Calendário das Copas – 24 de junho

Abertura da Copa de 50, com o Maracanã ainda em obras (Reprodução)

Abertura da Copa de 50, com o Maracanã ainda em obras (Reprodução)

Nesse dia houve 22 jogos em 9 Copas do Mundo. Destaque para cinco partidas do Brasil: a primeira partida do Maracanã em Copas, em 1950, a classificação à final de 1958, a partida que garantiu o terceiro lugar em 1978, a eliminação para a Argentina em 1990 e a vitória sobre Camarões em 1994.

1950: Na estreia do Maracanã em mundiais, o Brasil vence o México na abertura da Copa, com gols de Ademir (2), Jair e Baltazar. A Seleção atuou com: Barbosa; Augusto e Juvenal; Eli, Danilo e Bigode; Maneca, Ademir, Jair, Baltazar e Friaça.

1958: Na semifinal do Mundial, o Brasil goleia a França por 5×2, enquanto os anfitriões suecos chegam à sua primeira final ao vencer os alemães ocidentais. O Brasil entrou em campo com: Gilmar; De Sordi, Orlando, Bellini e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Pelé e Zagallo. Pelé (3), Didi e Zagallo marcaram contra os franceses.

1978: O Brasil bate a Itália por 2×1 e fatura o terceiro lugar no Mundial. Nelinho e Dirceu marcaram. A equipe atuou com: Leão; Nelinho, Oscar, Amaral e Rodrigues Neto; Batista, Toninho Cerezo (depois Rivellino) e Jorge Mendonça; Gil (depois Reinaldo), Roberto e Dirceu.

1982: Zebra do Mundial, a Argélia vence o Chile, mas acabaria eliminada no dia seguinte. Em duelo pela vaga, os franceses se classificam ao empatar com os tchecos. Ainda houve a vitória da Iugoslávia sobre Honduras, ambos eliminados.

1990: Pelas oitavas de final, o Brasil é derrotado pela Argentina e se despede da Copa. A Seleção jogou com: Taffarel; Mauro Galvão (depois Renato), Ricardo Gomes e Ricardo Rocha; Jorginho, Dunga, Alemão (depois Silas), Valdo e Branco; Muller e Careca. Ainda houve a classificação da Alemanha Ocidental após vencer a Holanda.

1994: Na fase inicial, a Seleção Brasileira vence Camarões por 3×0, gols de Romário, Marcio Santos e Bebeto. O Brasil formou com: Taffarel; Jorginho, Márcio Santos, Aldair e Leonardo; Dunga, Mauro Silva, Zinho (depois Paulo Sérgio) e Raí (depois Muller); Bebeto e Romário. Pelo mesmo grupo, a Suécia derrota a Rússia. Ainda houve a vitória do México sobre a Irlanda.

1998: Mesmo goleando a Bulgária, os espanhois são eliminados na primeira fase da Copa, após a vitória do Paraguai sobre a Nigéria, em duelo entre classificados. Na chave C, franceses e dinamarqueses se classificaram às oitavas de final.

2006: Pelas oitavas de final, a Alemanha vence a Suécia e se classifica. No outro jogo, a Argentina avança derrotando o México.

2010: Os eslovacos vencem os italianos e se classificam às oitavas de final, ao lado dos paraguaios, que empatam sem gols com os neozelandeses. Na chave E, holandeses e japoneses se classificam.

Curiosidades da data:

-A Copa de 1950 foi a única a não ter no seu regulamento uma final propriamente dita, mas sim um quadrangular final.

– Em 1953, o Protetorado do Sarre, que existiu durante aproximadamente 10 anos, entre a França e a Alemanha, venceu nas Eliminatórias pela única vez: 3×2 sobre a Noruega em Oslo. O técnico da equipe era Helmi Schön, nada menos que o treinador que mais jogos disputou em Copas.

-Pelé fez seu primeiro (e único) hat-trick em Copas, em 1958.

– A classificação do Brasil em 1958 foi a primeira de um não-europeu para uma final de Copa na Europa. Apenas os argentinos, em 1990, repetiram o feito.

-A Seleção Brasileira terminou de forma invicta o mundial de 78. Devido a isso, e somado às suspeitas de que a goleada argentina sobre os peruanos – que eliminou o Brasil – foi “arranjada”, o técnico Claudio Coutinho declarou que a equipe brasileira era a “Campeã moral” da Copa.

– Desde que passaram a se classificar duas equipes por grupo para a segunda fase, a Argélia (1982) foi a única equipe a vencer duas partidas e ser eliminada na fase inicial de um Mundial.

-A atual campeã mundial (Itália) foi eliminada na primeira fase em 2010. Enquanto isso, na mesma chave, a Nova Zelândia foi eliminada de forma invicta. No final da Copa, os neozelandeses seriam a única equipe a acabar a competição sem perder jogos.

RESULTADOS DO DIA:

Copa 50 (abertura):

-Brasil 4×0 México

Copa 58 (semifinais):

-Brasil 5×2 França

-Suécia 3×1 Alemanha Ocidental

Copa 78 (disputa de terceiro lugar):

-Brasil 2×1 Itália

Copa 82 (primeira fase):

-França 1×1 Tchecoslováquia

-Argélia 3×2 Chile

-Iugoslávia 1×0 Honduras

Copa 90 (oitavas de final):

-Argentina 1×0 Brasil

-Alemanha Ocidental 2×1 Holanda

Copa 94 (primeira fase):

-Brasil 3×0 Camarões

-Suécia 3×1 Rússia

-México 1×0 Irlanda

Copa 98 (primeira fase):

-Espanha 6×1 Bulgária

-Paraguai 3×1 Nigéria

-França 2×1 Dinamarca

-África do Sul 1×1 Arábia Saudita

Copa 2006 (oitavas de final):

-Alemanha 2×0 Suécia

-Argentina 2×1 México

Copa 2010 (primeira fase):

-Japão 3×1 Dinamarca

-Holanda 2×1 Camarões

-Eslováquia 3×2 Itália

-Paraguai 0x0 Nova Zelãndia

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.