O Rei da França

  • por Tiago Lima Domingos
  • 5 Anos atrás

Ele foi Rei na Holanda, Itália e agora é na França. No meio do caminho uma passagem apagada em Barcelona onde não foi o centro das atenções, como costuma ser. Certamente você sabe que estamos falando de Zlatan Ibrahimovic, o homem que nasceu para ganhar Campeonatos Nacionais.

ibra

Foto: Reprodução | O rei dos títulos nacionais. Campeão da Holanda à França, passando por Itália e Espanha.

Ibrahimovic chegou a Paris na temporada 2012/13, após ótima passagem no Milan. No clube de Milão, Ibra começava a expandir seus números goleadores. Foi no rossonero que alcançou sua melhor marca no Calcio: 28 gols, superando o recorde antigo pela Inter, onde marcara 25 vezes. Apesar de marcar em maior quantidade, o sueco não deixou seu futebol vistoso de lado, pelo contrário, tornou-se mais participativo também em assistências.

O Rei da França

“Por que assinar com Messi ou Ronaldo quando você tem Zlatan?”

Em Paris, Zlatan Ibrahimovic tinha tudo para reinar. Em um time muito superior aos rivais, Ibra rapidamente se tornou o “dono” do PSG. Na primeira temporada, título, artilharia e um caminhão de gols. Centro das atenções, como gosta de ser. Foram 30 gols em 34 partidas da Ligue 1. 35 gols em 46 jogos no total da temporada, igualando o recorde da temporada anterior, quando anotou os mesmos 35 gols em 44 jogos com o Milan.

Próxima meta:  superar as duas últimas temporadas. Tarefa fácil para o novo Ibrahimovic, muito mais goleador e decisivo, como pode ser visto também em jogos da Suécia ao longo da Euro 2012, e nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

zla

Foto: Reprodução | O Rei da França

Já ambientado ao seu novo reinado, Ibrahimovic conseguiu melhorar o seu desempenho em 2013-14. Nem mesmo a chegada do uruguaio Edinson Cavani foi capaz de diminuir o protagonismo de Ibra. Mais uma vez campeão, artilheiro e melhor jogador do Campeonato Francês. Em números, a melhor temporada da carreira: 41 gols em 46 jogos.

Aos 32 anos, Ibrahimovic conseguiu aliar sua notável técnica com um poder de decisão maior. Fez mais gols, deu mais assistências, e se tornou o melhor Ibra de sempre. Espetacular e decisivo. O maior reconhecimento veio em 2013 com a 4ª colocação na lista de melhor do mundo. Melhor posição da carreira.

Fator Champions League

Até mesmo na competição em que é tido por muitos como “pipoqueiro”, Ibra tem se tornado um jogador muito mais participativo. Com o Milan fez o que pode em um time limitado. Quem não lembra do sueco acabando com o Arsenal no San Siro pelas oitavas da Champions? No PSG, ótimos números: 13 gols em 17 partidas.

Em recente entrevista, Zlatan não ligou muito para as críticas de que nunca venceu uma Champions League, se comparando ao seu maior ídolo, Ronaldo ‘Fenômeno’, que também nunca venceu a melhor competição de clubes do planeta.

“Se eu parar de jogar futebol amanhã, eu não diria: “Eu não ganhei a Champions League, então minha carreira foi uma falha”. Pelo contrário, minha carreira é fantástica. Eu gosto dela e continuo gostando disso. Meu jogador favorito foi Ronaldo, “o Fênomeno”, o brasileiro. Ele também não ganhou uma Champions League. Esse é o motivo de eu estar mais relaxado”

É verdade que a conquista ou não de uma Liga dos Campeões até o fim da sua carreira, não apagará em nada o que Ibra fez e conquistou até aqui, mas no fundo, o sueco sabe que falta esse título na sua sala de troféus.

Os expressivos números de Ibrahimovic na França

info

Arte: Frederico Miranda | Alguns dos grandes números de Ibra no PSG

Temporada 2012-13

➔ Ligue 1 – 34 jogos; 30 gols.
➔ Champions League – 9 jogos; 3 gols.
➔ Copa da Liga Francesa – 1 jogo.
➔ Copa da França – 2 jogos; 2 gols.

Total: 46 jogos; 35 gols.18 assists.

Temporada 2013-14

➔ Ligue 1 – 33 jogos; 26 gols.
➔ Champions League – 8 jogos; 10 gols.
➔ Copa da Liga Francesa; 2 jogos; 2 gols.
➔ Copa da França – 2 jogos; 3 gols.
➔ Troféu dos Campeões – 1 jogo.

Total: 46 jogos; 41 gols. 18 assists.

Total Ligue 1: 67 jogos; 56 gols.
Total Champions League: 17 jogos; 13 gols.
Total geral com a camisa do PSG: 92 jogos; 76 gols. 36 assists.

Quantas vezes marcou dois gols em uma mesma partida? 16

Quantas vezes marcou três gols em uma mesma partida? 4

Quantas vezes marcou quatro gols em uma mesma partida? 1

Títulos:

➔ Ligue 1 – 2012-13, 2013-14
➔ Trofeu dos Campeões – 2013

Artilheiro da Ligue 1 – 2012-13, 2013-14

O gol mais bonito:

Comentários

Carioca e rubro-negro. Do Rio de Janeiro a Milão. Doente por futebol, é claro. E apaixonado pelo Calcio.