Calendário das Copas – 27 de maio

Clodoaldo se contunde e fica fora da copa de 74 (Acervo Folha - reprodução)

Clodoaldo se contunde e fica fora da copa de 74 (Acervo Folha – reprodução)

O dia 27 de maio foi o primeiro do calendário em que houve  jogos de Copa do Mundo. Em 1934, oito partidas aconteceram na data. Em outros anos, destaque para convocações, confirmações de participações e amistosos preparatórios.

1930: Iugoslávia confirma a parti
cipação no primeiro Mundial.

1934: Oito jogos abrem a segunda edição da Copa do Mundo. Destaque para a vitória da Espanha sobre o Brasil (3×1). O argentino Ernesto Beli faz o primeiro gol da competição.

1934: Com um time quase amador, a Argentina perde pela primeira vez para uma equipe europeia (2×3 contra a Suécia, em Bologna).

1934: O italiano Angelo Schiavio marca o 100º gol da história das Copas. Foi o quinto na goleada de sua seleção sobre os EUA em Roma (7×1). O jogo marcou também a primeira vitória italiana em Mundiais.

1934: Na mesma rodada, o Egito se torna a primeira nação africana a disputar uma partida de Copa, derrota para a Hungria por 4×2.

CONFIRA TAMBÉM: Conteúdo exclusivo da Copa do Mundo 2014 – Doentes por Copa.


1934: Três futuros campeões mundiais estreiam em Copas com vitória: Alemanha, Itália e Espanha. Estreiam ainda Áustria, Egito , Holanda, Hungria, Suécia, Suíça e Tchecoslováquia.

1938: Pela primeira vez com sua força máxima, a seleção brasileira chega em Estrasburgo para estrear contra a Polônia.

1962: O Brasil, em jogo treino preparatório para a Copa, goleia o Everton por 9×1, no Chile

1970: Após 21 dias de treinamento em Guanajuato, a Seleção Brasileira chega em Guadalajara para a disputa do Mundial.

1974: O Brasil enfrenta a Seleção do sudoeste da Alemanha, como preparação para a Copa do Mundo (já na Alemanha) e perde Clodoaldo, contundido – lesão que o levaria a ser cortado do torneio dias depois. A Seleção venceu por 3×2.

1982: Cotada como favorita, a seleção de Telê Santana goleia a Irlanda (7×0) em Uberlândia, no último teste antes do embarque para a Europa.

1990: O técnico Carlos Bilardo confirma o time da Argentina sem Brown e Valdano, que marcaram gols na final da Copa anterior e estavam entre os convocáveis.

2002: A Federação Francesa de Futebol confirma a ausência de Zidane no primeiro jogo da Copa, contra Senegal.

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.