Calendário das Copas – 22 de junho

La mano de Dios, o histórico gol de mão de Maradona em 86 (Reprodução)

La mano de Dios, o histórico gol de mão de Maradona em 86 (Reprodução)

Nesse dia houve 23 jogos em 8 Copas do Mundo. Destaque para as participações brasileira em 74 e 2006, e o histórico jogo entre Argentina x Inglaterra em 86.

1974: Em duelo histórico, os alemães orientais vencem seus vizinhos ocidentais por 1×0, em Hamburgo, e terminam em primeiro lugar na sua chave da primeira fase. Ainda pela fase de grupos, Valdomiro marca um gol salvador (o terceiro da Seleção) a 11 minutos do fim, o Brasil bate o Zaire e elimina os escoceses, que empatam com os iugoslavos. A Seleção jogou com: Leão; Nelinho, Luis Pereira, Marinho Peres e Marinho Chagas; Piazza (depois Mirandinha), Carpegiani e  Rivellino; Jairzinho, Leivinha (depois Valdomiro) e Edu.

[youtube id=”2ON_mD9H8ZI” width=”620″ height=”360″]

1982: Rodada final da fase de grupos: pela chave do Brasil houve empate entre soviéticos e escoceses. Ainda houve a goleada dos poloneses sobre os peruanos e o empate entre belgas e húngaros. URSS, Polônia e Bélgica avançam.

1986: Nas quartas de final, a Argentina vence a Inglaterra e avança. Bélgica e Espanha empatam, e os Belgas se classificam na disputa de penaltis.

1994: Pela fase inicial, os EUA derrotam a Colômbia e a Suiça bate a Romênia.

1998: Na primeira fase, os romenos vencem os ingleses e os colombianos derrotam os tunisianos.

2002: Quarta de final: A Turquia vence Senegal pelo placar mínimo e avança. Coréia do Sul e Espanha empatam sem gols no tempo normal e na prorrogação. Nas cobranças de penaltis, a anfitriã asiática vence a passa às semifinais.

2006: Na última rodada da fase inicial, o Brasil derrota o Japão por 4×1, gols de Ronaldo (2), Juninho Pernambucano e Gilberto, e se classifica em primeiro. A equipe foi escalada com: Dida (depois Rogério Ceni); Cicinho, Lúcio, Juan e Gilberto; Gilberto Silva, Juninho Pernambucano, Kaká (depois Zé Roberto) e Ronaldinho Gaúcho (depois Ricardinho); Ronaldo e Robinho. Pelo mesmo grupo a Austrália avança ao empatar com a Croácia. Ainda tivemos as classificações de Itália e Gana após vencerem, respectivamente, República Tcheca e EUA.

[youtube id=”qj5fu2uoFpc” width=”620″ height=”360″]

2010: No fechamento da fase de grupos, vitórias de Argentina, Uruguai e África do Sul sobre, respectivamente, Grécia, México e França. E empate entre Nigéria e Coréia do Sul. Argentinos, uruguaios, mexicanos e coreanos se classificam às oitavas de final.

Curiosidades da data:

-Última partida do Zaire em Copas do Mundo. O País em 97 mudou seu nome para República Democratica do Congo.

-Maradona marcou em 86 os dois gols mais famosos de sua carreira, na partida contra a Inglaterra. No primeiro, ele subiu junto com o goleiro Shilton e “cabeceou” a bola com a mão, no tento que recebeu a alcunha de La Mano de Dios. O segundo gol dele na partida é considerado o mais bonito de todas as Copas: o camisa 10 argentino partiu de antes da linha do meio campo driblando seis jogadores ingleses, incluido o goleiro, antes de estufar as redes.

[youtube id=”M9EuQ8ix3L4″ width=”620″ height=”360″]

-O gol contra marcado pelo zagueiro colombiano Escobar na derrota para os EUA em 2004 foi sua sentença de morte. Dez dias depois do jogo ele foi assassinado em seu país, não se sabe se por torcedores ou por apostadores, que o consideraram o principal responsável pela eliminação colombiana na Copa.

-O jogo contra o Japão em 2006 foi única vez na história das Copas em que a Seleção Brasileira substituiu um goleiro durante a partida.

-Primeira vez em que uma seleção da Oceania (Austrália 2006) passa da primeira fase.

-Primeira vez que uma seleção asiática (Coréia do Sul 2010) chega à semifinal.

RESULTADOS DO DIA:

Copa 74 (primeira fase):
-Brasil 3×0 Zaire
-Iugoslávia 1×1 Escócia
-Chile 1×1 Austrália
-Alemanha Oriental 1×0 Alemanha Ocidental

Copa 82 (primeira fase):
-União Soviética 2×2 Escócia
-Bélgica 1×1 Hungria
-Polônia 5×1 Peru

Copa 86 (quartas de final):
-Argentina 2×1 Inglaterra
-Bélgica 1×1 Espanha (5×4 nos penaltis – 1×1 no tempo normal)

Copa 94 (primeira fase):
-EUA 2×1 Colômbia
-Suiça 3×1 Romênia

Copa 98 (primeira fase):
-Romênia 2×1 Inglaterra
-Colômbia 1×0 Tunísia

Copa 2002 (quartas de final):
-Turquia 1×0 Senegal
-Coréia do sul 0x0 Espanha (5×3 nos penaltis)

Copa 2006 (primeira fase):
-Brasil 4×1 Japão
-Austrália 2×2 Croácia
-Itália 2×0 República Tcheca
-Gana 2×1 EUA

Copa 2010 (primeira fase):
-Uruguai 1×0 México
-África do Sul 2×1 França
-Argentina 2×0 Grécia
-Nigéria 2×2 Coréia do Sul

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.