Calendário das Copas – 12 de junho

A Seleção Brasileira perfilada para foto antes da partida contra a Irlanda em 86 (reprodução)

A Seleção Brasileira perfilada para foto antes da partida contra a Irlanda do Norte em 86 (reprodução)

Nessa data, houve 22 jogos em 8 Copas. Destaque para as partidas do Brasil em 1938 e 1986 e para a eliminação argentina em 2002.

1938: Pelas quartas de final, a Seleção Brasileira empata em 1×1 com a Tchecoslováquia, após prorrogação. O jogo ficou conhecido como A Batalha de Bordeaux, tal a violência dos dois times durante os 120 minutos. Não havia disputa de penaltis, e uma partida de desempate foi realizada dois dias depois. O Brasil formou com: Walter, Domingos da Guia e Machado; Zezé Procópio, Martim Silveira e Afonsinho; Lopes, Romeu Pellicciari, Leônidas da Silva (autor do gol), Perácio e Hércules. Itália, Hungria e Suécia se classificaram às semifinais.

1958: Em jogo isolado da fase inicial, a anfitriã Suécia derrota a Hungria.

1982: Roberto Dinamite, convocado para o lugar de Careca (cortado por contusão), chega a Espanha e se junta à delegação brasileira.

1986: Pela última rodada da primeira fase, a Seleção Brasileira derrota a Irlanda do Norte por 3×0, com dois gols de Careca e um golaço de Josimar, e passa em primeiro no grupo. O Brasil formou com: Carlos; Josimar, Júlio César, Edinho e Branco; Elzo, Alemão, Júnior e Sócrates (depois Zico); Casagrande (depois Muller) e Careca. No outro jogo do grupo, a Espanha venceu a Argélia e também se classificou.

[youtube id=”G2su-ovEeCE” width=”620″ height=”360″]

1990: Primeira fase, rodada inicial: a Bélgica derrota a Coréia do Sul; Holanda e Egito empatam.

1994: Em Fresno, o Brasil derrota El Salvador por 4×0 em amistoso preparatório para a Copa dos EUA. O zagueiro Ricardo Gomes sofre distensão na coxa direita durante a partida e é vetado para a estreia brasileira.

1998: Na primeira rodada da fase de grupos, os franceses derrotam os sul-africanos e os dinamarqueses vencem os sauditas. Paraguaios e búlgaros empatam sem gols.

2002: Pela última rodada da primeira fase, Espanha e Paraguai vencem África do Sul e Eslovênia, respectivamente, e se classificam para as oitavas de final. Um empate sem gols entre Inglaterra e Nigéria classifica os ingleses. E numa das grandes surpresas da Copa, a favorita Argentina é eliminada ao empatar com a Suécia.

[youtube id=”nYLbAaGqglI” width=”620″ height=”360″]

2006: Pela rodada inicial da primeira fase, vitórias de Itália, República Tcheca e Austrália sobre, respectivamente, Gana, EUA e Japão.

2010: Pela rodada inicial da primeira fase, a Coréia do Sul vence a Grécia, e a Argentina bate a Nigéria. Inglaterra e EUA ficam no empate.

Curiosidades da data:

– A Itália, sob influência fascista, enfrentou a França (1934) com o uniforme totalmente negro.

-África do Sul (1998), Gana (2006) e República Tcheca (2006) estreiam em Copas.

-Depois de 2 jogos sem ficar sequer no banco, sem condições físicas, Zico finalmente atua em 1986, participando do terceiro gol do brasil, marcado por Careca.

-O lateral Josimar fez sua primeira partida com a camisa amarelinha. Antes da Copa de 1986, ele nunca tinha sido convocado.

-A Argentina, grande favorita à Copa de 2002 (ao lado da França), decepciona e é eliminada na primeira fase após ganhar somente um jogo.

RESULTADOS DA DATA:

Copa 38 (quartas de final):

-Brasil 1×1 Tchecoslováquia
-Itália 3×1 França
-Suécia 8×0 Cuba
-Hungria 2×0 Suiça

Copa 58 (primeira fase):
-Suécia 2×1 Hungria

Copa 86 (primeira fase):
-Brasil 3×0 Irlanda do Norte
-Espanha 3×0 Argélia

Copa 90 (primeira fase):
-Holanda 1×1 Egito
-Bélgica 2×0 Coréia do Sul

Copa 98 (primeira fase):
-França 3×0 África do Sul
-Dinamarca 1×0 Arábia Saudita
-Paraguai 0x0 Bulgária

Copa 2002 (primeira fase):
-Espanha 3×2 África do Sul
-Paraguai 3×1 Eslovênia
-Inglaterra 0x0 Nigéria
-Argentina 1×1 Suécia

Copa 2006 (primeira fase):
-Austrália 3×1 Japão
-República Tcheca 3×0 EUA
-Itália 2×0 Gana

Copa 2010 (primeira fase):
-Coréia do Sul 2×0 Grécia
-Argentina 1×0 Nigéria
-Inglaterra 1×1 EUA

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.