Simeone e a mudança de mentalidade do Atlético de Madrid

  • por Victor Mendes Xavier
  • 7 Anos atrás

40 anos depois, o Atlético de Madrid está de volta a uma final de Uefa Champions League. Ao bater o Barcelona e chegar ao quinto jogo invicto contra o time de Messi, a equipe comandada por Diego Simeone deixou claro: não está ali por acaso. Quem vier, será encarado de frente.

A mentalidade vencedora, o espírito coletivo e a intensidade que colocou o Barcelona num cenário de desconforto comprovam a qualidade de comandante de Simeone, o orquestrador de uma obra histórica. Não à toa, ele já é considerado pela crítica o melhor treinador da temporada europeia, aconteça o que acontecer.

_74146976_koke_celebrate_getty

Foto | Getty Images | Koke, autor do histórico gol da vitória colchonera ante o Barcelona na Uefa Champions League, é um dos remanescentes da eliminação precoce para o Albacete na Copa del Rey 2011/2012

El Cholo, que assumiu o Atlético de Madrid em 2012, logo após a vexatória eliminação na Copa do Rei para o Albacete, em pleno Vicente Calderón, pegou um elenco a quatro pontos da zona de rebaixamento e, em menos de seis meses, deu o primeiro passo para o sucesso de seu trabalho, ao mostrar consistência e vencer a Liga Europa após bater o Athletic Bilbao.

Ao olharmos a escalação da noite da queda para o Albacete, vemos os méritos de Simeone: nove jogadores estiveram presentes nas duas noites, uma de vexame e outra de glória. As escalações estão logo abaixo.

Atlético de Madrid 0x1 Albacete
Asenjo; Juanfran, Miranda, Godin, Filipe Luís; Tiago, Gabi (Salvio); Adrián López, Koke, Diego (Pizzi); Falcao García. Treinador: Gregório Manzano

Atlético de Madrid 1×0 Barcelona
Courtois; Juanfran, Miranda, Godín, Filipe Luís; Tiago, Gabi, Koke, Raúl García; Adrián López (Cristian Rodríguez), David Villa (Diego). Treinador: Diego Simeone

Comentários

Jornalista, carioca e apaixonado pela Liga Espanhola desde a época em que Rivaldo, Zidane, Figo e Raúl foram seus professores. Colaborou para o programa [email protected] da Rádio Globo São Paulo falando sobre o futebol do país das touradas. Repórter da Super Rádio Tupi.