Calendário das Copas – 26 de junho

  • por Edson Vinicius
  • 7 Anos atrás
A " Batalha de Berna" - jogadores, dirigentes a até jornalistas se envolveram na briga após Hungria 4x2 brasil (Reprodução)

A ” Batalha de Berna” – jogadores, dirigentes a até jornalistas se envolveram na briga após Hungria 4×2 Brasil em 54 (Reprodução)

Nesse dia houve 22 jogos em 9 Copas do Mundo. Destaque para as participações brasileiras em três delas, em especial a classificação à final em 2002.

1954: Pelas quartas de final, o Brasil é derrotado pela Hungria por 4×2 e se despede do torneio. Djalma Santos e Julinho fizeram os gols brasileiros. A Equipe atuou com: Castilho; Djalma Santos e Nilton Santos; Brandaozinho, Pinheiro e Bauer; Julinho, Didi, Indio, Humberto e Maurinho. Nos outros jogos, a Áustria passa pela Suiça e o Uruguai se classifica vencendo a Inglaterra.

[youtube id=”6hd0geYg2IA” width=”620″ height=”360″]

1958: Na disputa do terceiro lugar, a França goleia a Alemanha Ocidental.

1974: No início da fase semifinal de grupos, o Brasil vence a Alemanha Oriental por 1×0, gol de Rivellino. A Seleção atuou com: Leão; Zé Maria, Luis Pereira, Marinho Peres e Marinho Chagas; Carpegiani, Paulo César e Rivellino; Valdomiro, Jairzinho e Dirceu. Na mesma chave, goleada holandesa sobre os argentinos. Pelo outro grupo, Alemanha Ocidental e Polônia vencem Iugoslávia e Suécia, respectivamente.

[youtube id=”0HP5oVz7Pos” width=”620″ height=”360″]

1990: Nas oitavas de final, a Inglaterra derrota a Bélgica e se classifica, assim como a Iugoslávia, que avança batendo a Espanha.

1994: Fase inicial: mesmo vencendo a Suiça, a Colômbia é eliminada da Copa. No mesmo grupo, os romenos vencem os anfitriões americanos. As duas seleções, além dos suiços, se classificam. Em jogo isolado de outra chave, goleada búlgara sobre a Grécia.

1998: A Argentina vence a Croácia e ambos avançam às oitavas de final. No mesmo grupo ainda houve a vitória da Jamaica sobre o Japão. Por outra chave, a Romênia empata com a Tunísia e se classifica, seguida pela Inglaterra, que vence a Colômbia.

2002: O Brasil derrota a Turquia por 1×0, gol de Ronaldo, na semifinal, a se classifica para enfrentar a Alemanha na decisão. A Seleção jogou com: Marcos; Lúcio, Edmílson e Roque Junior; Cafu, Kleberson (depois Belletti), Gilberto Silva, Rivaldo e Roberto Carlos; Ronaldo (depois Luizão) e Edilson (depois Denílson).

[youtube id=”klRRw9w1FFs” width=”620″ height=”360″]

2006: A Itália derrota a Austrália por 1×0 nas oitavas de final e avança. Na outra partida, a Ucrânia passa pela Suiça na disputa de penaltis, após empate sem gols nos 120 minutos.

2010: Começam as oitavas de final. Os uruguaios se classificam derrotando os sul-coreanos; os ganeses vencem os americanos na prorrogação.

Curiosidades da data:

-O jogo entre Brasil e Hungria em 54 ficou conhecido como a “Batalha de Berna”, devido às jogadas violentas que ocorerram durante a partida – Niltons Santos, Humberto e Bozsik foram expulsos – e pela pancadaria generalizada que houve logo após o apito final, envolvendo jogadores, jornalistas e dirigentes.

-Aústria e Suiça fizeram o jogo com maior número de gols (doze) da história do torneio.

-Foi a primeira e única vitória da Jamaica em Copas do Mundo.

-O Brasil se classifica para sua terceira final de Copa seguida. Anteriormente só a Alemanha Ocidental havia conseguido esse feito (82, 86 e 90).

RESULTADOS DO DIA:

Copa 54 (quartas de final):
-Hungria 4×2 Brasil
-Áustria 7×5 Suiça
-Uruguai 4×2 Inglaterra

Copa 58 (disputa de terceiro lugar):
-França 6×3 Alemanha Ocidental

Copa 74 (fase semifinal de grupos):
-Brasil 1×0 Alemanha Oriental
-Holanda 4×0 Argentina
-Alemanha Ocidental 2×0 Iugoslávia
-Polônia 1×0 Suécia

Copa 90 (oitavas de final):
-Inglaterra 1×0 Bélgica
-Iugoslávia 2×1 Espanha

Copa 94 (primeira fase):
-Colômbia 2×0 Suiça
-Romênia 1×0 EUA
-Bulgária 4×0 Grécia

Copa 98 (primeira fase):
-Argentina 1×0 Croácia
-Jamaica 2×1 Japão
-Romênia 1×1 Tunísia
-Inglaterra 2×0 Colômbia

Copa 2002 (semifinal):
-Brasil 1×0 Turquia

Copa 2006 (oitavas de final):
-Itália 1×0 Austrália
-Ucrânia 0x0 Coréia do Sul (3×0 nos penaltis)

Copa 2010 (oitavas de final):
-Uruguai 1×0 Coréia do Sul
-Gana 2×1 EUA (na prorrogação – 1×1 no tempo regulamentar)

Comentários

Médico clínico geral e geriatra, apreciador do bom futebol, doente pelo Flamengo e viúva de Zico!