Calendário das Copas – 30 de maio

O dia 30 de maio foi a data de início da 7° Copa do Mundo, realizada no Chile, em 1962. Quatro jogos foram realizados nesse dia, que marcou a estréia de Bulgária e Colômbia em Mundiais. A data também foi a véspera da abertura das Copas de 1970, 1986 e 2002. Reveja o que de mais importante aconteceu nesse dia:

O suíço Kiki tenta o arremate contra o Chile. (Foto: reprodução)

O suíço Kiki tenta o arremate contra o Chile. (Foto: reprodução)

1962: Começa a Copa do Mundo do Chile, com os seguintes destaques:

–  A Argentina derrota a Bulgária por 1×0. Fecundo faz o primeiro gol do Mundial, aos 4 minutos de jogo.

– O Brasil, com gols de Zagallo e Pelé, vence o México por 2×0. Foi o primeiro e único gol do Rei na Copa, já que no segundo jogo ele se contundiu e não jogou mais no torneio. A seleção formou com Gilmar; Djalma Santos, Mauro, Zózimo e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Pelé, Vavá e Zagallo.

– O Uruguai supera a Colômbia por 2×1. Foi a estreia dos colombianos em Copas.

– Dono da casa, o Chile bate a Suíca por 3×1.

CONFIRA TAMBÉM: Conteúdo exclusivo da Copa do Mundo 2014 – Doentes por Copa.

1965: Em Caracas, Tortorelo marca o primeiro gol da Venezuela em Eliminatórias, mas sua seleção é derrotada pelo Uruguai (1×3). Até hoje os venezuelanos são os únicos da Conmebol que não foram à uma Copa.

1974:  O Brasil empata com o Racing-Pierrot por 1×1, na França, em amistoso preparatório para a copa da Alemanha.

1982:  Cotada como favorita no Mundial, a seleção brasileira se apresenta no Rio de Janeiro, para embarcar no dia seguinte rumo à Espanha.

2006:  A Seleção Brasileira goleia o Lucerna (Suíça) por 8×0, em jogo-treino preparatório para a Copa da Alemanha. Foi a maior goleada da Seleção em amistosos pré-Copa.

2010:  No primeiro coletivo brasileiro em solo sul-africano, titulares e reservas empatam em 0x0.

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.