Nesse dia houve 22 jogos em 9 Copas do Mundo. Destaque para cinco partidas do Brasil: a primeira partida do Maracanã em Copas, em 1950, a classificação à final de 1958, a partida que garantiu o terceiro lugar em 1978, a eliminação para a Argentina em 1990 e a vitória sobre Camarões em 1994.
1950: Na estreia do Maracanã em mundiais, o Brasil vence o México na abertura da Copa, com gols de Ademir (2), Jair e Baltazar. A Seleção atuou com: Barbosa; Augusto e Juvenal; Eli, Danilo e Bigode; Maneca, Ademir, Jair, Baltazar e Friaça.
1958: Na semifinal do Mundial, o Brasil goleia a França por 5×2, enquanto os anfitriões suecos chegam à sua primeira final ao vencer os alemães ocidentais. O Brasil entrou em campo com: Gilmar; De Sordi, Orlando, Bellini e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Pelé e Zagallo. Pelé (3), Didi e Zagallo marcaram contra os franceses.
1978: O Brasil bate a Itália por 2×1 e fatura o terceiro lugar no Mundial. Nelinho e Dirceu marcaram. A equipe atuou com: Leão; Nelinho, Oscar, Amaral e Rodrigues Neto; Batista, Toninho Cerezo (depois Rivellino) e Jorge Mendonça; Gil (depois Reinaldo), Roberto e Dirceu.
1982: Zebra do Mundial, a Argélia vence o Chile, mas acabaria eliminada no dia seguinte. Em duelo pela vaga, os franceses se classificam ao empatar com os tchecos. Ainda houve a vitória da Iugoslávia sobre Honduras, ambos eliminados.
1990: Pelas oitavas de final, o Brasil é derrotado pela Argentina e se despede da Copa. A Seleção jogou com: Taffarel; Mauro Galvão (depois Renato), Ricardo Gomes e Ricardo Rocha; Jorginho, Dunga, Alemão (depois Silas), Valdo e Branco; Muller e Careca. Ainda houve a classificação da Alemanha Ocidental após vencer a Holanda.
1994: Na fase inicial, a Seleção Brasileira vence Camarões por 3×0, gols de Romário, Marcio Santos e Bebeto. O Brasil formou com: Taffarel; Jorginho, Márcio Santos, Aldair e Leonardo; Dunga, Mauro Silva, Zinho (depois Paulo Sérgio) e Raí (depois Muller); Bebeto e Romário. Pelo mesmo grupo, a Suécia derrota a Rússia. Ainda houve a vitória do México sobre a Irlanda.
1998: Mesmo goleando a Bulgária, os espanhois são eliminados na primeira fase da Copa, após a vitória do Paraguai sobre a Nigéria, em duelo entre classificados. Na chave C, franceses e dinamarqueses se classificaram às oitavas de final.
2006: Pelas oitavas de final, a Alemanha vence a Suécia e se classifica. No outro jogo, a Argentina avança derrotando o México.
2010: Os eslovacos vencem os italianos e se classificam às oitavas de final, ao lado dos paraguaios, que empatam sem gols com os neozelandeses. Na chave E, holandeses e japoneses se classificam.
Curiosidades da data:
-A Copa de 1950 foi a única a não ter no seu regulamento uma final propriamente dita, mas sim um quadrangular final.
– Em 1953, o Protetorado do Sarre, que existiu durante aproximadamente 10 anos, entre a França e a Alemanha, venceu nas Eliminatórias pela única vez: 3×2 sobre a Noruega em Oslo. O técnico da equipe era Helmi Schön, nada menos que o treinador que mais jogos disputou em Copas.
-Pelé fez seu primeiro (e único) hat-trick em Copas, em 1958.
– A classificação do Brasil em 1958 foi a primeira de um não-europeu para uma final de Copa na Europa. Apenas os argentinos, em 1990, repetiram o feito.
-A Seleção Brasileira terminou de forma invicta o mundial de 78. Devido a isso, e somado às suspeitas de que a goleada argentina sobre os peruanos – que eliminou o Brasil – foi “arranjada”, o técnico Claudio Coutinho declarou que a equipe brasileira era a “Campeã moral” da Copa.
– Desde que passaram a se classificar duas equipes por grupo para a segunda fase, a Argélia (1982) foi a única equipe a vencer duas partidas e ser eliminada na fase inicial de um Mundial.
-A atual campeã mundial (Itália) foi eliminada na primeira fase em 2010. Enquanto isso, na mesma chave, a Nova Zelândia foi eliminada de forma invicta. No final da Copa, os neozelandeses seriam a única equipe a acabar a competição sem perder jogos.
RESULTADOS DO DIA:
Copa 50 (abertura):
-Brasil 4×0 México
Copa 58 (semifinais):
-Brasil 5×2 França
-Suécia 3×1 Alemanha Ocidental
Copa 78 (disputa de terceiro lugar):
-Brasil 2×1 Itália
Copa 82 (primeira fase):
-França 1×1 Tchecoslováquia
-Argélia 3×2 Chile
-Iugoslávia 1×0 Honduras
Copa 90 (oitavas de final):
-Argentina 1×0 Brasil
-Alemanha Ocidental 2×1 Holanda
Copa 94 (primeira fase):
-Brasil 3×0 Camarões
-Suécia 3×1 Rússia
-México 1×0 Irlanda
Copa 98 (primeira fase):
-Espanha 6×1 Bulgária
-Paraguai 3×1 Nigéria
-França 2×1 Dinamarca
-África do Sul 1×1 Arábia Saudita
Copa 2006 (oitavas de final):
-Alemanha 2×0 Suécia
-Argentina 2×1 México
Copa 2010 (primeira fase):
-Japão 3×1 Dinamarca
-Holanda 2×1 Camarões
-Eslováquia 3×2 Itália
-Paraguai 0x0 Nova Zelãndia