Calendário das Copas – 13 de junho

Na abertura da Copa de 82, a favorita Argentina é derrotada pela Bélgica (Reprodução)

Na abertura da Copa de 82, a favorita Argentina é derrotada pela Bélgica (Reprodução)

Nesse dia houve 21 jogos em 9 Copas do Mundo. Destaque para as estreias do Brasil em 1974 e 2006.

1962: Pelas semifinais, o Brasil derrota o Chile por 4×2, com Garrincha e Vavá fazendo dois gols cada. A equipe formou com: Gilmar; Djalma Santos, Zózimo, Mauro e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Amarildo, Vavá e Zagallo. No outro jogo, a Tchecoslováquia bate a Iugóslavia. Os dois vencedores se credenciam para a disputa da final, a ser realizada quatro dias depois.

[youtube id=”94xEMs6GjvY” width=”620″ height=”360″]

1974: No jogo de abertura da Copa, Brasil e Iugoslávia empatam sem gols. A equipe brasileira formou com: Leão; Nelinho, Luis Pereira, Marinho Peres e Marinho Chagas; Piazza, Paulo César e Rivellino; Valdomiro, Jairzinho e Leivinha.

[youtube id=”uCfO5AnPzvA” width=”620″ height=”360″]

1982: Argentina e Bélgica fazem o jogo inaugural da Copa, com surpreendente vitória do time europeu pelo placar mínimo.

1986: Pela última rodada da primeira fase, a Dinamarca vence a Alemanha Ocidental por 2×0. Pelo mesmo grupo, Escócia e Uruguai empatam sem gols. Dinamarqueses e alemães ocidentais passam de fase em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Os uruguaios se classificam como um dos quatro melhores terceiros colocados.

1990: Pela fase de grupos, os argentinos vencem os soviéticos. Uruguaios e espanhóis empatam sem gols.

1998: Pela primeira fase, a Nigéria derrota a Espanha e o México derrota a Coréia do Sul. Holanda e Bélgica empatam sem gols.

2002: Pela última rodada da primeira fase, o Brasil goleia a Costa Rica e se classifica em primeiro em sua chave. A Seleção jogou com: Marcos; Lúcio, Edmilson e Anderson Polga; Cafu, Gilberto Silva, Juninho Paulista (depois Ricardinho), Rivaldo (depois Kaká) e Júnior; Edilson (depois Kleberson) e Ronaldo. O Fenômeno fez dois gols, e Rivaldo, Edmilson e Júnior completaram o placar. Pelo mesmo grupo, a Turquia vence a China e passa em segundo. Nas outras partidas, o Equador vence a Croácia, e Itália e México ficam no empate. Mexicanos e italianos avançam em primeiro e segundo lugar do grupo, respectivamente.

[youtube id=”tJJZvqFqzT4″ width=”620″ height=”360″]

2006: O Brasil estreia vencendo a Croácia por 1×0, gol de Kaká. A Seleção formou com: Dida; Cafu, Juan, Lúcio e Roberto Carlos; Emerson, Zé Roberto, Kaká e Ronaldinho Gaúcho; Adriano (depois Robinho) e Ronaldo. Além dessa partida, Coréia do Sul derrota Togo e há empate entre França e Suiça.

[youtube id=”SNkU0h0u4bE” width=”620″ height=”360″]

2010: Fase de grupos – Alemanha, Gana e Eslovênia derrotam, respectivamente, Austrália, Sérvia e Argélia.

Curiosidades da data:

-Foi a estreia de Togo (2006) e Sérvia – recém-separada de Montenegro (2010) em Copas.

-A copa de 1974 apresentou uma mudança na forma de disputa: as fases eliminatórias de quartas de final e semifinal foram substituídas por uma nova fase de grupos (2 chaves de 4 times), onde o primeiro colocado de cada um deles se qualificava para a disputa da final.

-O 0x0 de 1974 foi o terceiro empate sem gols seguido em aberturas de Copas do Mundo.

-A Copa de 1982 apresentou aumento de número de times disputantes: dos tradicionais 16 (número constante desde 54) para 24 seleções.

-Na semifinal de 1962, Garrincha foi expulso de campo, e ficou em dúvida sua presença na decisão.

RESULTADOS DO DIA:

Copa 62 (semifinais):
-Brasil 4×2 Chile
-Tchecoslováquia 3×1 Iugoslávia

Copa 74 (abertura):
-Brasil 0x0 Iugoslávia

Copa 82 (abertura):
-Bélgica 1×0 Argentina

Copa 86 (primeira fase):
-Dinamarca 2×0 Alemanha Ocidental
-Uruguai 0x0 Escócia

Copa 90 (primeira fase):
-Argentina 2×0 União Soviética
-Espanha 0x0 Uruguai

Copa 98 (primeira fase):
-Nigéria 3×2 Espanha
-México 3×1 Coréia do Sul
-Holanda 0x0 Bélgica

Copa 2002 (primeira fase):
-Brasil 5×2 Costa Rica
-Turquia 3×0 China
-Equador 1×0 Croácia
-México 1×1 Itália

Copa 2006 (primiera fase):
-Brasil 1×0 Croácia
-Coréia do Sul 2×1 Togo
-França 0x0 Suiça

Copa 2010 (primeira fase):
-Alemanha 4×0 Austrália
-Gana 1×0 Sérvia
-Eslovênia 1×0 Argélia

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.