Calendário das Copas – 23 de junho

Em jogo dramático, a futura campeã mundial Itália empata com Camarões e se classifica em 82 (Reprodução)

Em jogo dramático, a futura campeã mundial Itália empata com Camarões e se classifica em 82 (Reprodução)

Nesse dia houve 23 jogos em 7 Copas do Mundo. Destaque para as participações brasileiras em 82 e 98.

1954: Em partidas desempate da fase de grupos, os suíços eliminaram os italianos e por outra chave a Alemanha Ocidental venceu fácil a Turquia. Os vencedores se classificaram para as quartas de final.

1974: Holandeses, suecos, argentinos e poloneses vencem, respectivamente, búlgaros, uruguaios, haitianos e italianos, e se classificam para a segunda rodada de grupos do Mundial.

1982: Futuros campeões, os italianos empatam com Camarões e se classificam para a segunda fase de forma dramática. Os argentinos também se classificam ao vencerem os salvadorenhos. A Seleção Brasileira confirmou o primeiro lugar na chave, ao bater os neozelandeses por 4×0, gols de Zico (2), Falcão e Serginho. O Brasil jogou com: Valdir Perez; Leandro, Oscar (depois Edinho), Luizinho e Júnior; Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico; Serginho (depois Paulo Isidoro) e Éder.

[youtube id=”DytBYs2bX4I” width=”620″ height=”360″]

1994: Pela primeira fase, a Itália vence a Noruega e há empate sem gols entre Bolívia e Coréia do Sul.

1998: Pela última rodada da fase inicial, o Brasil é derrotado pela Noruega por 2×1. Bebeto fez o gol brasileiro. A equipe jogou com: Taffarel; Cafu, Júnior Baiano, Gonçalves e Roberto Carlos; Dunga, Leonardo, Denílson e Rivaldo; Bebeto e Ronaldo. Os dois time se classificaram. Pelo mesmo grupo, vitória dos marroquinos sobre os escoceces. Ainda houve a vitória da Itália sobre a Áustria e o empate entre Chile e Camarões. Italianos e chilenos avançaram.

[youtube id=”Kx5c_uym4KQ” width=”620″ height=”360″]

2006: Fase de grupos, rodada final: França, Suiça, Ucrânia e Espanha vencem, respectivamente, Togo, Coréia do Sul, Tunísia e Arábia Saudita, e se classificam.

2010: Rodada final da primeira fase: os americanos vencem os argelinos, os ingleses batem os eslovenos, os alemães passam pelos ganeses, e os australianos derrotam os sérvios. EUA, Inglaterra, Gana e Alemanha se classificam.

Curiosidades da data:

-Em 1970, uma partida desempate pelo título seria disputada nessa data caso Brasil e Itália tivessem empatado no jogo do dia 21.

-Camarões se despede de sua primeira Copa (82) invicto, após empatar seus 3 jogos na primeira fase e ser eliminado pelo saldo de gols. A seleção camaronesa também fez nesse dia seu primeiro gol em mundiais. A Itália também empatou as três partidas, mas avançou por ter feito um gol a mais que os africanos.

-Após 32 anos, o Brasil voltava a ser derrotado em uma partida válida pela primeira fase da Copa do Mundo.

RESULTADOS DA DATA:

Copa 54 (primera fase – jogos desempate):
-Suiça 4×1 Itália
-Alemanha Ocidental 7×2 Turquia

Copa 74 (primeira fase):
-Argentina 4×1 Haiti
-Polônia 2×1 Itália
-Holanda 4×1 Bulgária
-Suécia 3×0 Uruguai

Copa 82 (primeira fase):
-Brasil 4×0 Nova Zelândia
-Itália 1×1 Camarões
-Argentina 2×0 El Salvador

Copa 94 (primeira fase):
-Itália 1×0 Noruega
-Bolívia 0x0 Coréia do Sul

Copa 98 (primeira fase):
-Noruega 2×1 Brasil
-Marrocos 3×0 Escócia
-Itália 2×1 Áustria
-Chile 1×1 Camarões

Copa 2006 (primeira fase):
-Ucrânia 1×0 Tunísia
-Suiça 2×0 Coréia do Sul
-Espanha 1×0 Arábia Saudita
-França 2×0 Togo

Copa 2010 (primeira fase):
-EUA 1×0 Argélia
-Inglaterra 1×0 Eslovênia
-Austrália 2×1 Sérvia
-Alemanha 1×0 Gana

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.