Calendário das Copas – 1° de junho

  • por Edson Vinicius
  • 7 Anos atrás

Nesse dia houve jogos em quatro Copas do Mundo. Destaque para a vitória italiana sobre a Espanha em 1934, a estréia do Brasil na Copa de 1986 e o primeiro gol de Klose em Mundiais.

Gol de Sócrates contra a Espanha em 86 (reprodução)

Gol de Sócrates contra a Espanha em 86 (Foto: Reprodução)

1934:  Após o empate no primeiro jogo, no dia anterior, Itália e Espanha entraram em campo para disputar uma vaga na semifinal, com 11 alterações, sendo sete na equipe espanhola, incluindo o goleiro Ricardo Zamora, e quatro na italiana. A Itália venceu por 1×0, gol de Meazza.

1978:  A Alemanha, campeã em 1974, enfrentou a Polônia na abertura do Mundial. Empate sem gols no estádio Monumental, em Buenos Aires.

1982: A seleção da Alemanha derrota o Hamburgo por 4×2 em amistoso preparatório para a Copa, jogo que marcou a despedida dos gramados alemãos de Franz Beckenbauer, que atuou pelo Hamburgo, seu time à época. O jogador fez um gol contra na partida e no ano seguinte voltou a atuar no New York Cosmos, onde se aposentaria.

CONFIRA TAMBÉM: Conteúdo exclusivo da Copa do Mundo 2014 – Doentes por Copa.

1986:  Começa a Copa do Mundo do México, com os seguintes destaques:

–  Com um gol de Papin a 11 minutos do fim, a França, uma das favoritas, vence o Canadá. Foi a estreia canadense em Copas.

– O Brasil vence a Espanha por 1×0, gol de Sócrates. O jogo ficou marcado pelo gol não assinalado a favor da Espanha, quando a bola chutada por Michel ultrapassou a linha do gol brasileiro após bater no travessão (o jogo estava empatado sem gols). A Seleção Brasileira jogou com: Carlos; Edson, Julio César, Edinho e Branco; Elzo, Alemão, Junior (depois Falcão) e Sócrates; Casagrande (depois Muller) e Careca.

Gol do espanhol Michel, em 86, não assinalado pela arbitragem (reprodução)

Gol do espanhol Michel, em 86, não assinalado pela arbitragem (Foto: Reprodução)

2002:  No segundo dia da Copa do Mundo, três partidas foram realizadas: Dinamarca 2×1 Uruguai, Irlanda 1×1 Camarões e Alemanha 8×0 Arábia Saudita. O destaque dessa última partida foi Miroslav Klose, que fez um hat-trick em sua estreia em Mundiais.

Gol de Klose contra a Arábia Saudita (reprodução)

Gol de Klose contra a Arábia Saudita em 2002 (Foto: Reprodução)

Curiosidades da data:

– O jogo de desempate entre Itália e Espanha em 1934 foi o primeiro desse modelo em Copas do Mundo.

– Embora a Copa de 1970 tivesse sido inaugurada no dia anterior, a primeira rodada foi completada apenas nos dias 2 e 3 de junho, sem nenhuma partida nesse dia primeiro.

– Em 1978, pela quarta Copa seguida, a partida de abertura acabou sem gols.

– Brasil x Espanha, em 1986, foi a quinta partida em Copas entre os dois países. Na época, tornou-se o confronto mais recorrente, ao lado de Brasil x Tchecoslováquia, que fizeram o quinto enfrentamento em 1970.

– Klose, que pode se tornar o maior artilheiro da história dos Mundiais em 2014, marcou seu primeiro gol em 01 de junho.

Comentários

Médico clínico geral e geriatra, apreciador do bom futebol, doente pelo Flamengo e viúva de Zico!