Calendário das Copas – 14 de junho

Garrincha, expulso na semifinal contra o Chile, é liberado Pela FIFA para jogar a final (Reprodução)

Garrincha, expulso na semifinal contra o Chile, é liberado Pela FIFA para jogar a final (Reprodução)

Nesse dia tivemos tivemos 30 jogos em 9 Copas do Mundo. Destaque para a as classificações brasileiras às semifinais em 1938 e 1970.

1938: O Brasil, em jogo desempate das quartas de final, derrota a Tchecoslováquia por 2×1. Entraram em campo: Walter; Jaú e Nariz; Britto, Brandão e Argemiro; Roberto, Luizinho, Leônidas, Tim e Patesko. Roberto e Leônidas fizeram os gols.

1962: A comissão executiva da FIFA aplica apenas pena de advertência a Garrincha, expulso um dia antes, na semifinal contra o Chile; Com isso, o brasileiro é liberado para jogar a final contra a Tchecoslováquia.

1970: Pelas quartas de final, o Brasil derrota o Peru por 4×2, gols de Jairzinho (2), Tostão e Rivellino. A Seleção formou com: Félix, Carlos Alberto, Brito, Piazza e Marco António; Clodoaldo, Gérson (depois Paulo César) e Pelé; Jairzinho (depois Roberto), Tostão e Rivellino. Nos outros jogos, a Alemanha Ocidental venceu a Inglaterra, o Uruguai passou pela União Soviética e a Itália goleou o México. Os vencedores avançaram às semifinais.

[youtube id=”6CHR-vl0ras” width=”620″ height=”360″]

1974: Pelo primeira rodada da fase inicial, a Escócia derrota o Zaire. Os dois times eram do grupo do Brasil. Ainda tivemos as vitórias da dona da casa Alemanha Ocidental sobre o Chile e da Alemanha Oriental sobre a Austrália.

1978: Início da fase de grupos semifinal. O Brasil começa com o pé direito, derrotando o Peru por 3×0, gols de Dirceu (2) e Zico. A Seleção foi escalada com: Leão; Toninho, Oscar, Amaral e Rodrigues Neto; Batista, Cerezo (depois Chicão) e Jorge Mendonça; Gil (depois Zico), Roberto e Dirceu. Além desse jogo, houve a vitória da Argentina sobre a Polônia, a goleada da Holanda sobre a Áustria, e o empate sem gols entre Alemanha Ocidental e Itália.

[youtube id=”RX6ut2Vnn18″ width=”620″ height=”360″]

1982: A Seleção Brasileira estreia vencendo de virada a União Soviética por 2×1, gols de Sócrates e Éder. O Brasil jogou com: Valdir Perez; Leandro, Oscar, Luizinho e Júnior; Falcão, Sócrates, Dirceu (depois Paulo Isidoro) e Zico; Serginho e Éder. No outro jogo do dia, Itália e Polônia empataram sem gols.

[youtube id=”IcW7eqhaVNE” width=”620″ height=”360″]

1990: Fase de grupos: Itália, Camarões e Iugoslávia vencem, respectivamente, EUA, Romênia e Colômbia.

1994: Ricardo Gomes é cortado da Seleção brasileira que disputará a Copa, devido à lesão em coxa direita. Ronaldão é convocado para o seu lugar.

1998: Primeira rodada da primeira fase, e os iugoslavos vencem os iranianos, os argentinos derrotam os japoneses e os croatas batem os jamaicanos.

2002: Na última rodada da fase inicial, a Polônia derrota os EUA, se classificando em primeiro no grupo, com os americanos passando em segundo. Pelo mesmo grupo, a Coréia do sul bate Portugal. Em outra chave, O Japão vence a Tunísia, e a Bélgica derrota a Rússia. Japão e Bélgica passam em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

2006: Pela rodada inicial, os espanhóis vencem os ucranianos e os alemães derrotam os poloneses. Tunisianos e sauditas empatam.

2010: Primeira rodada da fase de grupos a Holanda vence a Dinamarca e o Japão bate Camarões. Itália e Paraguai empatam.

Curiosidades da data:

– No jogo desempate de 1938, O Brasil usou um time praticamente reserva, reforçado por Leônidas, devido ao desgaste físico provocado pela partida anterior contra o mesmo adversário (que também utilizou vários reservas nesse jogo extra).

– Definidas as semifinais de 1970, seria a primeira vez que quatro campeões mundiais estariam simultaneamente nessa fase.

– Alemanha Oriental, Zaire (atual República Democrática do Congo) e Austrália estrearam em Mundiais em 1974. Croácia, Japão e Jamaica, que faziam parte da mesma chave, estrearam em 1998, enquanto a Ucrânia fez sua primeira partida em 2006.

– Os dois únicos confrontos entre Brasil e Peru em Mundiais (1970 e 1982) foram nesse dia. O Brasil venceu ambos.

RESULTADOS DO DIA:

Copa 38 (jogo desempate):

-Brasil 2×1 Tchecoslováquia

Copa 70 (quartas de final):

-Brasil 4×2 Peru
-Alemanha Ocidental 3×2 Inglaterra
-Uruguai 1×0 União Soviética
-Itália 4×1 México

Copa 74 (primeira fase):

-Escócia 2×0 Zaire
-Alemanha Ocidental 1×0 Chile
-Alemanha Oriental 2×0 Austrália

Copa 78 (fase semifinal de grupos):

-Brasil 3×0 Peru
-Argentina 2×0 Polônia
-Holanda 5×1 Aústria
-Alemanha Ocidental 0x0 Itália

Copa 82 (primeira fase):

-Brasil 2×1 União Soviética
-Itália 0x0 Polônia

Copa 90 (primeira fase):

-Itália 1×0 EUA
-Camarões 2×1 Romênia
-Iugoslávia 1×0 Colômbia

Copa 98 (primeira fase):

-Iugoslávia 1×0 Irã
-Argentina 1×0 Japão
-Croácia 3×1 Jamaica

Copa 2002 (primeira fase):

-Coréia do Sul 1×0 Portugal
-Polônia 3×1 EUA
-Japão 2×0 Tunísia
-Bélgica 3×2 Rússia

Copa 2006 (primeira fase):

-Tunísia 2×2 Arábia Saudita
-Alemanha 1×0 Polônia
-Espanha 4×0 Ucrânia

Copa 2010 (primeira fase):

-Holanda 2×0 Dinamarca
-Japão 1×0 Camarões
-Itália 1×1 Paraguai

 

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.