Yann Sommer, o substituto de Stegen

  • por Raniery Medeiros
  • 6 Anos atrás

Yann-Sommer

O Borussia Mönchengladbach anunciou a contratação do goleiro suíço Yann Sommer. Atualmente no Basel, Yan assinou um contrato até 2019, e será apresentado como o substituto de Stegen, que já havia anunciado seu desligamento do clube. Com 25 anos, Sommer terá a oportunidade de atuar em uma grande liga, podendo ser melhor avaliado pelos principais times do futebol mundial.

Se os Potros precisavam de um sucessor para Stegen, foram cirúrgicos e tiveram visão de mercado ao acertarem a contratação. Sua atuações pelo bom time do Basel, bem como a experiência adquirida em jogos de Champions League, dão a sensação de que ele não terá nenhum problema de adaptação ao futebol alemão. Max Eberl, diretor do Potros, disse: “É um goleiro destacado, que com seus 25 anos já tem certa experiência internacional. Ficamos felizes que tenha optado por nós”.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O camisa 1 cresceu e amadureceu rapidamente no relvado Helvético. Yann chegou ao Basel em 2003 e, entre idas e vindas, provou ser o goleiro certo para o clube. Após empréstimos ao Vaduz e Grasshopper, voltou ao Bicolor e barrou Franco Constanzo, goleiro argentino que não rendeu o esperado em sua carreira. O grande diferencial de Sommer está no reflexo apuradíssimo e no bom aproveitamento no mano a mano contra os atacantes. Irreverente, costuma brincar com seus próprios companheiros. Segundo Marco Streller, capitão do time, é ele quem comanda as brincadeiras.

[youtube id=”X_7H0qkU4HY” width=”620″ height=”360″]

Ser o substituto de Stegen não é algo fácil. Afinal de contas, o alemão vem atuando em altíssimo nível há 3 anos. Mas tudo isso poderá ser deixado de lado se o contratado mantiver a regularidade que vem apresentando no Basel. Sua plasticidade para fazer defesas praticamente impossíveis revela seu potencial. O desafio será enorme, mas ele tem futebol para dar conta do recado.

[youtube id=”a9NfgOSC2vs” width=”620″ height=”360″]

Rápido, ágil, bom posicionamento, ótimo tempo de reação e, acima de tudo, exímio pegador de pênaltis. Sua fama como especialista em penalidades espalhou-se rapidamente pela Europa após as partidas que fez pela seleção sub-17 da Suíça. Esse fundamento, muito bem executado pelo supracitado, rendeu glórias ao Basel na Liga Europa 2012/2013. Mas, como todo bom goleiro, possui algumas falhas que podem ser aperfeiçoadas. Sua saída de gol ainda causa dores de cabeça, mas é uma situação que vem sendo melhorada gradativamente. Podemos constatar, através dos seus jogos pelo Basel, que Yann tem tudo para brilhar em seu novo clube.

Sua primeira convocação para a seleção principal veio em 2012, na derrota para a Romênia. Não será fácil roubar a titularidade de Diego Benaglio. No entanto, caso precise de um sucessor para o goleiro que atua no Wolfsburg, os suíços verão em Sommer um jogador confiável e seguro.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Comentários