Na ocasião, o Sedan saiu de campo com 1×0 contra.

Depois deste jogo, Florentin Pogba participou de outros 12, somente um vindo do banco de reservas.

Na temporada seguinte, com Laurent Guyot comandando o time, Pogba se firmou como titular. Foram 35 jogos na temporada, 34 como tal.

Menos de um ano depois do debute, veio o primeiro gol como profissional. Foi em 20 de setembro de 2011, no empate em 1×1 diante do Troyes. O Sedan já perdia pelo placar mínimo e o zagueiro de 1,88m foi igualar o marcador com uma potente cabeçada aos 39 minutos da etapa inicial. O tento do irmão de Paul fechou o placar.

[youtube id=”ZEfgePgCdpY” width=”620″ height=”360″]

Até o final da temporada, Pogba balançou as redes mais três vezes. Curiosamente, o Sedan não perdeu nas vezes em que Pogba marcou.

Na temporada seguinte, manteve a regularidade, participando de 36 partidas, 35 como titular. Nesta série de jogos, fez cinco gols, porém, somente três deles foram a favor do Sedan. Os outros dois foram contra.

Tamanho destaque com a camisa do Sedan fez com que fosse vendido em setembro de 2012 ao Saint-Étienne, clube 10 vezes campeão francês. Os Vérts, porém, deixaram Pogba por empréstimo nos Javalis até o final da temporada.

A permanência, entretanto, foi traumática. Depois de tentar o acesso e bater na trave duas vezes (5º lugar em 2010/2011 e 4º em 2011/2012), o Sedan sucumbiu na última temporada de Pogba e, na penúltima colocação, foi rebaixado. Para piorar, as dívidas dificultaram a vida do clube. Também com dificuldades de encontrar um novo presidente, o Sedan não pode disputar a terceira divisão e foi relegado para a CFA2, a quinta divisão francesa.

Primeira divisão

Drama do Sedan a parte, Florentin Pogba migrou para o Saint-Étienne com boas expectativas. O técnico do ASSE, Christophe Galtier, faz bom aproveitamento de jovens jogadores, não pestanejando em utilizar atletas como Kurt Zouma (19 anos), Josuha Guilavogui (23) e Allan Saint-Maximin (17). Porém, uma lesão no joelho fez que o início no clube tardasse a acontecer.

A primeira aparição de Pogba no banco de reservas foi apenas no final de novembro de 2013, na vitória pelo marcador mínimo sobre o Nice na Allianz Riviera.

Faltam menos de dez rodadas para o término da temporada e o irmão de Paul ainda não angariou espaço no elenco verde. Até agora, participou de apenas três partidas, todas vindo do banco, totalizando 37 minutos.

O cenário tende a ser alterado nas próximas temporadas. Kurt Zouma, joia do clube e da mesma posição de Florentin Pogba, já está vendido para o Chelsea e migra para Londres no meio do ano. Com isso, a briga pela titularidade se restringirá a Loïc Perrin e Moustapha Sall, além de Pogba. O primeiro é capitão e peça chave do time, mas o segundo não transmite segurança e pode ser facilmente desbancado caso Pogba consiga engatar uma série mínima de jogos.

Seleção

Foto: Ahram Online - Mesmo com dupla nacionalidade, Pogba optou pela seleção do país onde nasceu

Foto: Ahram Online – Mesmo com dupla nacionalidade, Pogba optou pela seleção do país onde nasceu

Diferente de Paul, Florentin não nasceu na França, mas sim em Conakry, capital de Guiné. Até mesmo por isso, vivenciou a dúvida de não saber qual seleção defender. Esta fase da careira dele foi feita de um vai-e-vem que só teve fim no último ano.

Em 2010, quando nem havia estreado como profissional, participou de um amistoso pela seleção de Guiné. Menos de um ano depois, foi convocado para a seleção francesa sub-21. Uma observação: isso é permitido, caso semelhante ao de Diego Costa, que disputou apenas amistosos pela Seleção Brasileira e hoje defende a Espanhola. Com os Bleus, participou de três partidas. Até que, em março de 2013, estreou na seleção principal de Guiné em jogos válidos pelas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo.

Mathias Pogba, irmão gêmeo de Florentin, também joga por Guiné. Diferentemente do irmão, porém, não chegou a ter experiência em outras seleções.

Características

Florentin Pogba atua em duas funções: zagueiro pela esquerda e lateral do mesmo lado, exercendo os dois papéis com eficiência. Todavia, o local em que melhor se sai é no miolo de zaga, principalmente pelo biótipo: 1,88m e 87 kg. Porém, é importante ressaltar que também vai bem pela lateral, pois consegue conciliar esta força com bom arranque.

A participação no jogo aéreo e o bom passe (ensinou o irmão mais novo?) são pontos fortes do garoto. Como pontuado anteriormente, deve ganhar espaço no Saint-Étienne com a saída de Zouma para o Chelsea.

Foto: Made In Foot - Com a ida de Zouma para o Chelsea, Pogba deve ganhar espaço

Foto: Made In Foot – Com a ida de Zouma para o Chelsea, Pogba deve ganhar espaço

Ficha técnica

Nome: Florentin Pogba
Nascimento: 19 de agosto de 1990, em Conakry (Guiné)
Altura: 1,88m
Posição: Zagueiro/lateral-esquerdo
Clube atual: Saint-Étienne

Comentários

Uma mistura maluca de pessoa. Academico de jornalismo, catarinense de origens italianas e espanholas, mas apaixonado pela bola que rola na terra da Torre Eiffel e pela gorduchinha que pinta os gramados cheios de chucrute da Alemanha. Não escondo minha preferência por times que tem uniformes nas cores amarelas e pretas, mas sempre com análises bem embasadas... ou não. Mas acima de tudo, sou um Doente Por Futebol.