Calendário das Copas – 10 de junho

A itália, jogando em casa, conquista a Copa do mundo de 34 (reprodução)

A Itália, jogando em casa, conquista a Copa do mundo de 34 (reprodução)

Nesse dia tivemos 26 jogos em 9 Copas do Mundo, com jogos da Seleção Brasileira em 4 delas. Destaque para a decisão da Copa de 1934.

1934: Na disputa do título, a Itália, na prorrogação, derrota a Tchecoslováquia e se sagra campeã mundial.

[youtube id=”X_RUCmrrBEs” width=”620″ height=”360″]

1962: Pelas quartas de final, a Seleção Brasileira derrota a Inglaterra por 3×1, avançando à fase semifinal. O Brasil formou com: Gilmar; Djalma Santos, Mauro, Zózimo e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Amarildo, Vavá e Zagallo. O “Mané” marcou dois gols, e Vavá um. Chilenos, tchecos e iugoslavos também vencem.

[youtube id=”5YCELVWtBAY” width=”620″ height=”360″]

1970: Pela última rodada da primeira fase, a Seleção Brasileira vence a Romênia pro 3×2, com dois gols de Pelé e um de Jairzinho, e se classifica em primeiro no grupo. O Brasil formou com: Félix; Carlos Alberto, Fontana, Brito e Everaldo (depois Marco Antônio); Clodoaldo (depois Edu), Piazza e Pelé; Jairzinho, Tostão e Paulo César.

Nas outras partidas, a União Soviética venceu El Salvador, a Suécia derrotou o Uruguai, e a Alemanha Ocidental passou pelo Peru. Soviéticos, uruguaios, peruanos e alemães ocidentais avançam às quartas de final.

1978: Pela última rodada da primeira fase, a Alemanha Ocidental empata com a Tunísia. França e Polônia derrotam Hungria e México, respectivamente. A dona da casa Argentina é derrotada pela Itália, naquela que seria sua única derrota na Copa. Italianos, argentinos, poloneses e alemães se classificam.

CONFIRA TAMBÉM: Conteúdo exclusivo da Copa do Mundo 2014 – Doentes por Copa.

1982: O centroavante brasileiro Careca sofre, durante treino coletivo da Seleção, uma distensão na coxa esquerda, lesão que acarretaria seu corte da Copa do Mundo.

1986:  Argentina e Itália estreiam com vitória no Mundial.

1990: O Brasil estreia na Copa vencendo a Suécia por 2×1, gols de Careca. A Seleção jogou com: Taffarel; Mauro Galvão, Ricardo Gomes e Mozer; Jorginho, Dunga, Alemão, Valdo (depois Silas) e Branco; Muller e Careca. Nas outras duas partidas do dia, goleadas da Tchecoslováquia sobre os EUA e da Alemanha Ocidental sobre a Iugoslávia.

1998: Na abertura da Copa, o Brasil vence a Escócia por 2×1, com gols de César Sampaio e Boyd (contra). A Seleção atuou com: Taffarel; Cafu, Júnior Baiano, Aldair e Roberto Carlos; Dunga, César Sampaio, Giovanni (depois Leonardo) e Rivaldo; Bebeto (depois Denílson) e Ronaldo. Pelo mesmo grupo, Marrocos e Noruega ficaram no empate.

[youtube id=”2i57lNAlBf0″ width=”620″ height=”360″]

2002: Na segunda rodada da primeira fase, Portugal goleia a Polônia. Houve empates entre Bélgica e Tunísia, e entre Coréia do Sul e EUA.

2006: Pela primeira rodada da primeira fase, os ingleses vencem os paraguaios, os argentinos vencem os costa-marfineses, e os suecos empatam com os tobaguianos.

Curiosidades da data:

-É a primeiro data (dia/mês) em que há um campeão do mundo.

-No jogo do Brasil em 1962, a partida foi interrompida por alguns minutos devido a um cachorrinho que invadiu o gramado.

– Ainda em 1962, alemães e iugoslavos se enfrentaram nas quartas de final pela terceira Copa seguida.

-O dia marcou as estreias de Trinidad e Tobago (2002) e da Costa do Marfim em Copas (2006) em Mundiais.

– A derrota da Argentina para a Itália em 1978 foi a única de uma equipe sul-americana que seria campeã do mundo. Uruguai (1930 e 1950), Argentina (1986) e Brasil (nos cinco títulos mundiais) nunca perderam um jogo em Copas nas quais foram campeões.

– O empate com a Tunísia, em 2002, foi o quinto seguido dos belgas em Mundiais, estabelecendo marca recorde que dura até  hoje.

RESULTADOS DO DIA:

Copa 34 (final):
-Itália 2×1 Tchecoslováquia (na prorrogação, após 1×1 no tempo normal)

Copa 62 (quartas de final):
-Brasil 3×1 Inglaterra
-Chile 2×1 União Soviética
-Tchecoslováquia 1×0 Hungria
-Iugoslávia 1xo Alemanha Ocidental

Copa 70 (primeira fase):
-Brasil 3×2 Romênia
-União Soviética 2×0 Equador
-Suécia 1×0 Uruguai
-Alemanha Ocidental 3×1 Peru

Copa 78 (primeira fase):
-França 3×1 Hungria
-Itália 1×0 Argentina
-Alemanha Ocidental 0x0 Tunísia
-Polônia 3×1 México

Copa 86 (primeira fase):
-Argentina 2×0 Bulgária
-Itália 3×2 Coréia do Sul

Copa 90 (primeira fase):
-Brasil 2×1 Suécia
-Tchecoslováquia 5×1 EUA
-Alemanha Ocidental 4×1 Iugoslávia

Copa 98 (primeira fase):
-Brasil 2×1 Escócia
-Marrocos 2×2 Noruega

Copa 2002 (primeira fase)
-Portugal 4×0 Polônia
-Coréia do Sul 1×1 EUA
-Tunísia 1×1 Bélgica

Copa 2006 (primeira fase):
-Inglaterra 1×0 Paraguai
-Argentina 2×1 Costa do Marfim
-Trinidad e Tobago 0x0 Suécia

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.