Calendário das Copas – 4 de junho

A "Dinamáquina" estreia em 1986 (reprodução)

A “Dinamáquina” estreia em 1986 (reprodução)

No quarto dia de junho, apenas sete jogos foram disputados, em três Copas do Mundo. Destaque para o tropeço alemão na abertura do Mundial de 1938, a estreia da Dinamarca em 1986 e os primeiros feitos de Japão e Coreia do Sul em Copas, jogando em casa.

1938: Em 13 de março de 1938, a Alemanha ocupou e anexou a Áustria, no evento conhecido como Anschluss. Com isso, acabava o Wunderteam, que encantou o mundo durante a década. Alguns jogadores austriacos foram incorporados na seleção alemã, que chegava à Copa com uma das favoritas. Na abertura da competição, porém, a equipe apenas empataria com a Suíça (1×1). Cinco dias depois, a equipe seria eliminada no jogo desempate.

1950: A Seleção Brasileira vence jogo-treino contra a seleção gaúcha por 6×4, em São Januário, em preparação para a Copa da Suíça.

1966: No Morumbi, a Seleção Brasileira derrota o Peru por 4×0, em amistoso preparatório para a Copa da Inglaterra.

CONFIRA TAMBÉM: Conteúdo exclusivo da Copa do Mundo 2014 – Doentes por Copa.

1974: O goleiro Wendel e o Volante Clodoaldo, contundidos, são oficialmente cortados da Seleção para a disputa da copa de 74, na Alemanha. Valdir Perez e Mirandinha são convocados em seus lugares.

1986: Prossegue a primeira rodada, com a estreia da Dinamáquina: 1×0 na Escócia, em Nezahualcóyotl. Nos outros jogos, Romerito marcou e o Paraguai bateu o Iraque pelo marcador mínimo, enquanto Alemanha e Uruguai empataram em 1×1.

2000: Em Lima, o Brasil bate o Peru por 1×0, gol de Antônio Carlos, em partida válida pela terceira rodada das Eliminatórias.

2002: Os dois países-sede estrearam nesse dia. Em Saitama, os japoneses empataram com a Bélgica, marcando seu primeiro ponto em Copas do Mundo. Um pouco mais tarde, em Busan, a Coréia do Sul finalmente venceu uma partida de Copa, em sua 15ª partida: 2×0 na Polônia.

2005: Em Lima, o Brasil bate o Peru por 1×0, gol de Antônio Carlos, em partida válida pela terceira rodada das Eliminatórias.

2006: O Brasil vence a Nova Zelândia por 4×1 em Weggis, Suiça, em amistoso preparatório para a Copa da Alemanha.

Curiosidades da data:

 Albert Lebrun, presidente francês, compareceu ao estádio Parc des Princes para a partida inaugural da Copa de 1938. Convidado para dar o pontapé inicial, ele se posicionou no gramado e… chutou um tufo de grama, deixando a bola quase intacta no círculo central.

– O Iraque era treinado por Evaristo de Macedo no Mundial de 1986. Na campanha das Eliminatórias, porém, o técnico foi outro brasileiro: Jorge Vieira.

– O técnico da Escócia na Copa de 1986 era “sir” Alex Ferguson. O natural de Glasgow assumiu a equipe após a morte de Jock Stein, que teve um infarto durante a partida decisiva das Eliminatórias, contra Gales, em setembro do ano anterior.

– Esse era o retrospecto de japoneses e coreanos antes do dia 04 de junho de 2002: Japão – 3 jogos, 3 derrotas, com 1 gol marcado e 4 gols sofridos; Coreia do Sul – 14 jogos, com 4 empates e 10 derrotas, 8 gols marcados e 38 gols sofridos.

– O dia 04 de junho de 2002 foi o único, na história das Copas, em que três nações asiáticas entraram em campo. Nesse dia, os asiáticos (China, Coreia do Sul e Japão) tiveram 1 vitória, 1 empate e 1 derrota. Marcaram 4 vezes e sofreram outros 4 gols.

– Na seleção costarriquenha que jogou a Copa de 2002, apenas um jogador era remanescente do grupo que disputou a competição em 1990: Hernán Medford. No banco, o treinador brasileiro naturalizado Alexandre Guimarães também tinha sido jogador em 1990. Quando Guimarães deixou o comando do time, em 2006, foi exatamente Medford quem ocupou seu lugar, pelos dois anos seguintes.

– Em 04/05/2005, San Marino perdeu para a Bósnia-Herzegovina por 3×1, atuando em casa, em partida válida pelas Eliminatórias do Mundial de 2006. Um jogo normal, se não fosse a primeira vez, na história, que a seleção daquele país marcou gols em dois jogos seguidos, sejam de competição ou amistosos. Cinco dias antes, o mesmo Andy Selva que marcou contra a Bósnia tinha marcado também contra a Bélgica, na derrota por 2×1.

– Três outras Copas estavam em andamento, mas não tiveram jogos na data específica de 04 de junho: 1934, 1962 e 1970

– Dinamarca (1986), Iraque (1986) e China (2002) estrearam em Copas nesta data.

Resultados da data:

dia4

 

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.