DPF no palco da final da Champions

A Copa do Mundo, maior competição de futebol do planeta, terá seu pontapé inicial daqui a menos de um mês em território brasileiro: o Brasil irá abrir a competição no dia 12 de junho, em São Paulo, no duelo contra a Croácia. Mas alguns dias antes, mais precisamente no dia 24 deste mês, um sábado, os fanáticos por futebol ao redor do mundo estarão vidrados em um outro espetáculo, a decisão da Uefa Champions League da temporada 2013/2014 entre os clubes espanhóis Real Madrid e Atlético de Madrid.

A final da maior competição de clubes da Europa acontecerá no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal. E faltando exatamente dez dias para a grande decisão entre os dois clubes madrilenhos, o site Doentes por Futebol compareceu ao Estádio da Luz no último dia de acesso liberado ao interior do palco da final. O intuito foi conferir os preparativos mais do que especiais para a finalíssima.

– Área externa do estádio já tem espaço destinado à imprensa

Como não poderia ser diferente, é esperado um número gigantesco de jornalistas do mundo inteiro para cobrir a final. Por conta disso, algumas estruturas na parte externa do estádio, como os galpões desmontáveis, já foram construídos para abrigar o pessoal da imprensa. Um pouco mais próximo do estádio e já quase em frente ao portão 18, a estátua da lenda Eusébio (Foto), agora protegida por uma estrutura de vidro, divide espaço com centenas de cachecóis do Benfica, fotografias, uma chuteira, bandeiras de Portugal e outras lembranças ao ex-jogador.

– Muito trabalho no interior do estádio

Durante a visita, homens credenciados da UEFA trabalhavam em vários setores do estádio para deixá-lo exatamente como determinam as normas da entidade organizadora da competição. Em uma das arquibancadas atrás do gol, por exemplo, funcionários removiam um dos patrocinadores do Benfica, clube dono do estádio.

– Todos os patrocinadores do Benfica precisam ser retirados das arquibancadas (em dias de jogos da Champions). A UEFA só permite a exposição dos patrocinadores da competição – explicou André Frazão, guia do estádio da Luz.

O trabalho no gramado, onde Cristiano Ronaldo e outras estrelas irão desfilar no próximo dia 24, ainda precisa ser finalizado em alguns aspectos. Por mais que possa parecer uma tarefa simples, até a tarde do último dia 13 nenhuma das duas balizas havia sido instalada. Também era possível notar uma certa quantidade de areia no gramado, principalmente nas laterais, além de raros e pequenos buracos nas laterais do campo. Com relação às marcações, nenhuma linha havia sido pintada de forma definitiva pelos funcionários do estádio na ocasião da visita.

Em um dos pontos mais altos da arquibancada, os símbolos do Real Madrid e Atlético de Madrid já ganharam destaque. Ao lado dos telões e nos dois anéis mais altos, as escrituras e o símbolo da UEFA já estão estampados com a mais bela cor azul marinho.

Vejam mais detalhes da preparação do Estádio da Luz para a final entre Real Madrid e Atlético de Madrid

[youtube id=”cPh20rSK_9Y” width=”620″ height=”360″]

(Foto: Bruno Barbosa/DPF)

Ao fundo, funcionários do estádio retiram patrocinador do Benfica da arquibancada (Foto: Bruno Barbosa/DPF)

2

Outro ponto do Estádio da Luz, casa do Benfica (Foto: Bruno Barbosa/DPF)

9

Símbolos de Real Madrid e Atlético de Madrid já ganham destaque no estádio português (Foto: Bruno Barbosa/DPF)

3

Vista mais ampla do Estádio da Luz, local da decisão da Uefa Champions League 2013/2014 (Foto: Bruno Barbosa/DPF)

5

Telão do Estádio da Luz já está pronto para a decisão do próximo dia 24 (Foto: Bruno Barbosa/DPF)

4

Imagem próxima às cadeiras do estádio (Foto: Bruno Barbosa/DPF)

6

Funcionários da UEFA trabalham nos detalhes do estádio (Foto: Bruno Barbosa/DPF)

7

À frente do estádio, estátua do ex-jogador Eusébio é coberta com cachecóis do Benfica e da seleção portuguesa (Foto: Bruno Barbosa/DPF)

Comentários

Jornalista esportivo. Blogueiro na Gazeta Esportiva.com e colunista no Doentes por Futebol e Sportskeeda.com. E-mail: [email protected]