O Inter, além de multicampeão, é, também, notoriamente conhecido por ser um clube formador – e vendedor – de jogadores. Desde que Fernando Carvalho assumiu a presidência do Inter, em 2002, e estipulou que, ao menos, um jogador por ano deveria ser vendido para viabilizar a saúde financeira do clube, o Inter perde seus jogadores em meio à temporada e vê seu planejamento mudar na metade do Campeonato Brasileiro.
Porém, o ano de 2014 promete uma nova realidade ao Colorado. Após reformular sua equipe no início da temporada com as saídas de Damião, Forlán, Scocco, Gilberto e Lucas Lima, não sobrou nenhum jogador expressivo e com idade suficientemente baixa para render altas somas aos cofres colorados no meio da temporada. Os jovens da equipe atual ainda estão em formação e não são titulares absolutos. O mais próximo disso é Otávio que passou boa parte dessa temporada lesionado e pode ter seus direitos negociados com um fundo de investimento.
Enquanto isso, o Inter voltou a estreitar sua relação com o empresário colorado e antigo parceiro Delcir Sonda, que promete contratar um atacante de velocidade para a equipe (o clube negocia a promessa Martin Luque, do Colón da Argentina) e estuda adquirir em definitivo o chileno Charles Aránguiz.
Em 2014, o Inter, eterno vendedor de meio de temporada, promete apenas reforços para ajudar na disputa do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
Abaixo segue lista dos últimos jogadores de expressão negociados pelo Inter:
2006 – Tinga, JW, Sobis, Bolívar (agosto)
2007 – Pato (junho), Luiz Adriano (março)
2008 – Fernandão (junho), Sidnei (julho), Renan (agosto)
2009 – Nilmar (julho), Alex (fevereiro)
2010 – Sandro (agosto), Taison (agosto)
2011 – Giuliano (janeiro), Sobis* (junho)
2012 – Oscar (julho)
2013 – Rodrigo Moledo (junho), Fred (junho)
*retorno do empréstimo